F1: Nelson Piquet condenado a pagar 953 mil dólares por comentários contra Lewis Hamilton

Por a 25 Março 2023 09:55

Foi uma das polémicas do ano passado. Nelson Piquet foi alvo de muitas críticas e de um processo judicial por comentários proferidos numa entrevista. Com o processo concluído, Piquet terá de pagar 953,050 dólares por danos morais pelos comentários racistas e homofóbicos.

As declarações já tinham alguns meses, mas foram repescadas a meio do ano passado e motivaram uma declaração pública por parte da F1. Num podcast brasileiro, Nelson Piquet comentou o incidente de Silverstone entre Lewis Hamilton e Max Verstappen de 2021. Piquet usou o termo “neguinho” para se referir ao piloto britânico, quando comparava o incidente de 2021 com o incidente entre Ayrton Senna e Alain Prost:

“O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. “

Num outro clip que surgiu mais tarde, Piquet usou linguagem racista e homofóbica contra Hamilton numa entrevista em podcast ao descrever como Hamilton falhou o campeonato de 2016 a Nico Rosberg.

As queixas foram feitas por quatro grupos de direitos humanos, incluindo a Aliança Nacional LGBT+ do Brasil, que queria que Piquet pagasse 10 milhões de Reais Brasileiros por alegados danos morais.

O ex-piloto brasileiro terá assim de pagar uma avultada multa no que é o capítulo final de uma polémica que já no ano passado tinha motivado o seguinte comunicado de Piquet:

“Gostaria de esclarecer as histórias que circulam nos ‘media’ sobre um comentário que fiz numa entrevista no ano passado. O que eu disse foi mal pensado, e não faço nenhuma defesa disso, mas vou esclarecer que o termo usado é aquele que tem sido ampla e historicamente usado coloquialmente no português brasileiro como sinónimo de ‘cara’ ou ‘pessoa’ e nunca teve a intenção de ofender. Eu nunca usaria a palavra de que fui acusado em algumas traduções. Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele. Peço desculpas a todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um piloto incrível, mas a tradução em alguns órgãos de comunicação social e que agora circulam nas redes sociais não está correta. Discriminação não tem lugar na F1 ou na sociedade e estou feliz em esclarecer os meus pensamentos a esse respeito.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
breno_mascarenhas2020_hotmail_com
breno_mascarenhas2020_hotmail_com
1 ano atrás

Grupos de “direitos humanos” apenas querendo ganhar tal “indenização”. Simplesmente oportunistas, Piquet nada disse de ofensivo. Lewis Hamilton nem é parte em tal processo.

howell
howell
1 ano atrás

E é com isto que o mundo se preocupa.Um termo que no Brasil até pode ser uma “ternura” e que aqui, no máximo, foi uma ironia.
Te cuida Piquet que se os da liga dos gays e bichas (não é uma ofensa, é uma qualificação, que fique claro) ainda se vão lembrar que um dia deste a entender que o Senna era viado.

Pity
Pity
1 ano atrás

Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele, costuma-se dizer. Eu até posso acreditar que o Piquet não disse o que disse com má intenção embora, sendo sogro do Max, ponho algumas reticências, mas sendo figura pública, tinha obrigação de ter mais cuidado com as palavras. As mesmas palavras, por vezes, têm conotações diferentes conforme o país. Um bom exemplo é a palavra “rapariga”, normal em Portugal, mas com um péssimo significado no Brasil. Quando se trata de tradução, a questão é ainda mais complicada e terá sido esse o caso.

malhaxuxas
malhaxuxas
1 ano atrás

Pois está visto que a justiça “letra minúscula, sim!”, brasileira é lulista, esquerdista, wokista.. Nada a haver com LHamilton. O castigo é por Piquet apoiar Bolsonaro. Limpinho. E dizem-se defensores da democracia esses marxistas ignorantes.

driver-on-track
driver-on-track
1 ano atrás

já não se pode apenas ser homem…. enfim… coisas de grupos gays e afins que querem impor as suas escolhas a todos.. não percam o vosso tempo com um macho alfa como o Piquet… vão atrás do tipo do arco iris e seus seguidores….

Titaniiium
Titaniiium
1 ano atrás

Uma autentica estupidez…neguinho nem é palavra digna de dicionário. Se fosse negrinho ainda o traduziam para “black guy” ou “small black” ou o que raio quiserem. Agora isto…realmente… (Alguem anda a lucrar com isto)

leandro.marques
1 ano atrás

Comentário contra ou comentário sobre? Jornalismo informa, não opina.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 ano atrás

Os comentários dizem muito sobre como vai o mundo. A notícia fala sobre um homem que é conhecido por não gostar nada de Hamilton e fez um comentário de muito mau tom contra um multi-campeão, apenas por este lutar com o seu sogro. Usou um termo racista e pagou por isso. Simples. Quem anda a testar as àguas por vezes afoga-se, costuma-se dizer. Mas por alguma razão vários comentários fazem ataques a gays, com termos vergonhosos como “bicha” e “viado”. Outros falam de política, numa tentativa de fazer a discussão sobre os direitos humanos dos grupos minoritários algo político, quando… Ler mais »

Last edited 1 ano atrás by Frenando_Afondo™
Scirocco
Scirocco
1 ano atrás

Piquet pagou pela imprudência dos comentários. Quando se é figura publica e se está a dar uma entrevista, que por definição será publica, mais razão ainda para se ter cuidado com aquilo que se diz. Pode-se argumentar o que se quiser mas a denominação “neguinho” é um estratificação de um grupo social para caracterizar, de uma maneira não positiva um grupo de pessoas. Não se usa a palavra Branquinho por oposição e isso já é dizer muito. Quanto á parte dos comentários homofóbicos não conheço, mas a avaliar pelos comentários aqui escritos, temos aqui alguns machos “alfa” (o que quer… Ler mais »

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado