F1: Pirelli espera tempos semelhantes em 2022

Por a 18 Dezembro 2021 18:30

A Pirelli terminou os testes em Abu Dhabi com a clara sensação de que os tempos por volta em 2022 não deverão ser muito diferentes dos que temos visto até agora e a diferença de performance entre as borrachas atuais e as de 2022 não é muito grande.

Para 2022, a Pirelli irá apresentar um pneu completamente diferente do que tem sido usado na F1 até agora. Além do tamanho das rodas ser diferente, passando agora a 18 polegadas, as novas borrachas deverão permitir uma janela operacional maior, menos sobreaquecimento e uma degradação mais regular. Os testes têm dado bons indicadores, os pilotos têm-se mostrado agradados com os novos pneus.

No final do teste, Mario Isola, responsável da Pirelli mostrou-se otimista quanto às diferenças de tempos entre os pneus atuais e os que serão usados na próxima época:

“Creio que o “graining” foi a principal limitação em termos de desempenho durante os dois dias”, disse Isola, citado pelo RacingNews365.com, após o teste. “Vou dizer que foram bastante bons, porque se compararmos, por exemplo, [na terça-feira] foram um pouco mais de um segundo mais lentos do que os pneus de 13 polegadas. Isto não considerando a volta rápida feita por [Nyck] De Vries no final, que foi claramente uma volta de qualificação, enquanto que com os carros adaptados, não fizeram voltas de qualificação. Assim, tomando como referência [um tempo de volta de] 1:25, 1:24, feita pelos 13 polegadas, temos uma diferença que está na gama de 1,5 segundos por volta,  que é bastante aceitável considerando que os carros não estão totalmente otimizados. No próximo ano, com os novos carros, a afinação será muito melhor e mais equilibrada”.

“Os pneus são um pouco mais difíceis na travagem, mais fácil de bloquear as rodas por vezes”, relatou Isola, depois de falar com vários pilotos. “Eles sentiram o peso dos pneus; cada roda dianteira é dois quilos e meio mais pesada do que os pneus de 13 polegadas e o traseiro é três quilos mais pesado do que os pneus de 13 polegadas, por isso sentiram isso no volante. Reportaram uma muito boa tração em linha reta. Em alguns casos, [houve] alguma sobreviragem que está de acordo com o facto de que, com a subviragem, se tende a usar mais ângulo de direcção, e quando se perde a aderência da traseira acontece mais rápido, por isso é bastante coerente com estes comentários”.

“A estimativa de tempos por volta baseia-se apenas em simulações que recebemos das equipas, porque consideramos os seus números e, no papel, eles devem estar muito próximos dos carros atuais”, explicou ele. “Durante o ano, normalmente quando se tem uma grande mudança nos regulamentos técnicos, a taxa de desenvolvimento é muito mais elevada em comparação com uma situação como esta época, onde os carros não tinham um grande potencial de desenvolvimento. Penso que no próximo ano, veremos uma boa taxa de desenvolvimento. Olhando para as simulações, elas devem estar muito próximas dos automóveis atuais. Olhando apenas para a aderência do pneu, está de acordo com o que vimos nos de 13 polegadas, mas são mais consistentes devido a esta nova família de compostos, e à forma como concebemos os compostos”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
2 anos atrás

Os F1s deixam de ser camiões burgueses como os que acabaram agora,mas não muito. (3,60 entre eixos continua a ser loucura !).Vão continuar feios e inestéticos ( com o halo !).Os tempos podem ser mais lentos até porque a maquinaria vai ser ainda mais pesada,como os da FIA gostam,para entreter meninos.Mas rapidamente vão superar esses tempos.O quanto rápidamente é que é uma incógnita por enquanto.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado