F1: Mercedes mais perdida desde a morte de Niki Lauda?

Por a 27 Março 2023 12:30

Niki Lauda faleceu em 2019 e, apesar de ser apenas presidente não-executivo da Mercedes, a sua presença na equipa era mais importante do que se pensava. Toto Wolff admitiu que se sente saudades do mítico austríaco e da forma como trabalhavam.

Poderia pensar-se que Niki Lauda era apenas uma figura de corpo presente na Mercedes, mas a sua importância na estrutura foi confirmada quando o austríaco faleceu, em maio de 2019. Desde essa altura que a força da Mercedes tem diminuído. Coincidência?

“Sentimos saudades do Niki porque [ele] sempre simplificou as coisas para o que realmente importava”, disse o diretor da equipa da Mercedes. Tenho de pensar no que ele teria dito, e como teria posicionado [as coisas]. Nós os dois trabalhámos bem juntos nesse sentido, pois por vezes a simplificação excessiva pode levar-nos diretamente aos resultados”.

Lauda era importante na forma como comunicava para dentro e para fora. Era duro no discurso quando tinha de ser, e expansivo nos elogios nos momentos certos. Mantinha os pilotos motivados e conseguia granjear a harmonia necessária para uma equipa ter sucesso. Com a sua morte, a Mercedes perdeu muito, Toto Wolff perdeu muito. Junta-se a isso as várias saídas da equipa e o inevitável fim de ciclo que sempre acontece e temos agora uma Mercedes menos forte. Lauda desempenhou um papel importante na equipa. Uma figura insubstituível que deixou um vazio que ainda hoje se nota.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Phil1971
Phil1971
1 ano atrás

Só quem o conheceu como piloto e quem acompanhou a sua carreira e história percebe facilmente que a Mercedes perdeu um dos seus pilares.

2020
2020
1 ano atrás

A Ferrari tb já perdeu alguns pilares e está como está…
Perdeu-se uma referência no automobilismo, a Mercedes nem por isso.

NOTEAM1
NOTEAM1
1 ano atrás

Não quero retirar importância ao papel do Lauda dentro da estrutura da equipa, mas a verdade é que não passava por ele a criação dos carros que dominaram a modalidade.
Nesse sentido, acho que a perdas do Eric Blandin e do Enrico Balbo, para a Aston Martin e Red Bull respectivamente, ambos engenheiros reputadíssimos, tenha feito muito mais mossa.
O Lauda foi conselheiro eficaz, isso teve certamente a sua importância, mas não é a sua perda que torna a Mercedes menos competitiva em pista.

garantia4
garantia4
1 ano atrás

O domínio da MB na F1 teve tudo a ver com os regulamentos. Desde a sua feitura ” debaixo da mesa”, com anos de antecedência, até ao regime sancionatório que garantiu sempre o seu respeito, esmagando, com a colaboração directa, directi’ssima da fia ou da pirelli /, e a parcialidade e silêncio da imprensa em geral, quem se atrevesse a desafia’- los. O Lauda, que tinha a cabeça na MB, mas o coração na Ferrari ( até o seu último desejo foi censurado pela mesma imprensa ) teve um papel de relevo na gestão das relações humanas, digamos assim, pilotos… Ler mais »

canam
canam
1 ano atrás

A Mercedes, marca que até nem se associava a desporto, dominou duma forma insolente durante 10 anos. Que é que eles querem mais ?

2020
2020
Reply to  canam
1 ano atrás

Funcionários na FIA com acesso a documentos técnicos, alteração de regras a 1/2 da época sempre a seu favor e lixar os adversários diretos custe o que custar…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado