F1: Ricciardo e o talento do grid para 2019

Por a 21 Setembro 2018 13:36

A F1 é o pináculo do desporto automóvel, a categoria rainha para a qual todos olham e onde só os melhores têm lugar. Esta é a teoria, mas na prática nem sempre os melhores tem acesso garantido ao Grande Circo em detrimento de outros piloto que fazem valer mais a sua carteira do que o seu talento.

Para Daniel Ricciardo esse problema não se coloca e o australiano acredita que a maioria dos pilotos que estão e estarão na grelha de partida na próxima época provaram que merecem estar na F1 pelo seu talento:

“Acredito que a grande maioria o grid actual  foi escolhida com base no talento. Não acho que a F1 esteja mal nesse aspecto. Eu não conheço a situação do Ocon e ele merece um lugar na próxima época, mas  se não ficar, não será o primeiro, pois já aconteceu o mesmo a outros pilotos com talento.”

“Se ele [Ocon] não tiver um assento em 2019, não acho que seja o fim da sua carreira.” explicou Ricciardo. “É algo que  sempre aconteceu, e é lamentável, mas não creio que seja uma situação diferente do que tem acontecido até agora. Eu não tomei a minha decisão para o prejudicar, mas obviamente o efeito da minha mudança  colocou-o numa posição difícil.

“Acho que temos cada vez mais pilotos jovens. Eu sinto-me velho com 29 anos quando, há miúdos abaixo dos 20 anos na F1.  Nem sempre  os pilotos que chegam à F1 são os melhores das categorias jovens. Há aspectos políticos e também financeiros que estão sempre envolvidos. ”

 

A opinião de Ricciardo faz algum sentido. Do actual grid são muito poucos os casos em que podemos apontar falta de qualidade para estar na F1. No topo da tabela temos os melhores do mundo. Hamilton, Bottas, Vettel, Raikkonen, Verstappen, Ricciardo são sem dúvida estrelas com um talento fenomenal.

Além disso temos Hulkenberg que embora ainda sem um único pódio, 150 corridas depois, já provou a sua competência, Sainz, que apesar do seu nome ter aberto algumas portas, provou em pista que tem qualidade, tal como Mangnussen e Grosjean, embora com um início de época fraco já mostrou que é rápido.  Alonso é um piloto que deveria estar a lutar pelo título e um dos melhores da actualidade (senão de sempre) e Vandoorne entrou na F1 depois de ter ganho quase tudo nas categorias de iniciação.

Pérez  mete muito dinheiro na F1 mas já conseguiu oito pódios. Ia perdendo o seu lugar na F1 e talvez o dinheiro o tenha segurado, mas o seu talento é claro, tal como Ocon que já provou que pode ser uma estrela do futuro. Pierre Gasly é outro jovem talento fantástico tal como Leclerc e vão animar muitas corridas no futuro.

Stroll já mostrou potencial e pode vir a ser um excelente piloto, mas talvez tenha dado o salto cedo demais, fruto do apoio financeiro do pai. Brendon Hartley é bom piloto mas não parece ter a capacidade para singrar na F1, Sirotkin não parece ter talento para ser uma estrela da F1 mas pode ser um piloto útil para as equipa do fundo da tabela e Ericsson já mostrou que não dará muito mais do que já mostrou.

Em conclusão, dos 20 pilotos, apenas três (numa opinião puramente pessoal) sairiam da F1 sem qualquer prejuízo para o desporto (Ericsson, Hartltey e Sirotkin), mas mesmo esses podem ser pilotos interessantes para equipas mais pequenas. Ou seja temos de facto um grid com muita qualidade, que irá ter Lando Norris, outra futura estrela, o possível regresso de Pascal Wehrlein (um bom piloto que foi dispensado de forma algo injusta) e Danil Kvayt (uma opção estranha mas com algum talento) ou também quem sabe George Russell, outro grande talento.

Não falta talento na F1 e Ricciardo tem razão. E o futuro parece ser risonho como novos talentos a surgirem com muita qualidade.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1