Eleger ou não eleger um Nº1? A McLaren tem evitado este tema, mas a evolução da época poderá obirgar a equipa a apontar o seu piloto preferido e protegê-lo internamente para maximizar as suas hipóteses de conquistar o título. E essa decisão poderá estar próxima, segundo Ralf Schumacher.
Depois de ter quebrado um jejum de 26 anos, a McLaren voltou a festejar o título de campeã de construtores. Em 2025, o objetivo é mais ambicioso e além da revalidação do título de construtores (para já bem encaminhado) quer também voltar a ter um piloto campeão. Lando Norris parecia ser a aposta para este ano, mas os erros do britânico e as prestações de grande nível de Oscar Piastri fizeram pender a balança para o lado do australiano.

“Até à pausa de verão, a equipa vai querer tomar uma decisão”
O antigo piloto de F1 Ralf Schumacher acredita que a McLaren poderá em breve ter de designar um piloto número um, uma vez que continua a dominar a época de 2025. Piastri, com três vitórias nas últimas quatro corridas, lidera agora Norris por 16 pontos, com Max Verstappen outros 16 pontos atrás de Norris, apesar da desvantagem do carro da Red Bull. Schumacher sugere que, se essa tendência continuar até a pausa de verão, a McLaren provavelmente fará uma escolha estratégica para evitar perder o título de pilotos.
“As coisas estão a ficar difíceis para o Lando”, disse Schumacher à Sky Deutschland. “Se as coisas continuarem assim até à pausa de verão, a equipa vai querer tomar uma decisão relativamente cedo, tenho quase a certeza disso”, acrescentou o alemão. “Eles definitivamente não vão querer deixar o título de pilotos escapar este ano.”











Falsa questão, quem está á frente tem prioridade… Preocupados?
O Ralf anda a fazer concorrência ao Villeneuve, a ver quem fala mais.
Passou apenas um quarto do campeonato, pelo que é muito cedo para definir um primeiro piloto, até porque a diferença entre os dois, apesar do quatro a um em vitórias, é apenas de 16 pontos. Além do mais, falta saber se irão ter verdadeira concorrência de outros pilotos. Se tiverem, lá para a frente, sim, terão de definir um primeiro piloto, de contrário, é deixá-los livres e, no final, que vença quem tiver mais pontos.
Não! A McLaren já provou no passado recente que não tem essa forma de pensar.
Claro que se um dos pilotos conseguir uma grande margem de pontos para o seu colega de equipa a partir do meio da época, acredito que tomem uma decisão, em dar prioridade na corrida.
Agora se por acaso a luta do titulo for entre os dois pilotos da McLaren não vai beneficiar nenhum.