F1: Renault queria uma parceria mais próxima com a McLaren

Por a 3 Outubro 2019 15:30

A decisão da McLaren deixar os motores Renault e passar a ser fornecida pela Mercedes a partir de 2021 foi algo surpreendente. Cyril Abiteboul afirmou que as equipas não tinha a mesma ambição e o responsável pela equipa francesa explicou qual era o seu desejo para o futuro com a McLaren.

Abiteboul admitiu que procurou uma parceira mais estreita com a McLaren, muito mais do que uma relação fornecedor / cliente. A Renault queria partilha de outros componentes, trabalho em conjunto de forma a conseguirem diminuir as diferenças entre as equipas grandes num espaço de tempo mais curto:

“Acho que a McLaren está à procura uma ligação fornecedor / cliente muito simples e directa”, disse o chefe da Renault. “Claramente, explicaram-nos que queriam um fornecedor, e a Mercedes é um fornecedor muito bom e tem um produto pronto para uso, que será feito de acordo com os padrões e especificações da Mercedes, e a McLaren irá focar-se especificamente no seu chassi – e há alguma lógica nisso.”

“A nossa proposta era mais uma parceria na qual compartilharíamos muitas peças, integração de motores, instalação no chassis, mas não apenas isso. Se olharmos agora , estamos muito próximos da McLaren com quase nada entre nós, mas há um muro entre nós e as principais equipas – 1,8 seg. ou algo assim entre nós e a pole. Para mim, o objectivo desse relacionamento poderia ter sido trabalhar para reduzir essa diferença juntos, criando mais sinergias em relação a equipamentos, instalação da unidade e instalações. Também olhando para a evolução da Fórmula 1, com peças padrão, peças de evolução limitada, há várias oportunidades para unir forças, enquanto competimos na pista, tentamos reduzir a diferença para o topo. Essa foi a nossa abordagem.”

“É por isso que falo de uma parceria estratégica, o que não significa que eles se tornassem uma equipa júnior ou um equipa B da Renault, obviamente isso não aconteceria, não foi algo sequer equacionado, mas nossa abordagem realmente não interessa à McLaren. Novamente, não é uma crítica, é um facto. “

Abiteboul aceita que é uma “oportunidade perdida” para a Renault, mas realçou que não afecta as ambições à longo prazo na Fórmula 1.

“Acho que teríamos sido mais fortes juntos, com base na nossa abordagem à parceria”, disse ele. “Então, obviamente, sem isso, somos mais fracos do que poderíamos ter sido e é uma oportunidade perdida, mas não é algo que nos coloque numa posição diferente da posição em que estamos hoje. De momento, não há nada deste género entre nós e a McLaren, então não há mudanças, não há melhorias e não há degradação também. Só precisamos de continuar o nosso trabalho da mesma forma como temos feito até agora. ”

A ideia obviamente interessaria mais à Renault do que à McLaren. A Renault parece algo perdida neste momento, enquanto a McLaren parece ter encontrado um rumo positivo. A experiência da equipa de Woking é muito valiosa e apesar dos resultados não o demonstrarem, a McLaren tem uma estrutura muito forte e muito completa. A partilha que a Renault pretendida iria favorecer mais o lado francês que o britânico. E quando ambas as equipas estivessem no patamar superior, a questão dos motores penderia sempre para o lado da Renault. Era uma parceria difícil de aceitar por parte da McLaren, especialmente porque se trata agora de um concorrente directo, com um motor que ainda não está ao nível dos motores da concorrência. Não surpreende assim a separação.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1