F1: McLaren corre risco de insolvência

Por a 23 Junho 2020 13:45

A situação financeira da McLaren continua muito complicada e agora depende dos tribunais britânicos para evitar uma possível insolvência.

A McLaren desde o início da pandemia que foi a primeira equipa de F1 a dar sinais de que poderia ter problemas, colocando o seu staff em layoff. Mas os rumores das dificuldades mantiveram-se com a possibilidade de hipotecar o seu espólio de carros de competição e até o McLaren Technology Center para garantir a liquidez necessária.

O plano para fazer face às dificuldades surgiu há alguns dias e passava pela venda de ações da marca (até 30%). Esta necessidade não se deve à equipa de F1, que no ano passado apenas correspondeu a pouco mais de 12% da receita do grupo, mas sim à divisão dos supercarros que correspondeu a mais de 83% da receita (1.7 mil milhões de euros). A McLaren já tinha recebido uma injeção de capital dos acionistas depois de uma reestruturação da divisão dos supercarros e da própria equipa de F1, mas a chegada da Covid-19 implicou que esse dinheiro fosse canalizado para manter a empresa.

Assim a McLaren precisa de dinheiro para pagar aos fornecedores pelo material usado para fabricar os carros de estrada feitos antes da pandemia. Como as vendas caíram de forma significativa (apenas 307 carros vendidos contra os 953 no mesmo período do ano passado), a estrutura ficou sem a liquidez necessária para pagar fornecedores e assim continuar a laborar.

A necessidade levou a que a McLaren preparasse a venda das ações, mas os proprietários dos títulos da empresa recusaram a ideia e propuseram uma solução diferente algo que não foi aceite pela McLaren que assim colocou uma ação em tribunal para que os títulos fossem cedidos para assim proceder a venda.

O processo tem de ser feito com a máxima celeridade pois a McLaren já avisou que corre o risco de se tornar insolvente se esta solução não for aprovada pedindo que a ação judicial seja concluída em 17 para que o negócio possam avançar. É assim preocupante a situação da McLaren que tem pouco tempo para encontrar uma solução.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
21 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jem
jem
3 anos atrás

Há aqui algo muito mal contado. A diferença de carros vendidos (cerca de 650) não justifica o que se tem vindo a conhecer. Nem que cada carro custasse 1 milhão, que não custa, muito menos em preços de fabrico, se aproximam dos valores do buraco que tem sido divulgado. Salvo se a McLaren perder muito dinheiro em cada carro. Certo é que o Zak tem andado muito calado, depois de semanas eufóricas.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  jem
3 anos atrás

Não vos entendo, andaram anos a chorar que a F1 era caríssima, que tinha de mudar, que o tecto orçamental tinha de ser imposto, que assim não pode ser, que a continuar assim vai ser a fórmula Mercedes/Ferrari/RB. Zak veio defender que essa medida fosse implementada o mais depressa possível e agora é criticado por isso? ok lol

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

O homem não fez uma única crítica ao Zak!

*RPMS*™
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Isto é apenas o Frenando_Afondo a ser Frenando_Afondo…não dá para mais!

Lol
Cumprimentos

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
3 anos atrás

Isto está bonito, está…

Lisboa
3 anos atrás

Para quem quiser entender o porquê dos problemas da McLaren (que já aqui expôs) e entender inglês, deixo aqui um link do YouTube que explica em excelente detalhe os problemas que a marca inglesa vive.

https://youtu.be/H7qpUqwLS9o

McFamba
McFamba
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Excelente video, impressionante a falta de “quality customer service” de uma marca tão refinada e importante, por sinal a minha equipa de F1 desde os anos 60. Fico contente por o meu segundo carro ser um AX de 1995… 25 anos “ago”, este mês!

831ABO
831ABO
Reply to  McFamba
3 anos atrás

Conserve o seu AX mais uns anitos, que em 2025 já será um clássico. É um dos carros mais divertidos de conduzir que conheço.

McFamba
McFamba
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Sem duvida! Obrigado.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Eu teci o meu comentário com base no que ele disse e muitos outros partilham dessa opinião. O canal dele é muito bom.

gearless02
gearless02
3 anos atrás

Infelizmente tinha razão… esperemos um “milagre”.
Claro que os tempos mudam, uns adaptam-se melhor do que outros, mas se a McLaren desaparecer, perde-se uma parte muito grande do legado da F1.

F1_4ever
3 anos atrás

Por esta altura o Daniel Ricciardo já deve estar a pensar será que vou sair da “m…a” para me meter no “c…..ão” ???

831ABO
831ABO
Reply to  F1_4ever
3 anos atrás

Há que lhe reconhecer a capacidade de fazer boas escolhas…

chicanalysis
Reply to  831ABO
3 anos atrás

ALonso II

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  chicanalysis
3 anos atrás

Eu ia escrever isso exactamente!
Ao menos o Alonso conseguiu meter dois ao bolso antes de começar a meter água.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Pois, a pandemia veio na pior altura, quando começaram a reestruturação, que implica sempre gasto de dinheiro… A juntar a isso temos sempre os accionistas gananciosos que não querem perder poder dentro da estrutura, então não querem vender acções. Continuem assim e acabam por se lixar todos. Claro que a maior parte dos accionistas não deve perder nada porque sempre têm maneira de dar volta à marosca, quem se lixa à grande são sempre os empregados, que são os primeiros a ser sacrificados.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

A pandemia é uma construção metafísica da esquerda. Não existe e eu provo-lhe.
Já provei.

lc
lc
3 anos atrás

Fabricar carros de Estrada..foi um erro (entre outros).A Mercedes enterrou muito dinheiro na Mclaren,nova fábrica ,multas etc chegou a ser o maior acionista 40% ..e quando faziam uma Sugestão sobre um piloto ou outra coisa era complicado havia sempre muita Arrogância..e em 2009 a Mercedes …disse basta.

pica
pica
3 anos atrás

Para afastar o Ron Dennis de vez da Mclaren os accionistas votaram em comprar de volta as acções mas quem pagou tudo foi a McLaren . Quem votou a favor que comprasse as acções com o próprio dinheiro . Para mim toda esta situação financeira da McLaren não passa de uma jogada para adquirir ou comprar esses 30% das acções por uma quantia irrisória. E lembro certas pessoas aqui no Forum que o zak é o CEO da equipa de F1 não é da Automotive nem é do grupo McLaren é só do departamento de F1. Como fan da McLaren… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
3 anos atrás

É o que dá fabricar mais carros que a procura e depois estes ficam a apodrecer nos stands, o que leva à degradação que causa potenciais problemas futuros a nível de fiabilidade. Para não falar na confusão que é a frota da Mclaren, que faz com que ninguém entenda bem o mercado e evite comprá-los com medo que desvalorizem.
Resumindo, a gestão tem sido péssima.

driver-on-track
driver-on-track
3 anos atrás

então ???? os latinos é que são mau gestores ??? Muito gostava de ver a cara do Ron se tal vier a acontecer…..os que queriam ultrapassar a scuderia e nem as taças davam aos pilotos….. estão agora assim ??? e os super -carros são afinal super flops… é só rir…. tic-tac clock-strikes….

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado