F1: Os números de um domínio absoluto

Por a 12 Novembro 2018 10:15

A Mercedes conquistou mais um título. Depois de Lewis Hamilton ter assegurado o título de campeão mundial (o quinto), a equipa alemã assegurou na última prova o quinto título de construtores.

A era da Mercedes tem sido pautada pelo domínio absoluto e os números já superam os da era Ferrari, com o Barão Vermelho, Michael Schumacher. Os números da Mercedes começaram a acumular em 1954 e 1955, nos anos em que Juan Manuel Fangio conquistou dois títulos, com máquinas alemãs, com oito vitórias em 12 corridas (Stirling Moss também colocou o seu nome na lista de vencedores com carros Mercedes). Foi preciso esperar até 2010 para que os flechas de parta regressassem à F1 com Nico Rosberg e Michael Schumacher, voltando ao activo depois de anunciar a sua reforma, para colocar o nome da marca germânica no topo. Mas o inevitável processo de crescimento da equipa foi demorado e “apenas” em 2012 a equipa pôde festejar uma vitória, pela mão de Nico Rosberg, na China. Em 2013 Schumacher saiu, sem conseguir vencer pela Mercedes, mas entrou Lewis Hamilton que viria a ser determinante na história da equipa.

2013 foi um ano em que a Mercedes mostrou mais argumentos, tendo conquistado três vitórias e um vice-campeonato, ainda distante da Red Bull, mas à frente de equipas como a Ferrari e McLaren, que ocupavam os lugares de topo nos anos anteriores. Foi prelúdio para o que viria a seguir. A mudança de regulamentos trouxe uma nova realidade a nível tecnológico para o Grande Circo e trouxe também um domínio como nunca antes se tinha visto.

A Mercedes foi acumulando vitórias e sucesso, numa primeira fase sem concorrência, focada apenas em minimizar os estragos de uma luta interna entre Hamilton e Rosberg, que se foi tornado mais amarga a cada corrida, e nos últimos dois anos, já sem Rosberg, mas com a forte concorrência da Ferrari, que mostrou potencial para destronar a Mercedes mas não conseguiu concretizar os seus intentos.

São assim números perfeitamente assombrosos numa disciplina onde 0.5 seg., já é considerado muito tempo (algo quase ridículo se aplicarmos essa medida de tempo ao nosso dia a dia). A F1 é feita de pormenores e a Mercedes tem conseguido consecutivamente melhorar e subir o seu nível, mesmo depois de uma fase onde poderia tem entrado numa onda de facilitismo, tal a distância para a concorrência. Tiveram sempre resposta para todos os desafios e no final conseguiram sempre sair vitoriosos. Resultado?

Cinco campeonato do mundo de construtores, um vice-campeonato (em nove tentativas, pois nas primeiras aparições da Mercedes na F1 o título de construtores não estava instituído). Em 188 GP, conseguiram 86 vitórias, 100 poles, 66 melhores voltas, 178 pódios e 44 dobradinhas, tudo isto em 11 épocas. Dá uma taxa de vitórias de quase 46% e uma taxa de presenças nos pódios de quase 94%.

O que a Mercedes tem feito talvez não esteja a ser devidamente admirado pelos fãs da modalidade actualmente. Para que os grandes feitos sejam reconhecidos é preciso sempre que o tempo faça o seu trabalho e que retire alguma da carga emocional.  Ninguém gosta de domínios exacerbados na F1, mas se eles acontecem é graças ao trabalho árduo de homens e mulheres que se dedicaram ao objetivo de vencer de corpo e alma. É esta ambição e este sucesso que merece ser destacado e são estes números que o provam.  A Mercedes voltou a fazer história e não parece estar disposta a abrandar.

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado