F1, Nikita Mazepin sobre o acordo de cavalheiros: “É uma competição com duas caras”

Por a 4 Julho 2021 09:58

Desde a chegada de Nikita Mazepin à F1 que o suposto acordo de cavalheiros que vigora na F1 tem sido referido de forma insistente. O russo considera que a F1 tem duas caras no tratamento deste tipo de situações.

O acordo não oficial diz que os pilotos devem respeitar a ordem da fila no último setor, antes da volta lançada em qualificação. Mazepin foi criticado repetidamente por ter quebrado essa regra e pilotos como Antonio Giovinazzi e Nicholas Latifi queixaram-se de terem sido prejudicados pelo comportamento do russo. Ora o que temos visto nas últimas corridas e em especial na corrida de ontem é que o famoso acordo de cavalheiros não é cumprido com regularidade e que até regras que foram acordadas com os comissários são desrespeitadas, o que levou Mazepin a dizer que a F1 tem duas e que as mesmas situações são vistas de forma muito diferentes, dependendo dos intervenientes e deu o exemplo do que vimos ontem na Q2:

“Todos fizeram um grande alarido até chegar a um ponto em que eu não sabia muito sobre a qualificação em si na Fórmula 1”, disse ele. “Foi a minha primeira de sempre e também nunca corri numa categoria em que isso fosse aplicado ou discutido. E como recém-chegado à Fórmula 1, isso não é discutido no briefing dos pilotos ou em qualquer outra reunião com pilotos incluídos. “Mas eu apenas penso que a F1 é um mundo com duas caras e se tiveres um grande nome com montes de campeonatos conquistados, as tuas ações são menos criticadas do que se não tiveres.”

“No briefing dos pilotos, o nosso diretor de corrida estabeleceu novas regras, dizendo que tínhamos de ganhar a posição na Curva 8 e que não estava autorizado abrandar nas Curvas 9 e 10, o que significava que tínhamos de manter a velocidade naquelas duas curvas. O que vi acontecer na Q2, e o incidente [entre Alonso e Vettel], é exatamente o oposto. Todos os pilotos são humanos, podem ser apanhados o que aconteceu. Só precisam de aplicar as mesmas regras a todos e então sim as coisas correrão bem”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado