F1: Pilotos apoiam proposta para reduzir peso dos carros, mas avisam que regulamento foi na direção oposta

Por a 16 Junho 2023 12:14

“Irrealista”, foi assim que classificou Max Verstappen a proposta de reduzir o peso dos monolugares da Fórmula 1 do presidente da FIA na semana passada e apoiada pelo CEO da competição, Stefano Domenicali. Na antevisão do Grande Prémio do Canadá, foi pedida a opinião dos principais protagonistas da competição sobre o tema e, apesar de considerarem ser necessário tornar os carros mais leves e pequenos, os pilotos explicaram que o regulamento técnico atual e o que irá vigorar em 2026, caminha na direção oposta. 

Em declarações ao Motorsport.com, Verstappen explicou que considera que será “um pouco irrealista conseguir isso porque, caso contrário, não teríamos este peso agora, certo? Além disso, em 2026, com a bateria maior, vai pesar muito mais, por isso não tenho a certeza se estamos a ir na direção certa. Mas serei sempre a favor de carros mais leves porque já gostei mais do carro de 2021 do que do que temos agora em termos de agilidade. Agora, o carro a baixa velocidade é quase como um barco”.

Fernando Alonso não foi tão fatalista quanto o seu colega de profissão e na conferência de imprensa do evento canadiano, considerou que “não altera muito o espetáculo” ter carros mais leves, acrescentando que “é mais o tamanho dos carros do que o peso dos carros, o que torna mais difícil as ultrapassagens, as lutas nas primeiras curvas da corrida, é difícil agora posicionar o carro, apenas por causa do tamanho, não por causa do peso do carro”. Ainda assim, o piloto espanhol diz que “vai ser difícil reduzir significativamente o peso, uma vez que os motores híbridos serão sempre mais pesados do que os motores normais e a segurança destes carros também é muito maior. Por isso, sei que há algum interesse em avançar nessa direção. Vamos ver o que conseguem fazer”. 

Essa ideia de Alonso foi partilhada por Sergio Pérez, que disse em conferência de imprensa que “as dimensões deste carro, provavelmente, têm um maior impacto em circuitos como o Mónaco, onde se torna mais difícil correr. Mas, para além disso, penso que os pneus e o tamanho do carro são provavelmente um pouco grandes demais. Apesar de podermos seguir um pouco melhor, parece-me ser melhor para proteger, defender a nossa posição. Por isso, também gostaria de ter um carro mais leve, mas não acho que seja o principal problema para mim. É também o tamanho do carro que está a prejudicar um pouco as corridas”. 

Lewis Hamilton chamou a atenção para o impacto que as novas jantes têm no peso dos atuais monolugares e diz que há mudanças que podem ser feitas para o próximo regulamento técnico. “O peso foi definitivamente longe demais. As nossas jantes este ano têm um peso ridículo. E não há necessidade. Já tivemos rodas leves no passado e, depois, as zonas de travagem são mais longas, mas penso que há algumas boas mudanças que podem ser feitas para o futuro. A decisão não é minha, obviamente”, disse o piloto britânico.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
10 meses atrás

Veja-se um Hypercar, parece ser bem maior que um F1, mas na verdade é muito mais curto e estreito. Os Extintos LMP1 como o Porsche 919 Evo que é uma reinterpretação do carro do WEC, provam que é possível fazer carros leves com motores Híbridos e baterias. Não me chocava ver corridas sprint de 1:30 de carros LMP1, com a parte híbrida semelhante à do Evo, só com 1 piloto. Podiam vir a Toyota, a Audi, a Porsche, A Ferrari podia adaptar o Carro Hypercar e mudar o motor. Não deve ser muito difícil aos LMDH incluírem um motor mais… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado