A Mercedes chegou a acordo com a Sauber para colocar o seu piloto júnior, Pascal Wehrlein, na equipa suíça em 2017. Com esta confirmação, ficam resolvidas as dúvidas no mercado de transferências do plantel da Fórmula 1, permitindo à Mercedes ir buscar Valtteri Bottas à Williams, enquanto a equipa britânica pode repescar o já não reformado Felipe Massa.
A oficialiação destas transferências deve ser feita nos próximos dias, provavelmente com a Sauber e Williams a anunciarem as suas duplas de pilotos antes da Mercedes. Não foram revelados detalhes do que a Mercedes ofereceu à equipa de Monisha Kaltenborn, embora seja provável que os alemães continuem a pagar o salário do jovem piloto. Quanto à Williams, para permitir a saída de Bottas, deve ter feito várias exigências relativamente ao fornecimento do motor Mercedes.
Estas transferências permitem à Mercedes ter uma dupla experiente, com Bottas ao lado de Lewis Hamilton, para desenvolver o novo carro com os novos regulamentos. A Williams mantém também um piloto experimente, o brasileiro Massa, ao lado do estreante Lance Stroll, que já fez vários testes mas, com 18 anos, não está habituado a fazer desenvolvimento. A Sauber ‘perde’ um pouco neste campo, com o piloto pagante Marcus Ericsson a ter que ficar responsável por este papel, pois Wehrlein também só tem um ano na Fórmula 1.
A entrada de Wehrlein também coloca pressão em Felipe Nasr, que agora vai ter mais dificuldades em garantir um lugar na F1. Apenas a Manor, a equipa menos competitiva do plantel, tem os dois lugares abertos, e os britânicos estão à procura de um comprador que permita à estrutura manter-se na F1. Neste caso, pilotos pagantes como Nasr, Esteban Gutiérrez ou Rio Haryanto são os que têm mais hipóteses de ficar com os lugares atualmente vazios.











