F1: Raikkonen quer F1 mais severa nas penalizações

Por a 5 Novembro 2018 16:16

O finlandês Kimi Raikkonen defende penalizações mais severas na F1. O piloto da Ferrari acredita que com assim se poderia acabar com alguma da “estupidez” que se vê em pista.

As penalizações na F1 nunca foram unânimes. Há decisões que parecem ser demasiado rígidas enquanto outras parecem demasiado brandas. O critério nem sempre é uniforme e como tal podem dar-se casos em que situações semelhantes são avaliadas de formas diferentes (a tarefa de avaliar certas manobras é por vezes mais complicada do que parece). É para evitar este tipo de situações que Raikkonen defende penalizações mais severas:

“É tudo tão aleatório que não podemos dizer que é rígido o suficiente”, disse o piloto ao Motorpsort.com sobre o sistema de penalizações. “Se eles fossem muito rigorosos nas coisas certas, não precisariam de compensar no resto. Se fossem severos o suficiente para parar com alguma da estupidez que tem acontecido, acho que não teríamos que ter essas pequenas penalizações aqui e ali, sem um grande motivo.  Se fossem realmente rigorosos nos pontos principais, então tudo mudaria e ninguém iria começar algo estupido.”

O piloto não especificou que manobras mereceriam penalizações mais severas. No entanto as declarações fazem sentido em certa parte. Um sistema de penalizações adequado evitar problemas em pista e alguns excessos. Nas competições onde as penalizações são menos severas e consistentes, os exageros acontecem com mais regularidade. O exemplo do TCR Europe e do WTCR pode ser usado neste caso. Competições muito semelhantes, com máquinas iguais e com comportamentos em pista muito diferentes. Felizmente na F1 os exemplos de manobras menos felizes não são abundantes e a própria natureza da competição não o permite, mas nota-se que certos pilotos defendem as posições de forma mais agressiva e tentar manobras mais otimistas. Para uns tratam-se de situações de corrida e que os pilotos deveriam poder lutar entre si. Para outros tratam-se de claros exageros. Tem-se notado um aumento no número de defesas mais agressivas em que o piloto que defende aponta para o lado que o perseguidor escolhe, levando assim a toques. Mas pilotos como Raikkonen são exímios na arte de defender sem recorrer a esse tipo de ação, preferindo colocar o carro na trajetória ideal e posicionar-se da melhor forma para evitar qualquer ataque ou ter uma resposta imediata à ultrapassagem. O tipo de manobras que exige qualidade, inteligência e que deveria ser valorizado, ao invés das manobras puramente agressivas.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado