F1: Renault sofreu com a paragem do seu túnel de vento

Por a 17 Outubro 2019 10:24

Um dos factores que tem estado a afectar a performance da Renault é a falta de competitividade do chassis. Esse factor tem sido aumentado pelo fecho do túnel de vento durante os meses de verão que terá afectado o ritmo das melhorias da equipa ao longo deste ano.

A aerodinâmica é uma das partes mais sensíveis e importantes de um carro de F1. É principalmente nesta área que as equipas se focam para conseguir ganhos relativamente imediatos de performance e os túneis de vento têm uma importância crucial neste desenvolvimento. É lá que as novas soluções são testadas para depois serem validadas em pista. Mas para isso, o túnel de vento deve dar dados que a equipa possa usar. Muitas vezes ouvimos falar de problemas de correlação, que não são mais que discrepâncias entre os dados que são recolhidos no túnel de vento e os dados recolhidos em pista. Se houver problemas de correlação, as melhorias não têm os efeitos desejados/esperados e a evolução do carro torna-se uma dor de cabeça, com dados dispares que podem levar a confusão.

A Renault sentiu que precisava fazer alterações ao seu túnel de vento para conseguir as melhorias necessárias, já com 2021 em vista e para tal teve de encerrar a sua instalação durante algumas semanas, o que afectou o ritmo de chegada das melhorias à pista.

Em declarações ao Motorsport.com, Cyril  Abiteboul disse que a Renault sabia que precisava de passar por esta fase em algum momento:

“Conhecemos o problema”, disse ele. “As asas dianteiras são super sensíveis, e nós entendemos muito no túnel de vento. Isso significou que o túnel de vento esteve fechado durante o verão. Esse impacto no desenvolvimento e o facto de estarmos a trabalhar em vários projectos significou que ficamos algo atrasados, mas isso foi investimento.”

“Se queremos estar ao nível em que queremos estar, em última análise, tivemos que fazer isso. Portanto, é um sinal encorajador do que está por vir. Mas há muito mais a ser feito, por isso prefiro continuar a trabalhar.”

” [O trabalho] Foi iniciado antes e concluído após [a pausa de verão], portanto, perdemos quase um mês, em que não tínhamos absolutamente nenhuma utilização do túnel de vento”, disse ele.

“Foi planeado e era algo que vinha do passado, porque muito pouco investimento foi feito nesse sentido era é algo que estávamos a adiar, mas em algum momento tínhamos que o fazer. Com 2021 muito perto, precisávamos estar prontos com tudo, mesmo que isso significasse sacrificar parte do desenvolvimento deste ano”.

Muito se tem falado de melhorias nos túneis de vento. Ainda recentemente a Ferrari fez um upgrade às suas instalações, a McLaren também já deu luz verde para um novo túnel de vento e a Renault teve de melhorar as suas instalações também. São melhorias caras e que demoram a surtir efeito, mas quase invariavelmente as equipas que fazem este tipo de investimento denotam uma melhoria ao nível da eficiência dos upgrades no carro. Foi o caso da Ferrari, e da Force India quando passou a usar o túnel de vento da Toyota em 2015. Um investimento que pode ser a diferença entre o sucesso e o insucesso.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1