A primeira volta é sempre um momento de emoção para qualquer adepto do desporto motorizado. Para os pilotos, é um momento de extrema concentração de modo a ser o mais rápido a reagir aos semáforos e depois tentar ganhar o máximo de posições, enquanto o pelotão está todo junto.
Na Fórmula 1 os pilotos que ganham mais nas primeira voltas não são certamente os que partem na frente, mas sim os que partem mais atrás. Como líder isolado em 2020 de posições ganhas na primeira volta está Antonio Giovinazzi. O piloto da Alfa Romeo, que arranca em média da 18º posição, já conseguiu ganhar 46 posições logo na primeira volta. Até agora, tem conseguido ganhar posições na primeira volta em todos os Grandes Prémios.
He's gained places on the first lap of EVERY race in 2020 👏@Anto_Giovinazzi will have loads more chances to show what he's got after being re-signed for 2021! ✍️#F1 @alfaromeoracing pic.twitter.com/3RqWgBEIg9
— Formula 1 (@F1) October 30, 2020
Com um pouco mais de metade das posições ganhas por Giovinazzi está Kevin Magnussen. O piloto da Haas até agora conseguiu ganhar 24 posições na primeira volta. A partir daqui as coisas ficam mais equilibradas.
Nicholas Latifi, outro piloto que costuma arrancar do fim do pelotão, tem 19 posições ganhas na primeira volta em 2020. Kimi Raikkonen também está neste ranking, com 17 posições ganhas na primeira volta. Certamente o arranca do Grande Prémio de Portugal ajudou muito.
From P16 to P6 😎
— Formula 1 (@F1) October 25, 2020
An amazing start for Kimi Raikkonen at Portimao 🚀#PortugueseGP 🇵🇹 #F1 pic.twitter.com/cRneQ4dw2O
Empatados na quinta posição estão Charles Leclerc e Daniel Ricciardo. Os pilotos da Ferrari e Renault, respetivamente, têm 12 posições ganhas na primeira volta em 2020.











