F1: Pirelli considera a introdução de pneus “super-intermédios”

Por a 3 Agosto 2023 10:01

As queixas dos pilotos relativamente aos pneus de chuva têm sido uma constante ao longo dos últimos anos. Temos visto as equipas e os pilotos evitarem os pneus marcados a azul, optando quase sempre por apostar nos pneus intermédios. Mario Isola reconheceu que esperavam melhores performances dos pneus de chuva, olhando aos dados recolhidos e que a introdução de um pneu “super-intermédio” pode ser a solução.

A corrida de Spa deu-nos novamente muita chuva, mas nem por isso os pneus marcados a azul foram muito utilizados. Os pilotos queixam-se da performance dos pneus que perdem muito face aos pneus intermédios. O tempo de transição entre os pneus de chuva e os intermédios fica também comprometido. Mario Isola, da Pirelli, fez o ponto de situação e lançou uma possível solução:

“Aqui em Spa, tivemos um feedback claro sobre a situação com os intermédios e com os pneus de chuva”, disse ele citado pelo RaceFans. “Precisamos de nos sentar em conjunto com a FIA e as equipas, e com a F1, claro. Ficaria feliz se alguns dos pilotos estivessem dispostos a participar na reunião e precisamos de decidir o que queremos”.

“Quando testámos este pneu sem mantas, descobrimos que o desempenho em Fiorano e Paul Ricard foi cinco ou seis segundos mais rápido do que o antigo pneu para piso molhado e o aquecimento não foi um problema”, explicou. “Foi por isso que enviei um pedido e todas as equipas votaram a favor da introdução dos novos pneus de chuva durante a época, porque as equipas tinham o relatório do nosso teste. Não é só a Pirelli que o diz, mas eles têm os dados e concordaram que era um bom passo para introduzir os novos pneus de chuva. Agora, a questão é que talvez este desempenho ainda não seja suficiente para gerar o cruzamento certo com os intermédios. Mas um dos problemas que temos é que só podemos testar os pneus para tempo húmido em Paul Ricard [na sua configuração curta] e em Fiorano. São duas pistas com características completamente diferentes em comparação com Spa, Silverstone ou outros circuitos. Acabámos de descobrir agora, porque tivemos a oportunidade de comparar os intermédios com os de chuva.”

“Se, para o futuro, a ideia é manter a situação atual, ou seja, se houver muita água na pista, uma bandeira vermelha ou um Safety Car, por causa da visibilidade, então, na minha opinião, a melhor solução é provavelmente desenvolver um pneu intermédio, chamemos-lhe super-intermédio ou intermédio-plus ou o nome que quisermos utilizar, ou seja, um pneu intermédio que seja mais direcionado para condições de piso molhado. Assim, podemos cobrir com um único produto desde o limite aceitável para a visibilidade até ao cruzamento com condições secas. Se a ideia é continuar a procurar um dispositivo capaz de reduzir o spray e, por conseguinte, dar-lhes a possibilidade de correr em condições de piso molhado, temos de manter os dois produtos, continuar com os intermédios e melhorar o pneu de piso molhado. Mas se o pneu de chuva for utilizado apenas atrás do Safety Car, concordo com os pilotos que, neste momento, é um pneu inútil. Por isso, temos de decidir qual é a direção que queremos tomar no futuro para desenvolver o produto necessário para a F1.”

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4 Comentários
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leandro.marques
8 meses atrás

Ainda ontem comentei sobre isto por aqui. Realmente os pneus de chuva, da forma como estão atualemnte a ser usados, apenas atrás do safety car, são inúteis.
Uma sugestão que dei ontem é uma das soluções apresentadas pelo fabricante único de pneus da F1. Outra, até mais do meu agrado, é um novo tipo de pneus (entre chuva e intermédio) que sejam de dupla função e permitam que haja sempre competição em pista e não usar carros de F1 como se fossem vassouras a limpar água, perdendo voltas de competição.

Pity
Pity
Reply to  leandro.marques
8 meses atrás

Sim, mas o problema não é só dos pneus. Se fosse, seria relativamente fácil de resolver. A questão principal é o regulamento actual e o difusor que atira o ar e, consequentemente, a chuva para o ar. Em resumo, só se pode correr com pouca chuva, quando o spray permitir alguma visibilidade.

leandro.marques
Reply to  Pity
8 meses atrás

Acho que tem toda a razão, mas permita-me indicar que isso que refere bate com o que tenho dito. Se só se pode começar as provas atrás do carro de segurança (é que as atuais direções de corrida têm feito), elimine-se a produção/gasto de pneus de chuva e os seus passeios pelo mundo fora, trazendo a tal sustentabilidade que tanto se fala. Como só se está a iniciar as provas, quando a pista está molhada, atrás do safety car, obviamente que isto que proponho teria de levar à alteração do regulamento que obriga à montagem destes pneus quando a pista… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  leandro.marques
8 meses atrás

Sim, concordo.

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