A Red Bull Racing vai continuar a utilizar um controverso conceito de suspensão em 2017. É a revista alemã Auto Bild quem o avança, dando assim aso a mais rumores de que algumas equipas de topo da Fórmula 1 recorrem a soluções técnicas menos ortodoxas.
Anteriormente tinha sido a Mercedes a recorrer a um sistema hidráulico que imitava a suspensão ativa banida pela FIA há vários anos, denunciada por uma carta da Ferrari à entidade federativa internacional.
O jornal La Gazzetta dello Sport afirmou que a FIA não autorizou as soluções autorizadas pela Mercedes e Red Bull, que na base da sua não conformidade tinham como base serem utilizadas para efeitos aerodinâmicos. Mas o Auto Bild diz que a Ferrari apenas propôs uma versão de 2017 que foi declarada ilegal pela FIA.
“Não a podemos usar a cem por cento (em 2017), mas ainda a podemos usar”, afirma o Dr. Helmut Marko, enquanto o antigo projetista Gustav Brunner afirmou que não há razão para haver polémicas. “Não acredito que seja um problema na Austrália, já que provavelmente toda a gente vai ter tal sistemas nos seus carros”, afirmou aquele engenheiro.
Nuno Barreto Costa










