F1: Regra dos capacetes poderá ser mudada

Por a 30 Setembro 2019 17:20

Daniil Kvyat foi impedido de usar uma configuração de cores diferente no seu capacete, no “seu” GP, por causa da regra que diz que os pilotos apenas podem mudar uma vez o design dos seus capacetes durante uma época, mantendo um padrão similar ao longo do ano.

Esta medida foi tomada para facilitar a identificação dos pilotos nos carros durante as transmissões televisivas. Claro que a regra foi criticada e voltou a ser em Sochi, vendo a situação de Kvyat. Michael Masi aceita que esta regra deve ser revista:

“Não acho que o Kvyat tenha sido escolhido. A pergunta foi feita, se o design do capacete é substancialmente semelhante e a resposta foi ‘não, não é’ ”, disse Masi.

Masi confirmou que discutiu o assunto com os pilotos no briefing de sexta-feira e concordou em rever o regulamento para a próxima temporada.

“Eu disse aos pilotos na noite de sexta-feira que sim, é algo que veremos, mas há várias informações. Não é apenas a FIA, é o Grupo F1, e também temos os meios de transmissão envolvidos “, disse Masi.

“É engraçado conversar com alguns dos comentadores sobre o assunto. Eles disseram que a razão pela qual existia era por nossa causa, para sabermos quem está no carro. Se temos alguém a trocar de capacete o tempo todo, temos de pensar e olhar duas vezes para ver quem é. Havia várias razões pelas quais essa regra foi trazida. Isso exigirá uma alteração na regulamentação.”

Esta regra é, numa opinião meramente pessoal, uma parvoíce. É verdade que o capacete ajuda no reconhecimento do piloto e que um capacete deve ser a identidade do piloto. Mas também deve reflectir a vontade do piloto. Sebastian Vettel mostrou ao mundo capacetes com ideias fantásticas ao longo de várias épocas na Red Bull. Lembro-me de um azul com luzes led por altura do GP de Singapura. Eu não tive problemas em identificar Vettel nessa corrida. Também me lembro da homenagem de Kimi Raikkonen a James Hunt… entre tantos outros. A regra da limitação das decorações dos capacetes não faz sentido para mim. Há tantas outras formas de identificar o piloto na tv e na pista. O capacete deveria ser reflexo do que o piloto quer transmitir, na altura que quisesse. Kvyat, por ter usado uma decoração diferente no GP em “casa” da sua equipa, não pôde usar uma decoração nova no “seu” GP. Há regras que são difíceis de entender na F1 e que não trazem nada de positivo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado