F1: Ross Brawn está a favor do “Modelo Haas”

Por a 8 Abril 2019 13:05

A discussão sobre as equipas B e o chamado “Modelo Haas” continua e deverá ser uma das questões mais faladas nas próximas semanas.

Equipas como a McLaren, Williams e Renault, estão contra a existência deste tipo de modelo que no fundo leva à criação de equipas B, que recebem apoio técnico e componentes de equipas maiores.

A Haas tem usado isso a seu proveito e em três épocas conseguiu evoluir de forma a lutar pelos melhores lugares do meio da tabela. Gene Haas avisou desde início que não vinha para “inventar a roda” e que iria aproveitar todo o conhecimento disponível. A equipa estudou os regulamentos e entendeu quais a partes que tinha obrigatoriamente de fabricar e quais as partes que podiam comprar. Com este modelo conseguiu criar uma equipa competitiva com muito menos investimento.

Mas a criação de equipas B desagrada às equipas que não têm esse “privilégio” e afirmam (com razão) que tal pode dar uma vantagem competitiva às equipas maiores.

Ross Brawn falou sobre este tema e mostrou-se a favor do modelo usado pela equipa americana:

“O modelo Haas é interessante”, disse à Sky Sports. “Tem sido bem sucedido e é algo que temos que manter para o futuro, pois é possível que uma pequena equipa seja capaz de entrar e ser competitiva. Há alguns ajustes a serem feitos [em relação ao que as equipas podem fazer com este modelo], mas não vejo uma grande mudança no modelo da Haas.”

“Temos remover as dúvidas que algumas equipas têm sobre a cooperação com uma grande equipa, neste caso a Ferrari. Precisamos ter certeza de que essa cooperação está bem definida e todos sabem o que se pode e não pode fazer. Há áreas indefinidas que queremos esclarecer. A Haas tem um bom modelo, não queremos estragar tudo, mas queremos ter certeza do seu lugar na F1.”

Guenther Steiner, ficou satisfeito em saber que tem o apoio de Brawn, pelo facto de que o modelo Haas é uma forma de encorajar novas equipas a entrar no desporto.

Steiner já criticou a Renault e disse que a equipa francesa está a fazer um mau trabalho e por isso aponta o dedo à Haas. Também Franz Tost, chefe da Toro Rosso (equipa B da Red Bull) usou o mesmo discurso no Bahrein:

“Se alguém, que manda numa equipa de fábrica, está a reclamar que as equipas pequenas são mais rápidas e melhores, então simplesmente não fizeram o trabalho de casa de maneira apropriada”, disse o austríaco, “porque nós na Toro Rosso, temos da Red Bull Racing a caixa de velocidades do ano passado, a suspensão traseira do ano passado e partes da suspensão dianteira – a maior parte da suspensão dianteira fomos nós que fizemos.”

“A razão pela qual a Toro Rosso é tão competitiva é principalmente por causa da fantástica unidade motriz que temos da Honda”, acrescentou. “Parece que os outros não estão a fazer um trabalho tão bom e, portanto, não devem reclamar. Eles devem fazer o seu trabalho. Temos um bom carro, pilotos fantásticos e uma fantástica unidade motriz da Honda. Essa é a razão pela qual somos competitivos “.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado