F1, Red Bull RB20 é bem mais agressivo: o que pensarão os rivais?
Várias equipas de topo apresentaram monolugares bem mais refinados em termos aerodinâmicos para 2024, mas como sempre neste tipo de coisas, não só será a pista a definir quem acertou ou não, mas se até aqui já se falou em carros que podem alcançar o que se viu no ano passado por parte da Red Bull a verdade é que na apresentação do Red Bull RB20 a equipa de Milton Keynes conseguiu ir ainda mais longe na ‘agressividade do seu monolugar, o que pode ter deixado as adversárias diretas da Red Bull com o “credo na boca”.
Quem esperava que Red Bull fosse pelo caminho do “carro que ganha não se mexe” provavelmente enganou-se redondamente.
Depois do carro do ano passado ter quebrado todos os recordes na história da F1, o RB20 surgiu como uma atualização de aparência muito agressiva, para além de que se afasta das tendências de carroçaria que a equipa desenvolveu em 2022.
Ironicamente, com a maioria a convergir para o que a Red Bull apresentou no primeiro ano destes regulamentos, em 2022, a Red Bull pode ter dado novo grande passo evolutivo.
A Red Bull parece ter minimizado toda a área de superfície em toda a volta da entrada vertical do radiador, e que vai até a parte inferior do chassis, o que se parece com o ‘zero sidepod’ da Mercedes de 2022, ainda que usado de maneira diferente, pois a Red Bull manteve os sidepods e usou a entrada vertical para lhes dar um enorme corte inferior na frente. Pelos vistos a Red Bull não ajusta o modelo do carro aos radiadores mas sim estes à forma aerodinâmica que precisa no carro…
Além das mudanças no layout de refrigeração, a relocalização e miniaturização dos radiadores também permitiu que a parte superior traseira da carroceria seja muito curta, descendo em um ângulo acentuado, criando muito volume à frente da asa traseira. Esse comprimento curto é acompanhado pelo sidepod, criando mais volume para melhorar o fluxo de ar ao redor do difusor.
Esta reformulação radical da parte superior da carroçaria serve para maximizar o desempenho do componente que não podemos ver, o piso inferior. Com um fluxo de ar mais poderoso ao redor dos sidepods e ao longo das bordas do piso, a geometria dos túneis Venturi poderá sido evoluída, o que, a acontecer, se o RB19 fez o que vimos, ou os Mercedes, Ferrari e McLaren evoluíram muito para este ano ou vamos ter mais do mesmo… ao quadrado!
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





Leandro Marques
17 Fevereiro, 2024 at 21:40
E tenho para mim que não foram ainda mais além para um total zeropod devido as altas temperaturas das zonas das primeiras corridas. Se calhar em abril, em Suzuka, já serão mais agressivos.