F1, Max Verstappen: “Não é correto correr num país em guerra”

Por a 24 Fevereiro 2022 13:45

Se Sebastian Vettel parece ter já tomado de não correr na Rússia, caso a F1 não cancele o GP da Rússia, outros pilotos não tomaram ainda uma posição clara. Max Verstappen, Charles Leclerc e Fernando Alonso não quiseram tomar uma posição vincada.

Verstappen afirmou o seguinte: “Quando um país está em guerra, não é correto correr lá. Mas não se trata do que eu penso, mas sim o que o paddock todo decidirá”.

Já Fernando Alonso distanciou-se ainda mais: “Penso que a decisão será tomada pela Fórmula 1. Nós, como pilotos, temos uma opinião, que certamente é igual para todos, mas não temos o poder de decidir sobre estas coisas.”

Também Charles Leclerc não se quis alongar nos seus comentários: “Penso que teremos de falar sobre o assunto. Não quero entrar em demasiados detalhes porque não tenho toda a informação sobre o que se está a passar. É muito triste, especialmente em 2022. Tomaremos uma decisão, a Fórmula 1 provavelmente tomará uma decisão com mais informação do que nós”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Não me chateies
Não me chateies
2 anos atrás

São os hipócritas a falar, só o Vettel tem decência. A Haas devia ser suspensa até cancelar os patrocínios russos.

Pity
Pity
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

A histeria não é boa conselheira. Devem-se tomar medidas contra a Rússia, concordo, mas medidas com pés e cabeça, que prejudiquem a Rússia e não terceiros.

JMHP
JMHP
Reply to  Pity
2 anos atrás

Tem toda a razão, mas…. Tendo em conta a resposta do MNE Russo ao seu homologo Sueco durante uma reunião recente.. “Estamos a cag#r para as sansões que ai vem..”, não me parece que as “medidas com pés e cabeça” surtam o efeito desejado.

ri04071736
ri04071736
Reply to  JMHP
2 anos atrás

Eles estao-se a cag@r ate ao dia que 80% do mundo corte o financiamento e va direito ao dinheiro do Putin…Eles querem uma guerra rapida porque nao tem dinheiro para uma longa guerra.
F1 tem que deixar de ser a merd que é e marcar uma posicao firme.
So o Vettel teve tomates para falar, e o Hamilton anda a dormir ele que gosta tanto de defender as “minorias” a liberdade a igualdade… Tera tomates para nao por os Pés na Russia?

Pity
Pity
Reply to  ri04071736
2 anos atrás

A questão não é só terem dinheiro, é terem onde comprar o que lhes faz falta. Se a maioria dos países cortar por completo as exportações para a Rússia, os russos vão sofrer bastante, já que a sua maior produção é petróleo e gás. Putin quer a Ucrânia, porque essa foi sempre o celeiro da Rússia.
Quanto ao Hamilton, será que lhe foi perguntado alguma coisa? Os pilotos não costumam dirigir-se aos jornalistas, mas sim estes aos pilotos.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Pity
2 anos atrás

As medidas contra a Rússia tem de passar por medidas contra os seus cidadãos. Faz todo o sentido fazer restrições económicas mais genéricas ou mesmo de publicidade. Como fez o Schalke 04 com a Gazprom.

Pity
Pity
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

O que eu estou a ver, é que a Haas corre o risco de nem iniciar a época, se for obrigada a perder o patrocínio russo. Se fosse ao Gene Haas, ia já negociar a venda da equipa ao Andretti.

JP INAU
JP INAU
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

A equipa é americana, com sede em Itália, o patrocinador é de origem russa, mas o desporto está acima da politica (ou deveria estar). Terá que cancelar o patrocinio russo, se isso estiver incluido nas sanções a aplicar pelos EUA, EU, Italia, ONU e eventualmente A F1 e a FIA.

js1970
js1970
2 anos atrás

Tens toda a razão… Assim como não é correto teres sido campeão da forma como fostes!!!

pintinha
pintinha
Reply to  js1970
2 anos atrás

1000% 👍
Menino faca-se homenzinho e deixe-se de criancices … diga, calaramente se vai ou não correr na Rússia….
Mas como já tem aescola toda de HM e CH … de manhã e verdade, a tarde é mentira e a noite não sabe… boy 👦.

anibalrusso
anibalrusso
2 anos atrás

Vamos ver a sequencia desta coisa.
Mas uma coisa é certa, idiotas uteis sempre existiram e fizeram o caminho sabujo em nome de uma pretensa neutralidade.
Força Vettel.

Lagaffe
Lagaffe
2 anos atrás

Admiro a ação imediata do Vettel mas é bom recordar que não tem qualquer aspiração ao título. E isso facilita. Se estivesse na Ferrari ou na Red Bull a lutar pelo campeonato não seria tão rápido.
Os outros estão a ser mais prudentes, como sempre foram em outras causas, como o racismo.

Pedro_Slipknot
Pedro_Slipknot
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Por que raio afirma que o Vettel não tem qualquer aspiração ao título? Novas regras, novos carros, qualquer equipa pode e deve ter aspiração a ser campeã! Se quiser dizer que poderá ter mais ou menos chances é uma coisa, agora afirmar o que afirmou parece-me precipitado. A Brawn GP eventualmente tinha as mesmas aspirações que tem a AM e foi campeã

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Pedro_Slipknot
2 anos atrás

A Brawn até teria menos. Em teoria tens razão mas vamos ser realistas. Nenhum dos pilotos da Brawn chamava-se Brawn….Se o Austin Martin for uma máquina, o Vettel vai ser afastado para dar todo o espaço ao Stroll.
O Vettel não está na AM para ganhar campeonatos. Está lá para ajudar a equipa a cescer e permitir lançar o Stroll jr.

zbranco
zbranco
2 anos atrás

Aplaudo o Vetel pela atitude vincada que tomou mas também compreendo que está numa posição mais fácil que estes para a tomar.
Para mim não há duvida que não se deve realizar o GP e deve ser uma resposta unanime de toda a F1 de não aceitar correr num país liderado por um louco imperialista.
Também deveriamos considerar se aceitamos correr na Arábia Saudita, país financiador de terroristas como forma de manter o poder, ou aqueles onde Direitos Humanos não têm tradução para a lingua local…

JP INAU
JP INAU
2 anos atrás

Estranho Hamilton não tomar já uma posição. Será que finalmente temos a prova da sua hipocrisia, e que afinal para ele apenas Black Lives Metters?

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado