F1: Max Verstappen junta-se a Piquet, Senna e Prost

Por a 13 Dezembro 2021 18:00

Com o título conquistado ontem, Max Verstappen juntou-se a uma lista restrita e com nomes que todos respeitam. O neerlandês foi o quarto piloto a conquistar um título com a Honda, juntando-se a Nelson Piquet, Ayrton Senna e Alain Prost.

A Honda tem uma história digna de ser contada na F1, mas o número de sucessos não é tão grande quanto os mais distraídos possam imaginar. Em 481 GP a Honda conseguiu, 89 vitórias, 90 poles, 223 pódios, seis títulos de construtores e seis títulos de pilotos. Na longa história da Honda, apenas quatro pilotos venceram o título com a marca japonesa: Nelson Piquet (1987), Ayrton Senna (1988,1990,1991), Alain Prost (1989) e agora Max Verstappen (2021).

Verstappen passa a ser um dos nomes mais importantes da história da Honda. Além de se ter juntado a Richie Ginther, John Surtees, Keke Rosberg, Nigel Mansell, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Alain Prost, Gerhard Berger, Jenson Button (onde também encontramos Pierre Gasly e Sergio Pérez), com 15 vitórias (13.35% das vitórias da Honda), junta-se a restrita lista de pilotos que festejaram o título de pilotos com motores Honda. Senna foi o piloto que mais venceu pela Honda com 32 vitórias (28.5%) e três títulos, seguido de Prost (11 vitórias, um título ), Piquet (sete vitórias, um título) Mansell (13 vitórias), Rosberg (três vitórias), Berger (três vitórias).

Numa época em que conquistou 10 vitórias, 10 poles, 18 pódios e seis melhores voltas e um título mundial, não é nada mau juntar-se a uma lista de ilustres nomes.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
*RPMS*™
2 anos atrás

E faz uma coisa única entre os “campeões Honda”, é campeão sem ter o carro que vence o mundial de construtores! Convém não esquecer…

Cumprimentos

917/30
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Pois é! Mas olhe que há por aí uns terraplanistas que dizem que o MB foi um “monolugar inferior”…é a chamada teoria sem “afondamento”! loooool

*RPMS*™
Reply to  917/30
2 anos atrás

A dos terraplanistas é bem comparado com a personagem em questão!
Mas olhe que, ainda assim, os terraplanistas conseguem ser menos doentes e obcecados com as suas teorias do que o afondo_ceboladas com as suas tretas… hahahaha

Cumprimentos

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

É o valor do Bottas. Recorda-me o ano de 91 onde durante houve claros períodos de domínio da cada equipa.

*RPMS*™
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Em 91 o Williams Renault já era superior ao McLaren Honda de Senna.
No entanto, o piloto brasileiro era tão superior enquanto piloto que conseguiu que a McLaren também ganhasse o mundial de construtores…

Cumprimentos

norton_folk2021_gmail_com
norton_folk2021_gmail_com
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Sem dúvida, que o Williams era superior, foi a fiabilidade que lhes prejudicou.

JP INAU
JP INAU
Reply to  norton_folk2021_gmail_com
2 anos atrás

Senna dominou os Williams várias vezes em pista, sempre com carro inferior. Este ano até houve bastante equilíbrio entre os carros (com vantagem para a Mercedes), mas Perez foi claramente o piloto que teve o carro menos cooperante, no entanto, fazendo das tripas coração até venceu uma corrida e mostrou a Bottas como se luta por posição em pista, se bem que acho que Bottas já não vai aprender.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Eu até sou adepto do Senna mas penso que há que partilhar louros. No início do campeonato talvez o Willimas fosse superior mas não tinha fiabilidade. E é bom recordar que a Honda e a Shell que fizeram um bom esforço na segunda parte da época para recuperar a diferença.
Agora como todos sabemos que a Williams estava em crescimento por vezes, na minha opinião, não damos o devido valor ao conjunto Mclaren/Honda/Shell.
Cumprimentos.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

A realidade é que o RB foi o melhor monolugar durante dois terços da temporada, por mais que vos custe engolir para justificar narrativas. E já se devem ter esquecido das ajudas do mordomo/aguadeiro/escudeiro/wingman Checo. E de toda a equipa RB. E do génio de Newey. Que por aqui alguns sempre disseram que tirava o mérito aos títulos… hahahaha A diferença no campeonato de construtores chama-se Bottas, lembram-se? Aquele que vocês estavam constantemente a lembrar que não estava “nem sequer em terceiro”? É… hahahaha PS: adoro que vivo nas vossas cabeças rent free… hahahaha A primeira coisa que se lembram… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Frenando_Afondo™
*RPMS*™
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

1º Mercedes 613,5 pontos.
2º RedBull 585,5 pontos.
Eu tenho números factuais para apresentar, tu apenas tens narrativas de terraplanista…

Quanto ao resto, da gente pensar em ti, bom…a gente goza contigo e pensamos em ti, é verdade, mas não ao ponto de andarmos por aqui a copiar e a falsificar o teu nick…ups!!!

Feliz Natal e cuidado com as ceboladas… hahahaha

Cumprimentos

Donadel
Donadel
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Memória seletiva é lixada…
A Red Bull em prelo menos 3 corridas fez o Perez sair dos pontos para “roubar” o ponto da volta mais rápido ao Hamilton. O Perez perdeu tranquilamente entre 20 a 25 pontos por causa dessas jogadas da Red Bull.

917/30
Reply to  Donadel
2 anos atrás

“Memória seletiva é lixada”.Tem toda a razão… quantos pontos perdeu o Bottas por mudar motores como se não houvesse amanhã?

917/30
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

lol “rent free”… essa foi tão cringe…OMG Desde pequeno acho piada a palhaços e tu aqui cumpres esse papel na perfeição. Tens piada no que escreves de tão ridículo que é, e o teu nick é a prova disso. No fundo és aquele que leva com o bolo de chantilly na cara e ainda se ri…loool Essa do “bolo de melão”…é apenas mais um exemplo disso, mas o que importa é que és feliz assim. Feliz natal também e tomara que o pai natal te ponha muito rennie no sapatinho porque este melão holandês vai-te dar uma azia do caraças…

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
JP INAU
JP INAU
2 anos atrás

É o piloto com mais vitórias e mais poles em 2021, e é assim que deve ser o campeão. Até porque foi muito prejudicado com os acontecimentos de Silverstone e Spa. Curioso que depois da barracada de Spa, a FIA ainda não mostrou qualquer iniciativa para mudar o regulamento de forma a não serem atribuídos pontos a uma procissão atrás do andor magnificamente carregado, é certo, pelo grande Bernd Maylander. Congratulo Hamilton que apesar de receber 12,5 pontos, disse que o público devia pedir reembolso do bilhete, ao contrario de um esfusiante idiota que comemorou o 2º lugar como se… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado