F1: Mercedes e Susie Wolff respondem à investigação da FIA

Por a 6 Dezembro 2023 10:03

Já tinha sido notícia no final da semana passada a preocupação de alguns chefes de equipa face a Toto Wolff e Susie Wolff. Havia relatos sobre o potencial conflito de interesses entre o chefe de equipa da Mercedes e a diretora-geral da F1 Academy – subsidiária da Fórmula 1.

A edição de dezembro da revista Business F1 dá conta desta situação, reportando ainda que Toto Wolff alegadamente recebeu informações confidenciais da FIA sobre a análise aos limite de custos da temporada de 2021, passando a ser do conhecimento dos órgãos de comunicação social antes de todas as outras terem tido acesso aos resultados, incluindo a Red Bull que foi considerada culpada de infringir o regulamento financeiro e ter sido sancionada pela entidade federativa. 

Esta desconfiança terá surgido após comentários feitos por Toto Wolff numa reunião de diretores de equipa, com informação que, alegadamente, apenas poderia ter vindo da FOM.

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem terá sido pressionado e pediu uma investigação sobre isso. A declaração da FIA na publicada hoje, que não mencionava nomes, dizia: “A FIA está ciente da especulação dos media centrada na alegação de que informações de natureza confidencial foram passadas a um diretor de equipa de F1 por um membro do pessoal da FOM. O Departamento de Conformidade da FIA está a analisar o assunto”.

Susie Wolff respondeu nas redes sociais à investigação iniciada pela FIA:

“Sinto-me profundamente insultada, mas infelizmente não estou surpreendida com as alegações públicas que foram feitas esta noite. É desanimador que a minha integridade esteja a ser posta em causa desta forma, especialmente quando parece estar enraizada num comportamento intimidatório e misógino e se centra no meu estado civil e não nas minhas capacidades.

Ao longo da minha carreira no desporto automóvel, encontrei e ultrapassei inúmeros obstáculos e recuso-me a deixar que estas alegações sem fundamento ofusquem a minha dedicação e paixão pela Fl Academy.

Como mulher neste desporto, enfrentei a minha quota-parte de desafios, mas o meu empenho em quebrar barreiras e abrir caminho para o sucesso das gerações futuras permanece inabalável.

Rejeito com toda a veemência estas alegações.”

Também a Mercedes respondeu nas redes sociais ao sucedido:

“Registamos a declaração genérica da FIA desta noite [ontem], que responde a alegações infundadas de um único meio de comunicação social, e o briefing extraoficial que a associou ao Chefe de Equipa da Mercedes-AMG F1.

A equipa não recebeu qualquer comunicação do Departamento de Conformidade da FIA sobre este assunto e foi uma grande surpresa tomar conhecimento da investigação através de uma declaração dos meios de comunicação social.

Rejeitamos totalmente a alegação contida na declaração e a cobertura mediática associada, que injustamente impinge a integridade e a conformidade do nosso Diretor de Equipa.

Como é óbvio, convidamos o Departamento de Conformidade da FIA a enviar uma correspondência completa, rápida e transparente sobre esta investigação e o seu conteúdo”.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scirocco
Scirocco
5 meses atrás

Resposta previsivel por parte da S. Wolff, que em vez de esgrimir os argumentos que estavam em discussão, vêm brandir a bandeira do feminismo e da suposta luta que teve até agora por ser mulher. Este é evidentemente um tema importante, mas que claramente não têm nada a ver com as queixas em questão. Se ela (e a Mercedes através do Toto Wolff) e a FIA ainda não perceberam as regras do conflito de interesses é realmente de espantar. Pessoalmente sou obrigado a declarar participação, caso seja essa a situação, em empresas que indirecta ou directamente possam chocar com os… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  Scirocco
5 meses atrás

Muito bem ! É elementar que as qualidades, as competências e os “defeitos” de uma pessoa devem ser avaliadas em igualdade, seja mulher ou homem. Sair com esta treta é vergonhoso e ofensivo face a quem realmente sofre discriminações ou é intimidado só por ser mulher. Ela é riquíssima, poderosa, tem as melhores ligações em todas as áreas em que se move. E o que é que a acusação de troca de informações e conflito de interesses tem a ver com ser homem ou mulher ?! E apetece dizer, ela ter imediatamente jogado a carta ” sou uma mulher “,… Ler mais »

Pity
Pity
5 meses atrás

Pelos vistos, os visados ainda não foram notificados da investigação pelo investigador, souberam por um OCS. Mas não é só em Portugal que se passam coisas dessas?
PS: Fábio Mendes, será que queria escrever “atinge”? É que “impinge” não faz sentido.

canam
canam
5 meses atrás

Independentemente deste caso em concreto, na minha opinião a F1 teria um ambiente muito mais desanuviado sem a presença deste mr. Wolf. As atitudes dele ao longo dos anos falam por si. Tudo melhorava.

letsme
5 meses atrás

Se a Mercedes vier a ter alguma equipa na F1 Academy, parece-me bastante óbvio que a Susie tenha de sair (parece-me impossível ser o Toto a abdicar porque além de diretor de equipa, é co-proprietário). Atualmente, não tendo qualquer equipa, também poderá haver um conflito de interesses, uma vez que havendo troca de informações, a Mercedes pode decidir pela entrada ou não com informações privilegiadas. Não quer dizer que aconteça mas o principal nestas questões é: o que é que será que os outros pensam da minha decisão/situação? Esta é a questão que os envolvidos devem colocar. A mulher de… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  letsme
5 meses atrás

Cada equipa apadrinhará uma piloto.

917/30
5 meses atrás

Pode dar as voltas que quiser, falar em quebrar barreiras, em misogenia, alegar o facto de ser mulher etc. etc., isto resume-se a uma coisa: conflito de interesses, tudo o resto é conversa da treta! “À mulher de César não basta ser honesta, é preciso parecer honesta”…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado