Max Verstappen criticou a implementação das “regras papaia” pela McLaren, um conjunto de ordens de equipa destinadas a gerir as agressivas batalhas em pista de Lando Norris e Oscar Piastri. O termo confundiu muitos, incluindo Verstappen, que o chamou de “absurdo” e sugeriu que a McLaren deveria ter gerido os seus pilotos de forma mais eficaz.
A regra provou ser ineficaz, nomeadamente no Grande Prémio de Itália, onde uma ultrapassagem de Piastri a Norris na primeira volta levou indiretamente à vitória de Charles Leclerc. Apesar de a McLaren ter um carro forte ao longo da época, Verstappen acredita que a forma inconsistente como lidou com os pilotos e as estratégias impediu Norris de lutar pelo título de pilotos.
Verstappen reconheceu o sucesso da McLaren em garantir o seu primeiro campeonato de construtores desde 1998, mas observou que eles precisam melhorar a consistência para competir por campeonatos individuais. Concluiu que, se a McLaren tivesse gerido melhor as coisas, Norris poderia ter conquistado o título de pilotos.
“Esta é outra coisa sem sentido”, disse Verstappen ao Viaplay. “A que é que isso se refere? Regras da papaia… Não há qualquer utilidade para isso. Eles deviam ter resolvido tudo muito mais facilmente e melhor como equipa. Eles tinham um carro ótimo este ano. Mas acho que também ficou claro que eles ainda tinham muito a aprender para competir consistentemente. É claro que se saíram bem no campeonato de construtores. Mas para o campeonato de pilotos também se podiam ter preparado muito melhor.”
Se a equipa e os seus pilotos tivessem tido um desempenho mais consistente, Verstappen está confiante de que Norris teria conquistado o título de pilotos. “Sim, isso também”, concluiu Verstappen.











