F1: Max Verstappen poderá trocar de motor em Sochi

Por a 21 Setembro 2021 19:15

Max Verstappen já tem uma penalização garantida em Sochi, depois do incidente com Lewis Hamilton em Monza, mas poderá não ficar só por aí. A Red Bull está a ponderar trocar de motor em Sochi numa pista onde poderá ser mais simples para Verstappen recuperar posições.

Depois do incidente em Silverstone, tornou-se inevitável que Verstappen fosse penalizado por troca de motor, pois o segundo motor que estava a ser usado por altura do acidente no GP da Grã Bretanha fez poucos quilómetros e não pôde mais ser usado. Com o terceiro motor já em uso, seria praticamente impossível cumprir o resto da época com a mesma unidade, pelo que a equipa começou a planear a troca, que poderá acontecer já em Sochi. Apesar de ser uma pista que apenas viu carros da Mercedes no primeiro lugar, é aquela que permite mais ultrapassagens e largar do fim da grelha poderá não ser tão problemático. Mais ainda, com a chuva que é esperada, Verstappen poderia recuperar mais facilmente, ele que é um dos melhores neste tipo de condições.

Em declarações à RacingNews365.com, Horner admitiu que a troca poderá ser feita em breve e que a equipa avaliará a situação depois da qualificação em Sochi:

“É inevitável que vamos sofrer uma penalização; temos provavelmente uma janela de três ou talvez até quatro pistas para o fazermos”, disse Horner. “Temos a capacidade de o fazer; se vamos ou não depende realmente de onde estamos no sábado, algo que poderá acontecer em Sochi”, disse Horner. “Por isso, tomaremos essa decisão mais perto da hora”.

“Infelizmente, [o dano no motor usado em Silverstone ] está numa parte estrutural, pelo que seria muito difícil fazer uma reparação”, explicou ele. “Aquele motor tem muito pouca quilometragem, por isso olhámos para ele possivelmente como um motor de sexta-feira, mas infelizmente é improvável”.

Helmut Marko afirmou que a mudança não tem de acontecer necessariamente em Sochi:

“Temos de substituir o motor nas próximas corridas devido aos danos em Silverstone. Isso não tem necessariamente de acontecer em Sochi – mas pode acontecer. Esperaremos pela qualificação, pelas condições climatéricas – e depois decidiremos. A mudança de motor pode ser possível se as possibilidades de ultrapassagem nos derem uma hipótese de pontos, se começarmos atrás. Mas graças a Deus a ultrapassagem é possível em Sochi. Veremos como a velocidade será comparada à Mercedes e depois a estratégia do nosso lado será baseada nisso”.

O facto de a pista em Sochi ter sorrido invariavelmente à Mercedes nos últimos anos não desempenha um papel nesta época, de acordo com Marko. “Isso já não é relevante, porque este ano recuperámos muito terreno e fomos competitivos em quase todas as pistas”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Então deveriam acrescentar 10 segundos quando fosse o primeiro pit-stop. Porque o piloto provoca um acidente, estraga a corrida do rival, ganha com isso porque impediu o rival directo de pontuar e agora chega a próxima corrida e é como se não tivesse penalização.

E onde andam o Horner e o Marko? Como é que ainda não pediram um race ban para o Max após a tentativa de assassinato a Hamilton em Monza? (lol)

Last edited 2 anos atrás by Frenando_Afondo™
Marte
Marte
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Tens uma ligação dos intestinos ao cérebro!

piquet
piquet
Reply to  Marte
2 anos atrás

Ó Marte porque não te calas!!!!

anathos-portugalgmail-com
anathos-portugalgmail-com
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Inteiramente verdade. O ladrão é beneficiado.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

A FIA tem provavelmente que escolher um critério, e é mais correcto penalizar em corrida, do que penalizar com lugares na grelha. É injusto para o Hamilton mas a RedBull faz bem em aproveitar. Já a chuva que se espera pode ser o que falta para ainda lutar pela vitória. Depois de beneficiado na chuva de SPA muito provavelmente também o será em Sochi, mas o desporto é assim. Em Silverstone o Hamilton conseguiu manter-se em pista sem danos e ganhar. Podia ter ficado ali também .

Pity
Pity
2 anos atrás

Se chover, como parece que vai, será a melhor opção?

pokeralho46
pokeralho46
Reply to  Pity
2 anos atrás

Ainda será melhor para o holandês!

Pity
Pity
Reply to  pokeralho46
2 anos atrás

Não sei se será. Ele é muito bom na chuva, mas partir lá de trás com piso molhado, é mais complicado. Por outro lado, se partir longe do Bottas, tem mais hipóteses de sobreviver à primeira volta 🙂
Não me lembro se já tivemos alguma corrida com chuva em Sochi.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
2 anos atrás

Depende do que realmente acontecer no Domingo. Com chuva, num circuito citadino, e com as características de Sochi, o mais provável é existir safety-car. Sair de último até pode ser uma vantagem se tem realmente que trocar de motor. Pode andar sempre perto dos da frente, e se for rápido nas ultrapassagens até pode lutar pela vitória.

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
2 anos atrás

Se chover o mais provável é irem adiando a corrida (de preferência de 10 em 10 minutos) depois cancelam-na e distribuem-se metade dos pontos com base nas posições da grelha de partida!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado