F1: Renault espera pelo tecto orçamental

Por a 12 Janeiro 2019 10:45

O tecto orçamental poder vir a ser uma realidade num futuro a médio prazo. Os responsáveis da F1 sabem que o nível orçamental das equipas grandes é incomportável para as estruturas médias e pequenas, pelo que existe vontade de colocar um tecto afim permitir que as equipas mais pequenas tenham uma hipótese.

Os orçamentos da Ferrari, Mercedes e até da Red Bull são demasiado grandes para as outras estruturas. Mesmo a McLaren viu nos últimos anos uma redução do seu orçamento devido à falta de resultados. As equipas médias e pequenas não têm os mesmos recursos e os mesmo argumentos que as equipas de topo, pelo que a luta pelo título será sempre um sonho demasiado difícil de realizar para este tipo de equipas.

Para a Renault é o momento de esperar. A equipa francesa tem já uma estrutura interessante, mas não tem o orçamento e o staff das equipas maiores. Embora ambicione chegar ao topo, uma vez que se espera uma redução ao nível de orçamento e por conseguinte de staff, a Renault não vê o investimento nesta fase com bons olhos como explicou Cyril Abiteboul:

“Sabemos que temos um enorme défice de recursos em relação às equipas com que queremos lutar”, disse ele. “Mas também sabemos que coisas como o tecto orçamental acontecerão no futuro. Não faz sentido acumular recursos sabendo que teremos que os reduzir. De certa forma, seria muito pouco profissional contratar pessoas que talvez tenhamos que dispensar no futuro. Estamos exactamente no ponto em que a F1 espera que os fabricantes estejam, por isso temos de aceitar ficar parados. Eu diria que a nossa desvantagem serão os recursos que temos para os próximos dois anos. Mas nossa vantagem é que não teremos a distracção de pensar nisso no futuro. 

“Poderemos  concentrar-nos em competir, e não ter que pensar num plano de redundância, que será uma grande distracção para a gestão das equipas que são muito maiores que nós. Há prós e contras nesta situação e não me estou a queixar, temos um plano e vamos executá-lo.”

Quanto à próxima época, como seria de esperar, o discurso é de optimismo:

“Acho que seria preocupante se não estivéssemos a ver o ganhos actuais”, disse Abiteboul à Autosport.com. “Mas temos de ser cuidadosos. Não sabemos os ganhos dos outros, mas a minha confiança, a confiança e a mentalidade positiva da equipa vêm também da energia que estamos a sentir de toda estrutura. A união, a estabilidade e aceleração que vemos em  Viry, graças a uma série de recrutamentos que finalmente ficaram concluídos, tudo isso me dá confiança e otimismo.”

Assim a Renault mostra que não está disposta a gastar ao nível das equipas grandes e espera que o tecto orçamental fique implementado para então poder tentar lutar pelo título, já com uma equipa preparada e habituada a trabalhar com eficiência ao invés de muitos recursos. É uma abordagem inteligente mas que pode demorara algum tempo até fazer sentido… o tempo necessário até que o famoso tecto seja aprovado.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado