F1: Nunca mais é 2019!

Por a 12 Novembro 2018 11:00

O GP do Brasil foi recheado de emoção e de momentos que darão muito que falar. Mas há um momento que, pessoalmente, me agradou bastante e que me faz desejar que 2019 chegue depressa. Charles Leclerc voltou a ser destaque e na qualificação mostrou mais uma vez talento, qualidade, e cabeça fria.

O jovem monegasco estava em 11º, perto do final da Q2 e as condições meteorológicas começavam-se a alterar. A frustração ainda começou a apoderar-se do piloto da Sauber e o seu engenheiro disse-lhe para entrar nas boxes. Mas Leclerc resolveu tentar mais uma vez e ignorou a ordem do engenheiro. O que aconteceu foi mais uma vez a prova de que Leclerc é um predestinado, conseguindo fazer uma volta espantosa que o colocou em oitavo, bem dentro do top10. Marcus Ericsson foi sétimo e o melhor dos pilotos do “campeonato B”.

Mas o que Leclerc fez foi um dos pontos altos do dia e do fim de semana. Em poucos segundos confirmou o talento (o que já está mais que confirmado) mas mais que isso, evidenciou uma vontade férrea de fazer o melhor possível, apesar das dificuldades. Com a chuva a cair em Interlagos, o piloto poderia perfeitamente ter abortado a sua tentativa e entrado nas boxes. Quantas vezes aconteceu e irá acontecer. Mas o facto de ele ter assumido o risco (sabendo-se que um acidente naquelas condições poderia comprometer o fim de semana) e mais que isso, ter conseguido um tempo que permitiu à equipa festejar uma dupla passagem à Q3 fez-me sorrir.

Estou ansioso por ver esta “malta nova” a crescer e a mostrar o seu talento.  Temos a sorte de poder ver uma “colheita” de grande qualidade a começar a ser servida. Escolher o melhor é tarefa complicada e já depende do gosto pessoal de cada um. Para mim, Lando Norris e Charles Leclerc são os nomes que seguirei com ainda mais atenção, apesar de reconhecer grande talento em todos os miúdos que agora começam a despontar. Norris já mostrou o seu talento nas categorias de iniciação e não me esqueço daquele stint à chuva, na noite de Daytona, onde colocou um ritmo impressionante. E Leclerc já vinha dando nas vistas há algum tempo, mas a sua primeira época na F1 aguçou ainda mais o apetite de o ver numa equipa grande. Começou com alguns erros e piões, mas desde Baku que tem crescido a olhos vistos. Não tem a exuberância de Verstappen, não é o piloto “boa onda” como Norris ou até Ocon. É um miúdo tímido, mas rápido como um raio e com uma determinação que no Brasil mostrou ser gigante. Na sua primeira época ter conseguido 33 pontos, e nove presenças no top 10 é um sinal claro que Leclerc tem potencial para grandes voos.

Irá para a Ferrari onde o ambiente é diferente e a pressão muito maior. Mas o #16 já mostrou que tem a força mental para superar o desafio e uma sede de vitória que o irá fazer chegar longe, mas não de forma descontrolada. De Leclerc talvez não vejamos manobras de cortar a respiração como as de Verstappen, talvez não vejamos um post nas redes sociais que nos faça rir. Mas acredito que vejamos a classe de um piloto que irá ser rápido de forma consecutiva, sem demasiados floreados, a não ser que seja de facto necessário. Leclerc tem conquistado o respeito ao longo do ano e em Interlagos foi apenas mais um capítulo de uma história que se prevê com muitos momentos como este.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado