F1: Ricciardo e o futuro

Por a 23 Abril 2018 10:30

Nos últimos dias surgiram notícias de um possível pré-acordo entre Daniel Ricciardo e a Ferrari o que poderia dar a indicação que o futuro do piloto australiano poderá passar por Maranello. No entanto, Ricciardo já veio desmentir a notícia, afirmando que se as equipas quiserem os seus serviços devem contacta-lo, algo que supostamente ainda não foi feito.

Ricciardo está à espera que as propostas cheguem e a exibição na China veio na hora exacta para o australiano. A qualidade do piloto não está em causa  mas de vez em quando é preciso uma exibição de encher o olho para motivar os responsáveis das outras equipas a puxar pelo livro de cheques. O piloto de 28 anos, não tem nada a provar, já mostrou a sua qualidade, é um dos pilotos mais acarinhados do grid e tem um valor de marketing muito grande, só superado por Hamilton. Quem comprar Ricciardo leva muito mais que um piloto e isso deve ser também tido em conta.

Se é evidente que quem quer que coloque o contrato à frente de Ricciardo vai ficar bem servido, é preciso ter em conta o que o piloto pretende. Com a chegada da nova regulamentação daqui por 2 anos, “Danny Ric” não pretende  um contrato de longa duração para poder ficar livre de escolher o seu futuro. Uma opção inteligente  pois com novos regulamentos chegam mudanças no grid mas o que poderá complicar a vida a nível negocial, pois tanto Mercedes como Ferrari irão tentar ficar com o piloto mais tempo. Nico Rosberg afirmou que a melhor opção para o actual piloto da Red Bull seria a Ferrari, pois têm neste momento o melhor carro do grid e Ricciardo conseguiria facilmente fazer frente a Vettel.

É um facto que Ricciardo já conseguiu destronar Vettel  e numa perspectiva puramente desportiva, se quiser mesmo sair da Red Bull, a Ferrari seria a opção mais “segura” neste momento. Ir para a Mercedes seria um mundo novo, com um piloto diferente e bem mais feroz no que diz respeito a lutas interna e um carro tendencialmente mais exigente e menos versátil.  O confronto com Hamilton seria um desafio maior, mas ao mesmo tempo o ambiente da Mercedes talvez fosse o mais adequado para Ricciardo. A Mercedes entendeu a necessidade do britânico ter um tratamento mais livre, com abertura para ir a festas e viajar pelo mundo. O próprio estilo de Hamilton mudou radicalmente desde que se mudou para a Mercedes, que viu que podia lucrar com a imagem do piloto ao mesmo tempo que lhe dava a liberdade para poder render a 100% em pista. Com a abertura revelada para Hamilton, seria provável que Ricciardo encontrasse vontade de o receber de forma a sentir-se em casa, enquanto que na Ferrari esse cenário não pareça ser tão linear. Mas o apelo da Scuderia é ainda forte e pilotar um monolugar com o Cavallino Rampante é sempre tentador, mais ainda quando têm a base ideal para lutar por títulos nos próximos dois anos e têm um piloto nº1 cujas forças e fraquezas já são conhecidas.

Há ainda a Red Bull, mas neste caso a proposta depende muito das melhorias que forem apresentadas no Canadá, tanto pela Renault como pela Honda. Ricciardo que lutar por títulos e a Red Bull não tem ainda motor para garantir isso, e está a avaliar as opções Renult e Honda com cuidado. Mas para Ricciardo isso poderá ser pouco e assim a hipótese de saída ganha cada vez mais força.

Talvez a melhor opção seja mesmo a Ferrari, tentar lutar pelo título nos próximos dois anos e depois então olhar de novo para o panorama geral e fazer uma nova avaliação. Daniel Ricciardo está numa posição de sonho… ter as melhores equipas atrás de si é uma dor de cabeça que qualquer piloto sonharia ter. Resta esperar para ver qual a opção que o piloto toma.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado