F1: Mais um controvérsia que envolve a Racing Point…

Por a 26 Julho 2020 15:23

A Ferrari e a Renault manifestaram preocupações sobre a capacidade da Racing Point melhorar toda a porção traseira do RP20 em 2021 sem gastar nenhum dos seus dois tokens de desenvolvimento.

Numa tentativa de minimizar os gastos em 2021, a Fórmula 1 concedeu a cada equipa duas “fichas de desenvolvimento” – tokens. Dentro de certos parâmetros, isto permite que as equipas façam apenas duas atualizações no carro ao longo da temporada.

No entanto, estes regulamentos permitem que a Racing Point, ou qualquer outra equipa que tenha material de 2019, atualize elementos do carro comprando componentes não incluídos na lista, de carros antigos, sem gastar qualquer um dos seus tokens. No caso do Racing Point, espera-se que este possa incluir a suspensão e a caixa de velocidades do Mercedes W11 de 2020. Se, por exemplo, colocarem material de 2021, esses tokens são ativados.

O director executivo da Renault, Marcin Budkowski, afirmou: “Há uma lacuna que permite a um par de equipas beneficiar do sistema e isto é algo que estamos a discutir com a FIA e as outras equipas. Esperamos que seja abordado”.

Também o chefe de equipa da Ferrari, Mattia Binotto, falou sobre esta situação: “Não estamos satisfeitos por haver equipas que, eventualmente, possam atualizar todo o seu pacote de 2019 para um pacote de 2020. Creio que seria injusto, porque uma época com dois tokens é semelhante para todos.Todos devem ser limitados a essa quantidade”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
21 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lisboa
3 anos atrás

Eu estranhei e MUITO a razão da McLaren não ter protestado a Racing Point.

Pensei como é que a McLaren podia permitir uma rival ao 4°, quiçá, 3° lugar, andar com um carro claramente copiado.

A razão acabou de me ser explicada.

A McLaren não protestou, porque acredito que também irá usar elementos da Mercedes para o próximo ano, sobretudo a suspensão.

Calou-se porque quer usar esta lacuna para o próximo ano, pois também será a única equipa autorizada a alterar a secção traseira, fruto de receber uma nova unidade motriz.

Pity
Pity
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

A McLaren terá sempre direito a uma excepção, pelo facto de mudar de unidade motriz. A partir daí, poderá, ou não, usar outros componentes made in Mercedes… é provável que o faça. Quanto a não ter protestado, há várias razões, para além da que o Lisboa apresentou. Também pode ser porque alguém (Renault) o fez e chega, ou porque acham que não vai dar em nada. No próximo ano veremos.

Lisboa
Reply to  Pity
3 anos atrás

Eu nunca achei a história do “a Renault já protestou e por isso não vale a pena fazer o mesmo” muito certa, mas comi e calei.

O próprio Seidl disse que ele não via nada de mal.

Este texto veio elucidar do porquê.

Não vão protestar, porque vão fazer o mesmo para o ano que vêm.

Pedro Barbosa
Pedro Barbosa
Reply to  Pity
3 anos atrás

Não retirando a possibilidade de haver alguma cumplicidade pelo início da parceria com a Mercedes ao não apresentar protesto, a McLaren vai gastar tokens a fazer os ajustes ao carro para integrar o motor Mercedes, não vão ter uma completa excepção.
Além de o Zac Brown já por várias vezes veio à comunicação social mostrar desagrado com o carro da “Stroll Point”.

Stigy-87
Stigy-87
3 anos atrás

Mais um acordo secreto a caminho? Como qualquer desporto que gera milhões, a verdade desportiva estará sempre em causa.

hellrun
hellrun
Reply to  Stigy-87
3 anos atrás

Até ver, só há uma equipa com direito a acordos secretos.

Pity
Pity
3 anos atrás

Ora assim é que deve ser. Descobriram uma lacuna, alertam a FIA para que a mesma seja tapada, antes que algum chico esperto se aproveite.e outras equipas tenham de protestar.

pedro_speed
pedro_speed
3 anos atrás

Para mim, isto só tem uma explicação, a Mercedes e o Totto Wolf não brincam em serviço. Esta jogada da Racing Point ter copiado o W10, mesmo que tenha sido apenas a partir de fotos como alegam os responsáveis da equipa e o Totto defende, pode não ser assim tão inocente. Até 2019 (inclusive) a Mercedes ganhou 6 títulos de pilotos e construtores consecutivos. Bateram claramente o record de títulos consecutivos. Nessa altura fazia todo o sentido abandonarem a F1 na qualidade de construtor e ficarem apenas como fornecedores de motores a partir de 2021, altura em que as regras… Ler mais »

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  pedro_speed
3 anos atrás

A própria Renault, quando contratou o Marcin Budkowski, também deixou as outras equipas um bocado incomodadas, pois achavam que a marca Francesa iria usufruir de uma vantagem conseguida de um modo não muito lícito. Mas a equipa Francesa “conseguiu a proeza de não mostrar essa vantagem nos carros que tem feito”.

A Scuderia também tem conseguido a “proeza de serem incompetentes”. Por isso concentrem-se essencialmente, no bom que fizeram nos tempos do Todt, Brawn e Schumacher, para puderem replicar esse período extraordinário da história da Scuderia e deixem-se de histórias e desculpas!

Last edited 3 anos atrás by pedro-prates44gmail-com
Pity
Pity
Reply to  pedro_speed
3 anos atrás

Eu não consigo perceber a razão da ideia fixa de algumas pessoas, em insistirem que a Mercedes vai abandonar como equipa, quando a própria já o desmentiu várias vezes. Parece que há uma paranóia qualquer com a Mercedes.

alexname
alexname
Reply to  Pity
3 anos atrás

Concordo em absoluto. Nestas circunstâncias e tendo em conta a situação que se repete ciclicamente de haver uma equipa dominadora, marcas como a Ferrari, Red Bull, McLaren, Williams e até a Renault já tinham ido embora.

garantia4
garantia4
Reply to  pedro_speed
3 anos atrás

pedro, viste a imagem do (medíocre) stroll a evitar parar o RP ao lado dos 2 merc após a quali?lol é mais que evidente q por trás de tudo isto está como sempre o Toto, que está a aplanar a estrada para quando estiver a tempo inteiro na AM seja vencedor desde o início, e já se viu pelas declaraçoes do todt q nao vai acontecer nada quando teve a desfaçatez de dizer q na F1 sempre se copiou. por alturas do GP australiano escrevemos aqui q ele iria abandonar as funçoes de TP desta merdeces, para escandalo das sumidades… Ler mais »

hellrun
hellrun
Reply to  garantia4
3 anos atrás

O domínio da Ferrari até implicou passagem de dezenas de milhões por baixo da mesa, dados pelo Bernie, segundo confissão do proprio. E nunca desmentido pela Ferrari. Esses milhões, eram adicionais ao que as equipas já recebem no fim de cada ano, e onde a Ferrari já recebe mais que qualquer outro, pelo “seu papel histórico” (sic). Portanto, é melhor nem falar disso.

garantia4
garantia4
Reply to  hellrun
3 anos atrás

Mas tu viste alguma vez na tua vida a Ferrari a meter-se a ou a desmentir intrigalhadas com comunicados ou algo do género? estarás provavelment a falar da famosa entrevista ao la repubblica de 2017. Cheia de pérolas como a de q 1 ano com vitória Ferrari vale mais q de qquer outro, portanto há q os ajudar com os regulamentos técnicos. Como se vê aliás pelo numero de vezes q a Ferrari ganha , nao é verdade? A do dinheiro por baixo da mesa para lá do bónus histórico está escrito onde? E olha q está ali ao lado… Ler mais »

inoferreira
3 anos atrás

Ó Mattia, a Ferrari para fazer algo de jeito deve precisar de uns 50 tokens e mesmo assim……

garantia4
garantia4
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

É por isso q a mercedes tem metido nas chefias dos seus departamentos os técnicos q vai buscar à porta da Ferrari?

hellrun
hellrun
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Eu ainda me lembro da Ferrari ir contratar japoneses à Honda, no tempo dos Williams. O que é que isso tem? Só se contrata quem está livre.

garantia4
garantia4
Reply to  hellrun
3 anos atrás

Este tipo de argumentação faz-me lembrar alguém que agora na ma lembra o nome…

inoferreira
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Ou seja são bons na Mercedes e não na Ferrari, porque será?…… cabecinha pensadora…

O Costa do Castelo
O Costa do Castelo
3 anos atrás

De controvérsia em controvérsia, até à vitória final… não ainda nada os protestos e mais protestos a não ser para criar as chamadas cortinas de fumo, para o objetivo final. No próximo ano até ao sexto lugar vão ser só Mercedes.

RogerM
RogerM
3 anos atrás

Se agora temos top 4 Mercedes em qualificação…imaginem agora com a Mclaren. E a FIA e Liberty Media apáticas e submissas.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado