F1: Para Vitantonio Liuzzi, sucesso da Red Bull deve-se a Marko e Horner

Por a 16 Agosto 2021 15:00

 Vitantonio Liuzzi foi um dos primeiros pilotos da aventura da Red Bull na F1. Em 2002 testou pela Williams, mas apenas em 2005 colocou os pés na disciplina. Passou a maior parte dessa época como terceiro piloto, tendo saltado na época seguinte para a Toro Rosso, no primeiro ano sob administração de Dietrich Mateschitz e Gerhard Berger.

Liuzzi explicou que Helmut Marko e Christian Horner são os responsáveis pelo sucesso da Red Bull e que os dois trabalham bem em conjunto. 

“Eles são completamente diferentes um do outro. Estou realmente feliz que o Horner, já li algumas vezes em entrevistas, tenha dito que foi graças a mim que começou na Red Bull. Em 2004, lembro-me, de quando trabalhei com a Arden, Christian Horner era um fantástico chefe de equipa. Via-se que tinha [um] óptimo ponto de vista em todas as situações e era uma máquina como diretor de equipa. Quando estava a falar com o Dr. Marko, estava sempre a falar muito bem do Christian. Marko tem uma experiência espantosa como piloto. Foi há muito tempo, mas ele sabe, à austríaca, a melhor forma como uma equipa tem de ser gerida. Penso que eles puxam um pelo outro e fizeram coisas espantosas pela equipa”.

O antigo piloto italiano lembrou os primeiros tempos na estrutura recentemente criada pelos austríacos, que compraram a Jaguar Racing em 2004 e que anos mais tarde, de 2010 a 2014 dominaram o campeonato, vencendo o título de construtores e de pilotos com Sebastian Vettel. Afirma Liuzzi, que nos primeiros anos, os processos não estavam tão bem afinados, até Helmut Marko receber mais responsabilidades dentro da equipa.

“Devo dizer, na minha opinião, os primeiros dois a três anos, internamente, não foram fáceis. Não entre eles, mas entre muitas pessoas envolvidas na gestão da Red Bull. Havia dificuldades em lidar uns com os outros porque todos queriam estar certos em comparação com o próximo. Mas de repente, em 2009 [Dietrich] Mateschitz decidiu pôr tudo nas mãos de Marko. Penso que Marko juntamente com Christian foram o jogo perfeito para unir a equipa [unida] para ganhar o campeonato”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
831ABO
831ABO
2 anos atrás

Ó Vitantonio, então ainda não te disseram que não é nada disso? Que aquele Marko é um nazi, um bandido, um asqueroso e um filho da p*** que só sabe destruir – perdão: «triturar» – talentos?
Tens de aprender a cartilha do Tuga ressabiado, Vitinho.

asfalto
asfalto
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Será que racismo e xenofobia só é valido quando o alvo é de raça negra?

831ABO
831ABO
Reply to  asfalto
2 anos atrás

Será possível que exista uma pessoa neste universo que não tenha compreendido o sarcasmo do meu comentário? Aparentemente, sim. Até são três. Para essas pessoas, à falta de dotes para o desenho, passo a explicar: os insultos supra ao Dr. Helmut Marko são aquilo que tipicamente se lê na maior parte dos comentários aos artigos em que este ex-piloto, e actual conselheiro da Red Bull, é referido. Sim, já lhe chamaram «nazi». Há gente tão estúpida que não conhece o drama sofrido pelo povo austríaco com o Anschluss e, sabendo que Hitler nasceu em Braunau am Inn, reduz todos os… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  asfalto
2 anos atrás

Ai Nazi, asqueroso e filho da p*** passaram a ser raças? Não sabia.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Coitado do Adrian Newey, assim que Vettel saiu da equipa, deixou de ter mérito nas vitórias. hahahaha

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado