F1, Mattia Binotto: “Vamos perceber quem é afetado pela proibição de ‘modos de motor'”

Por a 1 Setembro 2020 13:36

O chefe de equipa da Ferrari, Mattia Binotto, pensa que a proibição dos ‘modos de motor’ nas qualificações pode baralhar a ordem já no Grande Prémio da Itália.

Ao motorsport.com, Binotto falou sobre as expetativas para a corrida no circuito de Monza: “Vai ser difícil. É um circuito onde a potência é importante e nós não somos os melhores nesse ponto”.

“A nova diretiva técnica em relação aos ‘modos de motor’ na qualificação pode afetar algumas equipas. Estou curioso para ver quem e quanto. Em Monza, essa diretiva pode até mudar a ordem”.

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RogerM
RogerM
3 anos atrás

Face à elevada complexidade destas unidades motrizes…e pouca capacidade da FIA em inspeccionar as mesmas (recorrendo a acordos com a Ferrari)…continuo a defender que para se acabar com esta treta de “fluxos de combustível”, controlo da energia libertada pelas baterias, limitação dos modos de potência…a solução passaria por dar às equipas um tecto de potência máximo em KW. Sendo a leitura dos KW medido no veio de transmissão. Rápido e simples.

Last edited 3 anos atrás by Roger M
m42engine
m42engine
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Rápido e simples?? E como controlam em corrida?
Só diz uma coisa dessas quem não sabe sequer como funciona um motor!

inoferreira
Reply to  m42engine
3 anos atrás

Ele sabe, e sabe muito, não vê como ele deu uma ideia rápida e simples, como é que ninguém pensou nisso, só um gênio poderia ter uma ideia tão simples

ma-nac
ma-nac
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

Tb és um hino… Á imaginaçao…

RogerM
RogerM
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

A potência dos motores normalmente é medida à saída da cambota do motor. Perdendo potencia após sair da caixa de velocidades. Ora se o veio de transmissão transmite a potência gerada pela unidade motriz, à locomoção das rodas…o mesmo tem leituras mais fiáveis já incluindo todos os sistemas do carro. Quando o sensor detectasse uma rotação superior ao permitido (rotação que equivale a CV ou KW)…a FIA, poderia ter controlo automático na MGU-H, cortando potência ao carro. Podendo inclusive aplicar penalizações, como fazem quando um carro passa o fluxo de combustível estabelecido.

Last edited 3 anos atrás by Roger M
RogerM
RogerM
Reply to  m42engine
3 anos atrás

Alguma vez desmontas-te um motor? No veio de de transmissão não engana ninguém, pois é após a saída para a caixa de velocidades. Sendo as leituras em tempo real. E se houver “truque” só com o sensor ou no diferencial.

ma-nac
ma-nac
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Aqui, toda a gente percebe de tudo… Na F1 trabalha-se tudo mas o que é impensável… É a diferença… Legal ou ilegal depende de quem der mais jeito.

ma-nac
ma-nac
Reply to  m42engine
3 anos atrás

A corrida é controlada na boxe…

RogerM
RogerM
Reply to  ma-nac
3 anos atrás

Com um tecto de potência estabelecido, medido no veio de transmissão, após a caixa de velocidades. O grid estaria mais próximo em termos de potência, e haveria mais interesse dos construtores em investir na F1, pois teriam mais liberdade de regulamentos em desenvolver a MGU-K e MGU-H. Sendo a diferença de uma unidade motriz para a outra, visível em situações como por exemplo, à saída de uma curva lenta.

ma-nac
ma-nac
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Na Indy nada disto se passa!

ZeCambota
ZeCambota
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Parece que o seu “piano” só tem uma tecla.

inoferreira
3 anos atrás

Será que a Ferrari vai deixar de ter o modo lento? A ver vamos

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

Boa, boa …
Ao menos sempre nos rimos um pouco com estas piadas!

ma-nac
ma-nac
Reply to  pedro_speed
3 anos atrás

Por acaso já perguntaram ao totó se entre marco e maiô morreu alguém da fábrica das baratas?!… É que do outro lado foi duro.

RedDevil
RedDevil
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

Lol…

ma-nac
ma-nac
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

Todos começar assim… Até um dia. Mas não digam do que é ilegal!

Getintherelewis!!!
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

“Lento, bailame lento
Assí con todo sentimiento”
🎙🎶

an19071747
an19071747
3 anos atrás

Por um lado queria ver estes novos carros sendo os Mercedes os mais rapidos a bater os recordes das pistas todos em qualificação. Por outro lado esta norma se nivelar a F1 será muito bom o problema e que se em qualificaçao os Redbull ficarem mais proximos ja em corrida nem vao cheirar ainda estao muito atrasados no motor em corrida em relaçao aos Mercedes.

Getintherelewis!!!
3 anos atrás

Para mim nao vai alterar nada na frente… la para o meio do pelotao e possivel…la em cima tudo na mesma…ambos tem party mode e é no race pace a mercedes esta muito longe…mas e como o binotto diz..vamos ver…

no-team
3 anos atrás

O Binotto, de facto, não parece uma pessoa muito inteligente. Apesar de já andar nisto há muitos anos e de ser um profissional reputado, engenharia deve mesmo ser a única área em que “pesca” alguma coisa, porque desde que chegou a líder da Scuderia Ferrari e foi obrigado a navegar por outras águas, varia entre o básico e o ridículo. Nada vai mudar numa semana, pouco muda na F1 em meses, anos até!! A Mercedes continua com o melhor carro e motor, a Renault luta taco a taco com a Honda, sendo óbvio que o chassis da RB é o… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  no-team
3 anos atrás

Concordo com tudo!

Cumprimentos

50F1
50F1
3 anos atrás

Ainda acho bobagem essa história de vc não poder usar toda a potência do motor em classificação ou momentos da corrida. O que eu acho é que isso não deveria ser mudado pelos boxes, como deu a entender o Bottas. O piloto é que deve administrar o carro durante a corrida, se mais ou menos consumo, mais ou menos potência. Os boxes estão interferindo demais nas corridas, desde a administração do carro até a proteção ao piloto principal da equipe. Não sei se o Bottas conseguiria passar o Hamilton, mas era direito dele tentar. Isso é um exemplo, assim como… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  50F1
3 anos atrás
*RPMS*™
3 anos atrás

No caso da Ferrari, tendo em conta que já tem o motor mais fraco, pior não pode ficar…

Cumprimentos

ma-nac
ma-nac
Reply to  *RPMS*™
3 anos atrás

Perda de tempo..,

zedasrodas
3 anos atrás

MAS O CAVANI AINDA NÃO CHEGOU ?

RedDevil
RedDevil
3 anos atrás

Lol… o Alfa Romeo vai deixar de ultrapassar o SF1000…
Este gajo só se enterra… ainda estamos à espera da surpresa que ele anunciou para Spa…

Pity
Pity
Reply to  RedDevil
3 anos atrás

Não me diga que não se apercebeu da surpresa 🙂 ficou bem à vista… nos resultados.

Kao Wagner
Kao Wagner
Reply to  Pity
3 anos atrás

Lol

Billy Bob
Billy Bob
Reply to  Pity
3 anos atrás

Meu Deus!! 😱
Jamais vi tanto ponto negativo, e logo com a Pity que nos habituou a comentários de qualidade.
Obra dos Tiffosis da Scuderia Tugas? 🤔 Só pode.
Mas não diz mentira nenhuma.
Nunca foi tão fácil ultrapassar um Ferrari.
Parecia que bastava 30 metros de recta para serem ultrapassados.
Vou-lhe dar um positivo para não chegar ao quarteirão 😄😁😄

RedDevil
RedDevil
Reply to  Billy Bob
3 anos atrás

Os votos negativos representam apenas um problema de psiquiatria dos seus autores…

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  RedDevil
3 anos atrás

E anatómica… lá em baixo.

senna-rossi
senna-rossi
3 anos atrás

Bem se calhar a Alfa Romeo que tem ficado nas qualificações atrás da Ferrari 🙂

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