GP Azerbaijão F1: Os cinco melhores

Por a 8 Junho 2021 15:15

É tempo de escolher os melhores e os piores do GP do Azerbaijão, uma das provas mais emocionantes do ano. Começamos com uma seleção dos cinco melhores:

Sergio Pérez

Inevitavelmente o vencedor da prova em Baku tinha de fazer parte desta lista. O único piloto a conseguir vencer por duas equipas diferentes na era híbrida, fez mais um brilharete em Baku. Pérez nunca foi dos mais rápidos em qualificação, provavelmente o seu “calcanhar de Aquiles”, mas em corrida é fortíssimo, quer na gestão dos ritmos e dos pneus, quer na forma como lê o que acontece. Pérez arrancou muito bem e colou-se logo ao top3, e abriu boas hipóteses para a Red Bull jogar com a estratégia, com Lewis Hamilton sem a ajuda de Valtteri Bottas. Pérez fez tudo o que lhe foi pedido com mestria e tinha o pódio “garantido”, antes de ver Verstappen ficar fora de prova. No recomeço, teve problema em aquecer os pneus, mas foram menores que os problemas de Hamilton. Teve sorte, mas diz-se que a sorte dá muito trabalho e Pérez acabou por ser um justo vencedor.

Sebastian Vettel

O bom velho Vettel está de volta. Depois do top 5 no Mónaco, mais uma excelente prestação do alemão, que valeu o primeiro pódio da Aston Martin. E que bom é ver o nome de Vettel associado a uma marca com tanta história. Fez uma corrida inteligente o primeiro stint em que poupou os macios como ninguém (18 voltas com as borrachas mais macias) abriu-lhe oportunidades que pareciam remotas no arranque. Os azares dos outros sorriram-lhe mas mesmo sem o pódio teria sido um dos melhores. O champanhe final foi apenas a cereja no topo do bolo. Foi este Vettel que a Aston contratou e que precisa para construir um futuro de sucesso.

Pierre Gasly

Mais uma grande corrida do francês. Ritmo forte, gestão eficaz e capacidade de luta ao nível dos melhores. Mostra que a forma de 2020 não foi um acaso e que tem capacidade para manter o nível… e quem sabe subir. Gasly tem sido dos pilotos mais regulares desta época e continua a calar quem não acredita no seu valor.

Lando Norris

O Sr. Regularidade desta época até agora. O único piloto a pontuar em todas as corridas. Alia a isso uma velocidade em pista fantástica, quer em qualificação quer em corrida. Começou mal mas conseguiu recuperar, não cometendo erros e subindo gradualmente na classificação. Está numa forma tremenda e espremeu tudo do seu carro. O segundo stint, após paragem no começo da prova, foi brilhante, com um ritmo assinalável. Norris é mesmo um campeão.

Fernando Alonso

Já vimos um pouco mais de Alonso. Talvez Charles Leclerc merecesse estar nesta lista pelo desempenho na qualificação, mas cometeu erros que comprometeram ligeiramente o que podia ter conseguido, enquanto Alonso tirou tudo o que podia do carro. A estratégia inicial da Alpine não foi a melhor e Alonso começou o segundo stint com trânsito na sua frente, o que prejudica sempre o ritmo dos pilotos. Mas a equipa tentou compensar com um conjunto de macios já na segunda metade que lhe permitiu recuperar alguns lugares. O arranque fulgurante no recomeço após bandeiras vermelhas foi o momento alto da tarde e o que lhe permitiu subir até ao merecido sexto lugar.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
no-team
2 anos atrás

Todos merecem estar na lista, embora Norris pudesse cair para entrar o Leclerc. O monegasco terminou para todos os efeitos na frente, pelo meio “sacou” mais uma pole, mesmo tendo feito uma “shit lap” dizia ele no final, tudo isto num fim de semana em que esperava uma Mclaren à frente da Ferrari. Por outro lado, também me parece que o Alonso pudesse cair, para entrar, ou a Red Bull, porque num fim de semana em que se esperava domínio germânico, foi a sua maior rival que teve a dobradinha na mão, isto devido à velocidade pura do seu carro,… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by NOTEAM
*RPMS*™
2 anos atrás

De salientar que do grupo destes cinco apenas Alonso não estava na F1 em 2020 e que o seu Alpine é, claramente, o monolugar mais fraco dos cinco neste momento…

Cumprimentos

Não me chateies
Não me chateies
2 anos atrás

Até o Verstappen merecia estar nessa lista, não fez nada de mal, a culpa foi da Pirelli, os pneus estavam previstos para 40 voltas, mas começaram a falhar depois da volta 30. O Perez fez o papel da cenoura à frente do Burro, e fez um trabalho incrível conseguiu passar a corrida a oscilar entre o limite de DRS para estar sempre a salvo na recta, e deixar o Hamilton desesperado

Last edited 2 anos atrás by Não me chateies
roq
roq
2 anos atrás

Verstapen mesmo não ganhando nada deveria estar nesta lista. Foi o piloto mais forte enquanto esteve em pista e, mesmo na qualificação só não foi melhor por ser impossibilitado de melhorar o seu tempo.
Desde Senna que não via um piloto tão forte, rápido e acutilante em todos os aspectos e em todas as pistas, quer seja nos treinos quer seja em prova.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado