F1: Renault surpreendida com os ganhos da Ferrari

Por a 1 Agosto 2018 14:01

A questão do aumento da performance dos Ferrari (e de todos os carros equipados com motores italianos) continua a surpreender. Agora é Nick Chester, director técnico da Renault a falar sobre o assunto:

“Eles [Ferrari] deram um grande passo no Canadá. Estamos um pouco surpresos. Eles tinham um motor forte de qualquer maneira, mas é de facto muito forte agora. O desempenho é top”.

Um dos aspectos que tem sido referido como possível trunfo é o uso de gases de escape que podem estar a ser usados afectar o fluxo de ar da asa traseira e assim minimizar o apoio aerodinâmico a velocidades maiores ( em recta) o que diminuiria o arrasto e justificaria o aumento de performance a altas velocidades. Chester não acredita que o segredo seja esse:

” Não temos conhecimento que seja isso . Mas é sempre difícil saber o que a outra equipa faz. Parece ter mais a ver com a potência do motor. As velocidades em linha reta são muito fortes, ao mesmo tempo que usam uma asa traseira sensata [capaz de produzir bom apoio aerodinâmico].”

A FIA já foi questionada sobre o assunto e pelos vistos ficou satisfeita com as justificações da Scuderia. Nico Hulkenberg ficou surpreendido com o andamento dos Haas e dos Sauber desde França , o que pode ser um sinal de melhor na unidade motriz: “Desde o Grande Prémio de França, todos os carros com unidades  Ferrari tornaram-se de repente muito mais potentes- é difícil  lutarmos com a Haas… somos tão rápidos nas curvas quanto eles, mas perdemos nas rectas.”

Segundo alguma imprensa, os ganhos da Ferrari são apenas visíveis a partir dos 250km/h, mas estes ganhos não se reflectem tanto nos Sauber e nos Haas.  Por Kimi Raikkonen ter usado versão anterior da unidade em relação a Vettel a certo ponto, pensou-se que poderia ser um ganho aerodinâmico que não estivesse relacionado com o motor, mas o monolugar italiano deve ter sido visto de cima a baixo pelos espiões das outras equipas e ninguém encontrou ainda algo fora das regulamentações por isso o segredo deve estar escondido no motor.

A Mercedes, por Toto Wolff já veio dizer que espera que estes ganhos sejam legais, e que confia na FIA e na resposta dada:

“Se tivéssemos dúvidas, todo o desporto teria um problema. Temos de confiar na integridade de pessoas e das organizações. No final de contas, com todo o cepticismo e paranóia que sempre existiram na Fórmula 1, contamos com a integridade da FIA e confiamos na integridade de nossos concorrentes, porque é a única maneira de competirmos.”

A Red Bull também não tem duvidas sobre a legalidade das melhorias da Ferrari, com Helmut Marko a dizê-lo de forma muito clara:

“Eles [Mercedes] deveriam aceitar isso [o facto de que o motor Ferrari ser melhor]. Sabemos o que Sebastian pode fazer, inclusive no desenvolvimento de motores. Ele garantiu que a Ferrari ultrapassasse a Mercedes ”.

Outros rumores dizem que o segredo está no sistema de baterias paralelas (uma configuração que parece ser única no grid mas dado o secretismo que envolver as baterias é difícil saber ao certo) que a Ferrari implementou e que esteve sob escrutínio da FIA durante algum tempo, embora o output de potência do ERS esteja limitado pelos regulamentos. Uma coisa é certa…a  Ferrari é agora o melhor carro do grid, com um chassis competente e o melhor motor. Dez anos depois, têm uma hipótese de outro de voltarem a festejar um título, mas para isso terão de enfrentar a poderosa Mercedes que irá fazer de tudo para se manter no topo e mais que isso… terão de enfrentar e superar a tendência em falhar nos momentos decisivos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
22 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado