F1: O “truque” de Fernando Alonso
Fernando Alonso é considerado um dos maiores talentos que passou na F1. Mas na sua primeira passagem pela Renault apresentou um estilo de condução… pouco convencional.
O espanhol ficou conhecido nessa altura por ter um estilo agressivo com uma entrada em curva muito repentina, ao contrário de outros pilotos que faziam uma entrada progressiva. O estilo de Alonso era tal que a subviragem era inevitável. Mas ao contrário do que se possa pensar, tal era premeditado, uma estratégia usada para tirar o melhor partido das características do carro (com uma traseira muito boa e pouco dada a surpresas desagradáveis) e dos pneus Michelin. Este vídeo mostra como o espanhol fazia e explica o porquê.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Já tinha visto o vídeo. Técnica muito interessante, daqueles pormenores que fazem a diferença entre bons pilotos e génios.
Adaptou-se ao carro (traseira) e tirou partido dos pneus. Inteligente como consegue usar ou virar uma dificuldade em seu beneficio. Uma coisa é alguém não gostar do seu feitio, outra coisa é discordar da sua técnica e do seu valor. Polémico mas bom.
E depois de pilotar aqueles Renault com características muito específicas não demorou muito tempo a vencer pela Mclaren em 2007 no ano seguinte, salvo erro logo na 2º corrida da temporada. Ao longo da sua carreira vi o Alonso vencer várias corridas no braço sem ter o melhor carro, vi obter pódios quando não tinha carro para isso e vi-o quase sempre exceder expectativas nos dias da corrida. Na Renault conquistou títulos sem ter indiscutivelmente o melhor carro, o Renault foi o carro mais completo em 2005 e 2006, mas não foi necessariamente o mais rápido, foi mesmo o génio… Ler mais »
O Kimi só não foi campeão por causa da fiabilidade de treta dos Mclaren, porque nessa altura era sem dúvida o mais rápido.
Tenho andado a passear pelo youtube e encontrei esta “pérola” sobre o Kimi:
https://www.youtube.com/watch?v=-FIKxc8ZR14
O kimi é um cromo raro, felizmente continua na F1! Muito bom esse vídeo.
O site motorsport Brasil tem vídeos muito interessantes.
O Kimi era o mais rápido porque o Mclaren daquela altura era um foguete. Não duvide que o Alonso naquele Mclaren no mínimo fazia o que fez o ice man, já o contrário…
Hamilton é de caras inferior a Alonso.
Nem dá para comparar, por favor…
Simplesmente notável! Não é por acaso que Alonso é considerado um dos melhores pilotos da história da Formula 1.
Cumprimentos
Efeitos do mass damper, depois de ser proibido, Alonso simplesmente nunca mais conduziu assim.
Parabéns por ter tantos pontos negativos dos idiotas que por aqui pululam, e pensam que percebem muito disto. É que o segredo disto estava precisamente no mass damper.
Haha 👍
É um excelente volante como um feitio controverso e peculiar, mas também foi muito marginalizado e aproveitamento das más línguas da F1, podia-se ter defendido de outra forma a falar pouco e mais assertivo… Quem gosta de F1 e é imparcial é óbvio que o gostava de ver de novo ao volante de um F1, não sei o que e RENAULT está á espera é uma mais valia para qualquer equipa mesmo contra quem não gosta dele… Declarações um bocado absurdas muitos no atual Grid o fazem e não são discriminados de um forma dúbia e estúpida…
Sem comentários
Isto ajuda a provar porque os companheiros de equipa não conseguiam fazer grande coisa com os mesmos monolugares. Se o monolugar era feito ao estilo de condução de Alonso, que era desta maneira peculiar, então não conseguiam retirar tanto do monolugar e era normal que perdessem para o espanhol.
Somente o genial Hamilton conseguiu fazê-lo, o que só prova que o inglês é mesmo um fora-de-série.
O talento é um truque daqueles…
Força Fernando!
Pois… se a equipa tivesse apoiado Alonso desde o início… Foi uma palhaçada.