F1: O regresso da McLaren Mercedes

Por a 1 Outubro 2019 14:00

Foi com alguma surpresa que foi recebida a notícia do regresso da parceira McLaren Mercedes para 2021, um contrato de duração de três épocas.

A decisão terá sido tomada por Andreas Seidl, cuja primeira tarefa quando chegou à McLaren terá sido apresentar uma lista de itens onde a equipa devia melhorar para chegar ao topo. Um novo túnel de vento foi um dos primeiros pedidos e a troca de motores chegou pouco depois. Seidl é o homem responsável por esta decisão e terá de arcar com as consequências no futuro. Seidl mostrou coragem para mudar, o que é bom num líder.

Mas os primeiros sinais mostram logo à partida que a Renault continua a desiludir. A mudança da McLaren da Honda para a Renault terá sido feita para agradar Fernando Alonso e encontrar uma solução a curto prazo, o que se revelou infrutífero. A Honda ainda está longe do topo, mas a decisão da McLaren deixar a Renault mostra que os homens de Woking não estão convencidos que a marca francesa também chegue ao nível que precisam.

Cyril Abiteboul disse que a ambição da McLaren não é a mesma da Renault… resta saber o que pretende dizer o francês, pois a McLaren optou pelo melhor motor dos últimos cinco anos, apenas suplantado pela Ferrari este ano (ou a meio do ano passado, para ser mais exacto). A Renault ficará assim reduzida a fornecer motores à sua equipa, o que não deixa de ser significativo. Numa F1 onde 10 equipas dependem de quatro fornecedores, a Renault fornecer apenas a sua equipa mostra que algo está mal. O futuro da Renault é agora cada vez mais incerto, pois esta separação é um mau golpe de marketing para a marca que, apesar de estar num grupo forte no mundo do automobilismo, nunca pareceu disposta a fazer loucuras, nem tem apostado as suas fichas de forma eficaz. Há muitas questões a serem colocadas na Renault e os responsáveis (mais uma vez) terão de avaliar muito bem o futuro e limar as arestas.

Para a McLaren é um regresso ao passado. Um regresso a uma parceria que rendeu, um titulo de construtores, três títulos de pilotos em 351 GP, com 78 vitórias e 76 poles. Foi a McLaren feliz com a Mercedes? Não foi um conto de fadas e os resultados nem sempre foram os melhores (alguns motores germânicos claudicaram em momentos cruciais). Mas foi a parceria mais estável e que permitiu o ressurgir da equipa após a era Honda, a que se sucederam alguns anos de experiências menos conseguidas.

Mas se a McLaren quer chegar ao topo, faz sentido ter um motor Mercedes? Faz. A Mercedes tem um motor vencedor e que permitirá à McLaren aproximar-se do topo ou até chegar lá. E a ideia de Andreas Seidl parece ser interessante. Primeiro quer-se focar em percorrer o caminho com as melhores ferramentas à disposição. Depois disso serão tomadas decisões, que permitirão a “instalação” da equipa entre as melhores.

Mas esse cenário é ainda algo distante e se o motor Renault não serve para a tarefa, o motor Mercedes é a única opção que resta para a equipa britânica. Para a McLaren ser uma candidata crónica ao título, idealmente teria um fornecedor único, ou mais dedicado, o que se pretendia com a Honda. Mas ainda estamos algo longe desse cenário. Para chegar lá é preciso muito trabalho. Garantir a melhor opção possivel de motor neste momento é uma forma inteligente e sensata de percorrer o caminho. E no futuro quem sabe a McLaren consegue atrair um construtor de motores e então continuar com o plano que Ron Dennis idealizou, mas desta vez sem percalços.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
31 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1