F1: Que futuro para Sebastian Vettel?

Por a 30 Março 2020 17:30

As notícias que chegaram na semana passada da proposta de renovação de contrato de Sebastian Vettel adensaram ainda mais as dúvidas quanto ao futuro do piloto.

A proposta da Scuderia será de apenas um ano com uma redução significativa do salário de Vettel. O alemão ganhou mais de 100 milhões de euros nas últimas três épocas e é, a par de Lewis Hamilton o piloto mais bem pago do grid. A proposta de renovação, além de ser de apenas um ano, implica um valor substancialmente menor.

A confirmar-se a veracidade desta proposta, tal não pode deixar de ser encarado por Vettel como um convite à saída. O #5 tem cometido vários erros ao longo dos últimos anos, alguns comprometedores e que o prejudicaram tanto a si, quanto à equipa. Mais ainda, a entrada de Charles Leclerc e o aumento da preponderância do jovem prodígio no seio da Scuderia colocou Vettel numa posição enfraquecida.

Sebastian Vettel terá agora que tomar uma decisão: Ou ficar na Scuderia por mais um ano, sabendo que a sua permanência já não é vista da mesma forma pelos responsáveis italianos, terminar a carreira, ou tentar outro projeto.

Se a proposta se confirmar, pelos valores e duração mencionados, Vettel não deveria aceitar a proposta. Além de estar a oficialmente baixar o seu valor no mercado, não deixa de ser algo desrespeitoso para um tetra-campeão que ajudou a equipa a reerguer-se e a chegar perto da Mercedes, ver o seu valor diminuir drasticamente desta forma. Ninguém esperava que o valor do contrato fosse o mesmo até porque Vettel já é um dos mais experientes do grid e claro, as suas prestações estiveram abaixo do desejado. Mas toda a qualidade e o conhecimento que Vettel tem devem ser valorizados e com esta nova proposta, tal não parece ser o caso.

Terminar a carreira não parece ser também o caminho certo. Vettel tem ainda paixão pela F1, tem muitos anos de carreira pela frente e tem uma experiência que será valiosa para todas as equipas da F1. Seria um desperdício de talento deixar que Vettel terminasse a carreira assim

A melhor via para Vettel deveria ser um novo desafio, algo completamente diferente. Até agora Vettel tem assumido projetos para lutar pelo título, que lhe garantissem estar nos lugares de topo. Nesta fase Vettel ficava bem num desafio diferente… Na Renault ou na McLaren.

São as duas equipas que reúnem as melhores condições para chegar ao topo a médio prazo e que poderão beneficiar muito da capacidade de Vettel, quer em pista, quer fora dela. Talvez a McLaren seja o projeto mais interessante, pela história da equipa, pelo potencial da estrutura e pela liderança agora implementada. Andreas Seidl tem feito um excelente trabalho e James Key irá certamente mostrar toda a sua qualidade na parte técnica. Do lado da Renault há também grande potencial, mas nota-se uma liderança menos forte, um rumo mais indefinido. A Renault tem ainda alguma instabilidade enquanto a McLaren parece ter agora uma estrutura muito mais forte.

Com a Ferrari interessada em Carlos Sainz, pode dar-se aqui uma troca interessante para todas as partes envolvidas. E mesmo que seja Ricciardo o escolhido, Vettel terá apenas de esperar pela vaga certa para assumir outro projeto.

A passagem pela Ferrari de Vettel, se não incluir um título terá de ser forçosamente considerada um fracasso. Mas todo o excelente trabalho que Vettel fez na Scuderia não pode ser esquecido, a forma como “vestiu a camisola” vermelha e defendeu os interesses da Ferrari não podem ser menosprezadas. Vettel tem ainda qualidade para estar na F1 e um novo projeto, com o apoio certo, podem dar-lhe um impulso que precisa para voltar à forma que certamente deseja.

Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
barbosaarturhotmail-com
barbosaarturhotmail-com
4 anos atrás

És Vettel é um pseudo-campeao, ganhou os campeonatos c o melhor carro e ainda assim teve de se haver com o Alonso.

Pity
Pity
Reply to  barbosaarturhotmail-com
4 anos atrás

Ninguém com quatro títulos é pseudo-campeão.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
4 anos atrás

Mas quase…

Daniel Sousa
Daniel Sousa
4 anos atrás

Ricciardo na Ferrari para mim

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado