F1: Red Bull “não está confiante para 2025” e Jos Verstappen deixa um aviso
A Red Bull expressou preocupações sobre as suas perspetivas para a temporada de F1 de 2025, apesar de Max Verstappen ter garantido o seu quarto campeonato mundial em 2024. No entanto, Jos Verstappen já começou a colocar pressão na equipa.
O diretor técnico Pierre Wache admitiu que a equipa não está confiante para o próximo ano, citando o rápido desenvolvimento das equipas rivais e os desafios de manter a dominância. Wache acredita que a falta de confiança vai motivar a equipa a trabalhar mais e a encontrar mais melhorias no seu carro RB21. Ele também destacou a dominância inesperada da Red Bull nas últimas temporadas, pois antecipava uma competição mais difícil, mas encontrou as rivais a ter dificuldades em alguns momentos.
“Eu acho que estamos felizes com o que conseguimos fazer rapidamente” disse Wache. “Não estou confiante para 2025. Não estou confiante porque acho que os outros estão muito rápidos ou já estão lá. Vai ser uma luta durante o ano inteiro. Se você tiver confiança neste negócio, está morto”, disse ele. “Temos que trabalhar duro, e todo mundo na equipa tem que trabalhar duro. Quando você vê o número de pessoas que temos a tentar encontrar uma quantidade muito pequena de desempenho e acrescentar, acrescentar e acrescentar em todos os lugares, é uma tarefa muito difícil. Eu tenho falta de confiança, porque se eu tiver confiança, você vai dormir, não vai trabalhar e aí não encontra desempenho.”
Para 2025, a Red Bull pretende melhorar o desempenho do seu carro numa maior variedade de circuitos, com foco nas curvas de baixa velocidade e na velocidade de reta. Wache também reconheceu a necessidade de repensar a filosofia da asa traseira da equipa, pois a abordagem atual pode ter sido um erro, particularmente em circuitos como Monza e Vegas.
O aviso de Jos Verstappen
No entanto, Jos Verstappen já deixou um aviso. A Red Bull tem de fazer um carro melhor. O pai de Max, admitiu que estava inicialmente incerto sobre as hipóteses do seu filho garantir o quarto título consecutivo de pilotos em 2024. Apesar da forte liderança de Max, Jos estava inseguro devido ao desenvolvimento do carro e até expressou dúvidas durante a temporada. No entanto, os desempenhos de Max, especialmente no Brasil, acabaram por garantir o título, o que Jos elogiou.
Jos também sugeriu a possibilidade de Max se mudar para a Mercedes em 2026, expressando preocupações sobre o desempenho atual da Red Bull, especialmente em comparação com concorrentes como a Mercedes. Ele enfatizou que agora cabe à Red Bull melhorar o carro para o futuro.
“A equipa sabe quais são os problemas e o que precisa mudar”, diz ele. “Agora, eles têm que provar que conseguem lidar com isso. Quero ver um quinto título no próximo ano”, acrescentou Jos. “Começámos esta temporada muito bem, mas depois regredimos. Agora, cabe à equipa ver como as coisas vão correr em 2025. A Red Bull não tem o carro mais rápido neste momento, caso contrário, o Max estaria a ganhar corridas. O facto de ele ter conquistado o título com este carro fala por si. Olhem para os resultados do (Sergio) Perez. Algo tem que mudar para que eles voltem a ser competitivos. O título deste ano mostra mais uma vez o quão bem o Max está a fazer e o quão forte ele é.”







Pity
26 Novembro, 2024 at 16:50
O Jos ainda não percebeu que o filho tem 27 anos e é tetracampeão de F1? Não há paciência para tanta interferência deste tipo. O filho tem capacidade mais do que suficiente para tratar dos problemas sem intermediários.
Max precisa de pôr um travão no papá, como Hamilton fez.
Scirocco
26 Novembro, 2024 at 17:48
Quem pôs o travão no Pai do Hamilton foi o Ron Dennis proibindo-o de entrar nas boxes da equipa.
Pity
26 Novembro, 2024 at 18:04
O Hamilton brigou com o pai, estiveram de costas voltadas alguns anos. O Ron Dennis pode ter tido influência, mas foi o Hamilton que afastou o pai.