F1: Perito em pneus suspeita da justificação da Pirelli

Por a 8 Junho 2021 14:44

É, infelizmente, um tema que volta ciclicamente na F1. A Pirelli viu novamente dois pneus falharem da mesma forma em Baku, o que levantou muitas suspeitas. Um perito em pneus apontou o dedo à marca italiana.

 Kees van de Grint, que foi engenheiro de pneus da Bridgestone para Michael Schumacher indicou prontamente uma falha na carcaça do pneu como responsável pelos incidente de Max Verstappen e Lance Stroll:

“Em teoria, pode ter havido detritos na pista”, disse ele ao jornal Algemeen Dagblad. “Mas parece-me que aconteceu exatamente com a mesma duração de vida nos carros de Stroll e Verstappen. É uma coincidência e tanto, se acontecer após 34 voltas de corrida em ambos os carros. E havia destroços na pista tanto para o Stroll como para o Verstappen mas não para os outros ?”.

Van de Grint disse que as falhas nos pneus não são muito invulgares na Fórmula 1, “mas acontece com demasiada frequência agora. Suspeito que a Pirelli já estava nervosa em relação ao Azerbaijão, especialmente quando as equipas foram convidadas a aumentar as pressões máximas. Só o faz isso se estiverem preocupados”, disse ele.

“Eles [Pirelli] sempre tiveram essa história pronta há já alguns anos. É sempre por causa dos detritos, ou de erros de equipa, ou do estilo de condução. Nunca é por causa dos pneus. Alguma modéstia e autocrítica seria bom”, insistiu van de Grint.

“Os pneus atuais foram reforçados após os problemas em Monza no ano passado, por isso deviam pelo menos investigar o que aconteceu primeiro antes de dizer alguma coisa sobre o assunto”.

“Após o acidente de Romain Grosjean, houve uma extensa análise do que aconteceu”, disse van de Grint. “E com razão. Isso deve acontecer agora, porque também se trata da vida das pessoas. Estes carros estão agora 99.9% seguros, mas imaginem se outro carro tivesse batido em Verstappen ou Stroll a 300 km/h”.

Van de Grint concorda com David Coulthard que a situação dos pneus em F1 seria melhorada com a adição de um segundo fabricante.

“David disse no domingo que este tipo de coisas aconteciam muito menos frequentemente com a Goodyear, Michelin e Bridgestone, e isso porque a concorrência logicamente torna um produto melhor”, disse ele.

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Donadel
Donadel
2 anos atrás

O problema ou não, é que a FIA não quer um produto melhor, mas sim um produto igual para todos e que não traga o problema que a Michellin trouxe em Indianápolis. Não é difícil fazer um pneu mais duradouro, ou com mais grip, mas não foi isso que a FIA pediu a Pirelli. Uma coisa é certa, por casa dos pneus, estamos a ter muitas corridas boas e dramáticas. Penso também que as equipas levam a vida útil dos pneus ao seu limite, mas esquecem que os cálculos de vida ultil que a Pirelli fornece, são previsões e são… Ler mais »

Pitão
Pitão
2 anos atrás

Os pneus não podem durar a corrida toda, tem de haver paragens e essas paragens não podem acontecer só porque é obrigatório, agora, os pneus devem ter um desgaste constante que permita ás equipas aperceberem-se que um pneu está prestes a rebentar, agora como se faz isso? não sei, mas os fabricantes de pneus deveriam saber…sei lá, uma sugestão: ter um sensor integrado que avisasse quando o pneu atingisse um determinado nível de desgaste, e nessa altura o carro teria obrigatoriamente que parar…nem que fosse na ultima volta…hahaha

Pity
Pity
Reply to  Pitão
2 anos atrás

Não sei se reparou naquele gráfico que apareceu a mostrar o desgaste dos pneus do Hamilton e do Perez, mas eles mostravam que os do mexicano, os traseiros, só tinham 10% de “vida”. Se esse gráfico é fiável, as equipas têm uma ferramenta importante ao seu dispor.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

“Mas parece-me que aconteceu exatamente com a mesma duração de vida nos carros de Stroll e Verstappen. É uma coincidência e tanto, se acontecer após 34 voltas de corrida em ambos os carros. E havia destroços na pista tanto para o Stroll como para o Verstappen mas não para os outros ?”. Sim, é assim que os destroços funcionam, eles não vão atrás de todos os carros quando vêm que fizeram 34 voltas num pneu… E é óbvio que se Stroll apanhou um destroço e Max outro, esses destroços já não causaram estragos noutros pilotos. Embora tenha sido descoberto um… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Frenando_Afondo™
JP43
JP43
2 anos atrás

Antes de mais há que aguardar pela avaliação da Pirelli, depois sim, com os devidos fundamentos, pode-se acusa-los ou não.
Para min é também estranho que um especialista de apelido van de Grint venha já fazer comentários.

Last edited 2 anos atrás by ribeirocc
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