F1: Motor de Hamilton esteve prestes a falhar

Por a 12 Novembro 2018 11:55

A tarefa de Lewis Hamilton pode ter parecido fácil, depois do desentendimento entre Ocon e Verstappen, mas a vitória que deu o quinto título à Mercedes foi tudo menos descansada. A situação foi sendo disfarçada até ao final da corrida, mas quando Hamilton cruzou a linha de meta, Toto Wolff pôde explicar o sucedido.

“Nós temos o pessoal do motor na traseira da box temos o pessoal na sede”, explicou Wolff. “Tenho cerca de 10 canais de comunicação abertos, e num dos dez canais, eu pude ouvir ‘Lewis Hamilton, falha iminente na unidade motriz. Vai falhar na próxima volta.’ “Eu aumentei o volume e disse: ‘Com licença, o que?’ E eles disseram: “Sim, nós temos um problema enorme na unidade de energia, vai falhar na próxima volta.”

“Mas não falhou na próxima volta e eu disse: ‘Quando vocês tiverem um minuto, diga-me o que está a acontecer.’ “Eles disseram: ‘O nosso sistema de escape está prestes a falhar e estamos acima de todos os limites de temperatura’. 

“E eles começaram a tentar resolver a situação, diminuindo o andamento. As temperaturas baixaram de 1000 a 980 graus. Mas ainda era muito alto! Isso foi realmente horrível.”

Mesmo Lewis Hamilton conseguiu entender que estava em apuros:

“Eu conseguia sentir a diferença”, disse Hamilton. “Eu conduzo este motor desde o início do ano e eu sei tudo sobre ele, as sensações que ele dá e conheço praticamente todas as notas que se ouvem, como a palma da minha mão. Então, comecei a sentir que algo não estava bem – não posso permitir nenhum pensamento negativo invada a minha mente. Limitei-me manter a concentração acelerar o mínimo possível facilitando ao máximo a tarefa do motor. Houve um grande trabalho nos bastidores com os engenheiros daqui, e do Reino Unido, que estavam a tentar entender o problema e arranjar soluções”, acrescentou. “Estou agradecido que o motor tenha conseguido fazer as últimas 10 voltas. Eu estava no carro a gritar ‘Vamos lá, tu consegues. Vamos chegar até ao fim’.

“O meu batimento cardíaco deve ter estado acima de 190, as últimas 10 voltas tentei segurar um carro, que já estava nas últimas. Sinto-me tão feliz e grato. “

Apesar da vantagem técnica da Mercedes, foram várias as vezes que as vitórias da equipa foram conseguidas por um fio, e que os motores aguentaram situações mais complicadas. Mais uma vez o trabalho de fiabildade que a equipa desenvolveu até agora volta a dar frutos.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado