F1, Novo monocoque promete ser a solução para o excesso de peso do Red Bull

Por a 21 Agosto 2022 16:45

Pelo menos metade dos carros na grelha ainda estão acima do peso mínimo estipulado, como é o caso da Red Bull Racing que continua os seus esforços para reduzir o peso do seu carro.

O líder do campeonato do mundo está a construir um monocoque novo e mais leve e, portanto, precisa de passar novamente pelo procedimento completo dos testes de colisão do chassi da FIA ​​​​​.

O principal objetivo é aproximar-se ao peso do F1-75 da Ferrari. O carro italiano parece ter um peso alvo perfeito. No entanto, ainda é incerto quando será introduzida o novo monocoque.

De acordo com o Auto Motor und Sport, a Red Bull está cerca de sete quilogramas acima do peso ideal de 798Kg, peso mínimo para os novos carros de Fórmula 1.

No início da época, o peso mínimo era de 795kg, porém as equipas defenderam o aumento de 3 quilogramas porque todos, à exceção da Alfa Romeo, estavam bem acima do peso mínimo. A Red Bull e a Mercedes teriam gostado de ver um aumento na casa dos dois dígitos, pedido que foi rejeitado pela FIA.

A Red Bull tem trabalhado arduamente durante toda a temporada para se aproximar do peso mínimo. A equipa dirigida por Christian Horner considera que a Ferrari é a que está mais próxima desse peso ideal e espera ganhar cerca de dois a três décimos no tempo por volta, assim que tenha o peso mais nivelado por baixo.

Um monocoque mais leve deverá assegurar essa redução de peso. Antes da equipa austríaca poder utilizar esta nova parte no seu carro, a mesma terá de ser submetida a novos testes de colisão por parte da FIA. Por conseguinte, é ainda incerto quando será feita a sua introdução no RB18.

As alterações vão requerer um grande investimento por parte da Red Bull. Teriam de ser construídos cerca de três novos ‘chassis’ que vão ter o custo de cerca de dois milhões de euros cada. Além disso, há que ter em conta o teto orçamental, mas graças à dedução da inflação, o investimento ainda é possível. No entanto, subsistem dúvidas quanto à forma como a Red Bull pode gerir financeiramente este forte investimento.

Para além disso, a FIA não está a facilitar o trabalho à Red Bull, uma vez que, a partir do Grande Prémio da Bélgica, irá verificar mais rigorosamente a flexibilidade dos fundos, o que implica mais trabalho sobre o RB18, que impede a equipa de avançar para o desenvolvimento do carro da próxima época.

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