F1: Renault surpreendida com os ganhos da Ferrari
A questão do aumento da performance dos Ferrari (e de todos os carros equipados com motores italianos) continua a surpreender. Agora é Nick Chester, director técnico da Renault a falar sobre o assunto:
“Eles [Ferrari] deram um grande passo no Canadá. Estamos um pouco surpresos. Eles tinham um motor forte de qualquer maneira, mas é de facto muito forte agora. O desempenho é top”.
Um dos aspectos que tem sido referido como possível trunfo é o uso de gases de escape que podem estar a ser usados afectar o fluxo de ar da asa traseira e assim minimizar o apoio aerodinâmico a velocidades maiores ( em recta) o que diminuiria o arrasto e justificaria o aumento de performance a altas velocidades. Chester não acredita que o segredo seja esse:
” Não temos conhecimento que seja isso . Mas é sempre difícil saber o que a outra equipa faz. Parece ter mais a ver com a potência do motor. As velocidades em linha reta são muito fortes, ao mesmo tempo que usam uma asa traseira sensata [capaz de produzir bom apoio aerodinâmico].”
A FIA já foi questionada sobre o assunto e pelos vistos ficou satisfeita com as justificações da Scuderia. Nico Hulkenberg ficou surpreendido com o andamento dos Haas e dos Sauber desde França , o que pode ser um sinal de melhor na unidade motriz: “Desde o Grande Prémio de França, todos os carros com unidades Ferrari tornaram-se de repente muito mais potentes- é difícil lutarmos com a Haas… somos tão rápidos nas curvas quanto eles, mas perdemos nas rectas.”
Segundo alguma imprensa, os ganhos da Ferrari são apenas visíveis a partir dos 250km/h, mas estes ganhos não se reflectem tanto nos Sauber e nos Haas. Por Kimi Raikkonen ter usado versão anterior da unidade em relação a Vettel a certo ponto, pensou-se que poderia ser um ganho aerodinâmico que não estivesse relacionado com o motor, mas o monolugar italiano deve ter sido visto de cima a baixo pelos espiões das outras equipas e ninguém encontrou ainda algo fora das regulamentações por isso o segredo deve estar escondido no motor.
A Mercedes, por Toto Wolff já veio dizer que espera que estes ganhos sejam legais, e que confia na FIA e na resposta dada:
“Se tivéssemos dúvidas, todo o desporto teria um problema. Temos de confiar na integridade de pessoas e das organizações. No final de contas, com todo o cepticismo e paranóia que sempre existiram na Fórmula 1, contamos com a integridade da FIA e confiamos na integridade de nossos concorrentes, porque é a única maneira de competirmos.”
A Red Bull também não tem duvidas sobre a legalidade das melhorias da Ferrari, com Helmut Marko a dizê-lo de forma muito clara:
“Eles [Mercedes] deveriam aceitar isso [o facto de que o motor Ferrari ser melhor]. Sabemos o que Sebastian pode fazer, inclusive no desenvolvimento de motores. Ele garantiu que a Ferrari ultrapassasse a Mercedes ”.
Outros rumores dizem que o segredo está no sistema de baterias paralelas (uma configuração que parece ser única no grid mas dado o secretismo que envolver as baterias é difícil saber ao certo) que a Ferrari implementou e que esteve sob escrutínio da FIA durante algum tempo, embora o output de potência do ERS esteja limitado pelos regulamentos. Uma coisa é certa…a Ferrari é agora o melhor carro do grid, com um chassis competente e o melhor motor. Dez anos depois, têm uma hipótese de outro de voltarem a festejar um título, mas para isso terão de enfrentar a poderosa Mercedes que irá fazer de tudo para se manter no topo e mais que isso… terão de enfrentar e superar a tendência em falhar nos momentos decisivos.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI