F1, Renault: Uma dupla de luxo

Por a 12 Fevereiro 2019 15:14

Se a Renault não tiver sucesso em 2019, não será por causa dos seus pilotos. A equipa francesa terá uma dupla de peso ao volante do novo R.S. 19.

É sabido que para se vencer é preciso ter o carro certo, mas ter um bom piloto pode facilitar o caminho do sucesso. Foi exactamente isso que a Renault fez em 2016 com a contratação de Hulkenberg, um piloto que estatisticamente não fez ainda nada de espantoso, mas que é reconhecido unanimemente com um dos melhores pilotos do grid. A aposta tem sido acertada com o alemão a ser o “abono de família” da equipa, garantido pontos com a regularidade que se esperava. Em 156 GP apenas conseguiu uma pole, mas o talento de Hulkenberg é maior do que a estatística diz. Vai para a terceira época na Renault, já conhece os cantos à casa e tem tudo para subir mais um degrau rumo aos lugares cimeiros.

A contratação de Daniel Ricciardo foi uma pedrada no charco do mercado dos pilotos e uma movimentação que não se esperava. Mas para a Renault foi uma aposta acertada. Apesar do custo por ano, Ricciardo garante qualidade, agressividade, maturidade e mediatismo. O australiano é cada vez mais apreciado dentro e fora de pista e tem claramente qualidade para lutar pelo título. Com 150 GP em seu nome, conquistou sete vitórias, 3 poles e 29 pódios. Vai para a Renault para mudar de ares pois na Red Bull Verstappen começava a ser o foco. Tentou entrar nas equipas de topo, mas as vagas não se abriram e teve por isso de escolher um projecto diferente, a médio prazo, numa equipa oficial. Não era o passo que desejava mais foi o passo possível tendo em conta as movimentações do mercado.

A Renault tem provavelmente a melhor dupla de pilotos da actualidade. Uma dupla que garante pontos e que tem capacidade para ir buscar um resultado mais vistoso, caso essa possibilidade surja. A pressão ao aumenta nos engenheiros que sabem que não será por causa dos homens do volante que a equipa não atingirá os objectivos. Como será a luta interna? Provavelmente pacifica, pois os pilotos têm um bom relacionamento e não costumam estar envolvidos em muitos problemas dentro de pista. Dificilmente a Renault poderia ter uma dupla melhor para as aspirações que tem.

14
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
jaguar-r1
Membro
jaguar-r1

Sem dúvida.

frenando_afondo
Membro
frenando_afondo

Uma das melhores duplas actuais. Espero que tenham monolugar para o demonstrar.

pedro_speed
Membro
pedro_speed

Também espero que a Renault tenha feito um monolugar onde os seus pilotos possam demonstrar a sua qualidade. Os pilotos desta equipa merecem-no e a própria equipa também o merece.

MVM
Membro
MVM

Não compreendo o que vêem no Nico Hülkenberg. É um produto muito bem vendido pelo Willi Weber, que foi o agente do Michael Schumacher, mas desde que chegou à F1 nunca fez nada que pudesse ser considerado brilhante, quanto mais «de luxo».
O Ricciardo é bem melhor, mas se não bater categoricamente o Hulk, mostrará que a época de 2014 foi um mero acaso e que o seu valor é sobrestimado.
Nenhum deles está ao nível do Hamilton, do Vettel e do Verstappen.

josemj
Membro
josemj

Acredito que Hulk seja sim m dos melhores pilotos do Grid e isto ficou claro não só nas formulas de acesso quando ele derrotou facilmente os concorrente, como na F1 em que inúmeras vezes ele andou mais que o carro, a ponto de na época da Sauber ser cogitado para a Ferrari. Quando tiver um carro a altura vai mostrar tudo o que vale. Por outro lado colocar Vetel num mesmo nível que Hamilton ou Verstapen, só por brincadeira. É um piloto que só vence quando tem um carro muito superior a todos os demais, e ainda assim se largar… Ler mais »

MVM
Membro
MVM

Hmmm… isso é para rir, não é?
Se não for, é simplesmente delírio de uma ponta à outra.

jo22101626
Membro
jo22101626

Você tem uma visão muito turva de quem é Vettel. Verstappen ainda tem que comer muita sopa para ter o nível de Vettel, Hamilton até o considero superior ao alemão, mas não esquecer que Hamilton já perdeu um campeonato com um carro absolutamente dominador. Quanto a 2014, é uma época muito ificil de avaliar, Vettel vinha de 4 campeonatos e derrepente vê-se com um carro muito mais lento que não cumpria as suas ambições.Nunca esquecer que é o único piloto na atual grelha que ganhou corridas com um carro de meio de pelotão. Não o acho melhor que Hamilton mas… Ler mais »

*RPMS*
Membro
*RPMS*

A época de 2014 continua bem presente na amostra de cérebro que o MVM tem. E já agora, colocar o Vettel ao mesmo nível do Hamilton, isso sim é matéria para rir bastante…
Cumprimentos

can-am
Membro
can-am

O Ricciardo é um top driver, mas o Hulkenberg que já lá anda há tantos anos, sinceramente, não me parece mais que mediano. Só lá está por causa do mercado alemão !

augustto01hotmail-com
Membro
augustto01hotmail-com

“A Renault tem provavelmente a melhor dupla de pilotos da actualidade”
Não concordo. Se for esse o critério, a melhor dupla na minha opinião está na Ferrari. Hulkenberg nunca brilhou na F1 e tem números pobres. Igual a ele eu tem Grosjean, Magnussem, Sainz. Pilotos que não brilharam nem vão brilhar. Sou muito mais um Ocon do que Hulk. Não sei o que as equipes veem nesses pilotos.

MVM
Membro
MVM

Dando-lhe razão em quase tudo, eu retirava o Grosjean daí. Ele é muito melhor do que muitas pessoas o fazem, e certamente melhor que o Hülkenberg.

no-team
Membro
no-team

Mais do que “ser a melhor dupla”, isso será sempre discutível, é sem dúvida a dupla ideal para o momento que a Renault está a atravessar. A Renault precisa de dois pilotos experientes, regulares, e com a qualidade necessária para fazer a diferença em pista em relação aos seus rivais. Como são dois pilotos com “fome” de sucesso, numa fase inicial vão ter a humildade necessária para trabalhar em equipa, é isto que a Renault precisa, uma dupla forte, disposta a trabalhar em prol de um bem maior, algo que por vezes não acontece quando se tem um piloto consagrado… Ler mais »

Carlos Pereira
Membro
Carlos Pereira

MVM e já somos dois, pois partilho da ideia de que é em termos jornalísticos muito bem vendido, sem ter valor para tal! Para a idade e experiência que cada um tem destas coisas, considero o Sainz bem melhor.

jo22101626
Membro
jo22101626

A RedBull,Ferrari e Mercedes riram-se muito com essa da melhor dupla da atualidade

últimas F1
últimas Autosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png