A Pirelli garantiu um teste extra de pré-temporada para ensaiar pneus de chuva, numa tentativa de melhorar o desempenho de um ‘calçado’ que não foi popular entre os pilotos de Fórmula 1 em 2016. A perspetiva de partidas convencionais para corridas à chuva também sublinha a importância de fornecer um pneu que esteja à altura da tarefa exigida. A Pirelli fez pressão para um teste extra e na reunião da Comissão da F1 em Genéve o pedido foi aceite.
Um ensaio que terá lugar antes do começo do campeonato deste ano. Nos testes de dois dias a Pirelli irá utilizar monolugares neutros fornecidos pela Ferrari, Red Bull ou Mercedes, embora ainda não esteja escolhido o circuito, ainda que Yas Marina tenha a infraestrutura para tal ensaio. “A única área em que vamos trabalhar esta época é nos pneus de chuva. Vamos tentar melhorar o tempo de aquecimento dos pneus de chuva, especialmente devido às partidas convencionais. Por isso é algo que temos de desenvolver”, afirmou Paul Hembery.
O responsável desportivo da Pirelli refere também que lhe foi pedido para manter as misturas intermédias, por isso decidiu-se por melhorar os pneus para chuva intensa. A Comissão de F1 também aprovou testes de 25 dias durante a temporada, que não incluem os dois de pós-temporada de preparação para 2018.
Nuno Barreto Costa











