/formula1/f1/f1-peticao-para-que-eduardo-freitas-ocupe-o-lugar-de-michael-masi/
F1: Petição para que Eduardo Freitas ocupe o lugar de Michael Masi | AutoSport

F1: Petição para que Eduardo Freitas ocupe o lugar de Michael Masi

Por a 14 Dezembro 2021 17:30

O coro de críticas a Michael Masi continua a crescer e surgiu na internet uma petição para que Eduardo Freitas ocupe o lugar de Masi ao leme das corridas de F1.

Freitas é um dos nomes mais respeitados da FIA e dos fãs das corridas de endurance. O homem da batuta nas corridas do WEC e ELMS recebe constantes elogios ao seu trabalho. Assim, esta petição, embora algo surpreendente, pois nunca um diretor de corrida foi tão contestado, vem mostrar que a FIA tem ao seu dispor um homem que já demonstrou por diversas vezes que tem qualidade e capacidade para assumir a liderança de qualquer prova. Na descrição da petição pode ler-se o seguinte:

“Após uma época sem precedentes de decisões inconsistentes e extremamente questionáveis dos comissários da Fórmula 1, culminando com a farsa do Grande Prémio de Abu Dhabi de 2021, solicitamos aos organizadores da Fórmula 1 que substituam o atual diretor da prova por Eduardo Freitas, do WEC, bem respeitado e experiente. Freitas tem mais de 20 anos de experiência como diretor de corridas de alto nível e é considerado em todo o mundo como uma voz de consistência e autoridade. É vital que a confiança dos espectadores e dos fãs seja restaurada no policiamento das corridas de F1, que foi corroída ao longo da temporada de 2021.”

A petição online já tem mais de 2000 assinaturas e pode ser encontrada AQUI:

Recordamos o trajeto de Freitas, usando as suas palavras numa entrevista feita no passado:

Como começou a trabalhar no desporto motorizado?

“Foi de uma forma engraçada, digamos. Eu costumava fazer arranjos a motores a dois tempos para motorizadas, e um dia um amigo pediu-me para fazer o mesmo a um motor a dois tempos de um kart. Isto foi em 1977. Dois anos depois, foi ao Mundial de Karting no Estoril para comprar um chassis ao Martin Hines da Zip Kart, que era um piloto fantástico, e que vi correr, comigo sentado na bancada. Decidi que não queria mais ver corridas desta maneira, e a parte mecânica já não me dava a adrenalina que eu queria, então na segunda feira seguinte, dia 24 de setembro de 1979, comecei como aprendiz, desmontando a pista de karting do Estoril.”

“Depois passei para comissário de pista, para chefe de posto de comissários, chefe de zonas de comissários e sempre a subir. Ajudei nas verificações técnicas, fiz muitas coisas diferentes, e quando surgiu a oportunidade de ser diretor de corrida numa prova de karting, passei para essa posição. Então, em 2002, quando era chefe do Colégio de Comissários no Estoril, surgiu a oportunidade de ir para o FIA GT. Foi um telefonema, em fevereiro, que me deixou surpreso, em que o Jürgen Barth me perguntou se eu estava disponível para fazer a época conjunta do FIA GT e do ETCC. Pensei que o comboio podia ir mais longe e agarrei a oportunidade. Assim alinhei por um ano para 2002 e agora estou aqui. Passei do FIA GT e ETCC para o WTCC quando este começou em 2005, e fiquei lá até 2009, foram 110 corridas, muito divertido.”

“Em 2010, a FIA decidiu mudar-me para o Campeonato do Mundo de GT, que só durou em 2011, então fui convidado para vir para o Campeonato do Mundo de Endurance, onde estou agora. E como sou diretor de corridas de resistência aqui, faço o mesmo trabalho na European Le Mans Series e na Asian Le Mans Series. Por isso agora faço muita coisa interessante nesta área.”

Quando há um incidente em pista, como decide a escolha entre uma situação de bandeiras amarelas, uma intervenção do safety car e uma bandeira vermelha?

“Enquanto as penalizações passam sempre pelo julgamento do colégio de comissários, em funções de segurança tudo depende de mim. Não há tempo a perder e tenho de garantir que todos os envolvidos estão em segurança. A decisão depende muito do que vi durante as preparações para a corrida. Vai depender da rapidez dos comissários de pista, qual é o voluntarismo para lidar com situações de amostragem de bandeiras amarelas, ou seu eu preciso de ir mais longe e ordenar a entrada do safety car em pista ou até de mostrar a bandeira vermelha. Não é uma coisa matemática, não dá para fazer uma tabela em que temos fazer isto ou aquilo. Vai depender muito como tem corrido o fim de semana, nas preparações que fizemos e até como decorreram as provas de apoio. Vejo muito nas corridas de apoio como são feitos os trabalhos de recuperações, especialmente se isso não acontecer numa das minhas sessões. Consigo ver a rapidez deles e posso basear a minha decisão para criar uma situação de bandeiras amarelas, mandar entrar ou safety car ou mostrar a bandeira vermelha”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
Subscribe
Notify of
30 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Vmleal
Vmleal
7 meses atrás

Querem levar a todo o custo isto para a futebolização.
E quando o Freitas colocar o pé na porta, quem vão buscar a seguir? O Todt?

filano
filano
Reply to  Vmleal
7 meses atrás

Metam o Platini na FIA …srsrsrsrsrrrssrrsrrrsrrsrrs

917/30
917/30
7 meses atrás

100% de acordo! O Sr. Eduardo Freitas não teria deixado o LH exceder os limites da pista durante meia corrida no Bahrein, nem se tinha ficado pelos 10 segundos ao LH em Silverstone…

bemvindo
bemvindo
Reply to  917/30
7 meses atrás

E o Max…nada?!.kkkkkk sinceramente.!!!

2020
2020
Reply to  bemvindo
7 meses atrás

Não, o Sr. Max ( o campeão) foi abalroado pelo o outro, e ao outro, nada aconteceu!… Kkk kkkkKKK sinceramente!!! Ou não?

filano
filano
Reply to  2020
7 meses atrás

Vesgo e com amnésia …eu não assegurava o alvo para tu atirares… Não acertavas uma mo alvo…ahahah

917/30
917/30
Reply to  bemvindo
7 meses atrás

Sinceramente o quê??? Em Silverstone???

filano
filano
Reply to  917/30
7 meses atrás

Mete mais tabaco…ahahhahahaahaha

filano
filano
Reply to  bemvindo
7 meses atrás

917 é um rapaz com um sentido de justiça apuradíssimo…Fonix Deve andar a fazer o pino e vê tudo ao contrário e pensa que nós é que andamos mal…

JP INAU
JP INAU
Reply to  917/30
7 meses atrás

Os 10 segundos de Hamilton em Silverstone são resultado da soma de 2 penalizações de 5 segundos que constam de uma tabela do regulamento da FIA, uma pelo incidente com Verstappen e a outra por ter feito um treino de arranque antes de ir para a grelha em local não autorizado. Concordo absolutamente que a os 5 segundos pelo incidente com Verstappen foi um castigo muito brando já que não teve consequências para ele, enquanto Verstappen para além de perder 26 pontos (ou pelo menos 18 garantidos), foi, se não estou em erro, penalizado na grelha da corrida seguinte por… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  JP INAU
7 meses atrás

Onde é que você inventou essa dos 5 segundos do treino de arranque? Porque nem sequer são 5 segundos, são 10 lugares na grelha de partida. Segundo, a penalidade de Hamilton foram 10 segundos pelo acidente. Isso é consequência do que aconteceu em pista, não do que aconteceu depois a Verstappen. Já foi mais que explicado. A FIA não decide pelas cosnequências, mas pelas ações dos pilotos em pista. Terceiro, Hamilton levou 10 segundos porque tentou evitar o acidente, Max fechou para a apex, sabendo perfeitamente que tinha Hamilton ao lado. Daí a FIA ter dito que “foi predominantemente culpado… Ler mais »

Last edited 7 meses atrás by Frenando_Afondo™
917/30
917/30
Reply to  Frenando_Afondo™
7 meses atrás

“A FIA não decide pelas cosnequências, mas pelas ações dos pilotos em pista.” Agora se as “consequências” fossem o LH perder o campeonato na última prova por causa de um toque de Max já podia haver dedução de pontos…cantas bem mas não me alegras!!

filano
filano
Reply to  917/30
7 meses atrás

Atirar o carro para cima do outro e provocar um acidente, achas que os carros de f1 são carrinhos de choque????? que nada acontece ????? Completa o seguinte exercício:0+0= ??

norton_folk2021_gmail_com
norton_folk2021_gmail_com
Reply to  Frenando_Afondo™
7 meses atrás

És um palerma. Hamilton tentou evitar o acidente, e Max fechou para o Apex. És retardado? A curva é para a direita e o Max fez a curva para a direita, deixando espaço suficiente. Como é que um piloto 7 x campeão do mundo leva velocidade a mais para uma curva, deixa o carro fugir de frente e faz tudo para evitar o acidente?

Hamilton teve muita sorte em levar apenas 10 segundos.

#99
#99
Reply to  JP INAU
7 meses atrás

Recuperou em Spa 🙂

917/30
917/30
Reply to  JP INAU
7 meses atrás

Estou de acordo com o seu comentário apenas um reparo que não me vai levar a mal, os 10 segundos de LH em Silverstone foram mesmo pela colisão com MV. Quando falei nesses 10 segundos estava a referir-me ao “aviso” de Masi e à possivél dedução de pontos que não houve em Silverstone (teria sido mais que justificada) mas que poderia ser aplicada na última prova. Seria neste caso uma dualidade de critérios gritante, pois o que numa corrida só foi penalizado com 10 segundos numa outra podia dar direito a dedução de pontos.

#99
#99
Reply to  917/30
7 meses atrás

O Max já teria visto várias bandeiras pretas. Este senhor é intratável quanto a regulamentos e atitudes na pista.

2020
2020
Reply to  917/30
7 meses atrás

Entre outras coisas… Desde 2008 vejam os acidentes que este menino esteve envolvido e provocado, e quantas penalizações teve….. Vi tantas que desisti e todas do mesmo tipo… Empurrar os adversários para fora das curvas, principalmente…

alexis
alexis
Reply to  2020
7 meses atrás

Depois de ler o seu comentário só tenho uma coisa a dizer-lhe, não sei o que você anda a consumir, mas que é bom é, um dia destes ainda vai ver elefantes com cuecas cor de rosa e a voar…

JP INAU
JP INAU
Reply to  917/30
7 meses atrás

Os 10 segundos de Hamilton em Silverstone são resultado da soma de 2 penalizações de 5 segundos que constam de uma tabela do regulamento da FIA, uma pelo incidente com Verstappen e a outra por ter feito um treino de arranque antes de ir para a grelha em local não autorizado. Concordo absolutamente que a os 5 segundos pelo incidente com Verstappen foi um castigo muito brando já que não teve consequências para ele, enquanto Verstappen para além de perder 26 pontos (ou pelo menos 18 garantidos), foi, se não estou em erro, penalizado na grelha da corrida seguinte por… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  917/30
7 meses atrás

Bem, então nem quero pensar quantas penalizações teriam levado Max e reprimendas e avisos para parar com o comportamento agressivo em pista. Era corrida sim, corrida também. hahahaha

917/30
917/30
Reply to  Frenando_Afondo™
7 meses atrás

Então nem penses, continua a comer melão e a tomar rennie…lol

Last edited 7 meses atrás by 917/30
filano
filano
Reply to  917/30
7 meses atrás

Max 1
Hamilton 7
Para o ano há mais…

filano
filano
Reply to  917/30
7 meses atrás

Só vês de um olho???? O Max teria sido punido severamente e tinha perdido o campeonato quando atirou o carro para cima de Hamilton 2 vezes… O teu sentido de justiça e vesgo… Ou isso.rsrsrs

#99
#99
7 meses atrás

Congratulo a petição, já pedia este reconhecimento há bastante tempo.

2020
2020
7 meses atrás

Desde que seja isento….. E não tendencioso como a Eleven3!

@00@
7 meses atrás

Deixem-se de disparates. A F1 já está “estragada” o suficiente. Nada de ideias lusas…

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
7 meses atrás

Esta petição deve ser para quem não vê as corrides do WEC onde ele usa e abusa do full curse yellow e de safety car e etc.

Corrida no fuji no mínimo tem de ter uma hora atrás do safety car e sem acidentes. Corridas como a de SPA com ele aconteceram muitas.

Adoro o Eduardo Freitas e no Wec tem feito um trabalho e pêras. Mas Wec não é fórmula um.

Scb2
Scb2
7 meses atrás

Até poderia concordar com esta mudança mas não com esta petição

ri04071736
ri04071736
7 meses atrás

Eu queria era o Toto Wolf como director de corrida… PFV cresçam

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
últimas F1
últimas Autosport
f1
Autosport

GRÁTIS
BAIXAR