F1: Madrid vai substituir Barcelona como palco do GP de Espanha

Por a 23 Janeiro 2024 10:14

Trata-se da confirmação oficial dos rumores que começaram no ano passado. A Fórmula 1 anunciou que o Grande Prémio de Espanha vai passar a ser realizado em Madrid, de 2026 a 2035, na sequência de um acordo com a IFEMA para a construção de um novo circuito na capital espanhola, que incluirá troços permanentes e outros citadinos e assim, temporários. 

Ainda sujeito à homologação da FIA, o traçado em redor do centro de exposições espanhol terá 5,47 km de comprimento, 20 curvas e, segundo os dados revelados pela F1, um tempo em qualificação previsto de 1 minuto e 32 segundos.

Com a mudança para Madrid, os promotores locais e a F1 esperam poder receber mais de 110 mil pessoas por dia, acrescentando que há planos para aumentar a capacidade do circuito para 140.000 por dia ainda nos primeiros 5 anos do contrato. Estando perto do aeroporto de Barajas, a organização acredita que o traçado é bastante acessível, estimando que 90% dos espectadores possam viajar de transportes públicos ou a pé. 

Apesar das declarações de Isabel Diaz Ayuso, presidente da comunidade de Madrid ao jornal El Mundo, afirmando que governo espanhol não ajudou na iniciativa, em comunicado, a Fórmula 1 refere que a proposta do IFEMA, “recebeu um amplo apoio do governo nacional, regional e local, incluindo as principais partes interessadas, como o Governo Regional de Madrid, a Câmara Municipal de Madrid e a Câmara de Comércio”.

Está, desta forma, confirmado o regresso da Fórmula 1 a Madrid, cuja última visita foi feita em 1981, em Jarama, com vitória de Gilles Villeneuve (Ferrari), que bateu Jacques Laffite (Ligier) e John Watson (McLaren).

Acredita-se que a Fórmula 1 esteja ainda em discussões com o Circuito de Barcelona-Catalunha sobre o seu futuro, que termina contrato em 2026.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

13 comentários

  1. mariojscosta

    23 Janeiro, 2024 at 10:30

    Qualquer dia só vamos ter circuitos citadinos.

  2. Cágado1

    23 Janeiro, 2024 at 12:41

    Mais uma anormalidade! Os catalães devem estar muito felizes, com mais um centralismo castelhano.
    Para nós pode ser bom, saindo o GP de Barcelona talvez tenhamos alguma chance de repescar os testes de inverno para o AIA.

  3. F1 FOR FUN

    23 Janeiro, 2024 at 13:01

    Cada vez mais começo a perder o interesse de ver todas as sessões, agora só vejo as qualificações e corridas, e se continuar com esta tendência passo a ver live MotoGP e WEC e vejo a F1 quando estas terminarem.

    • ww106

      23 Janeiro, 2024 at 14:12

      Isso é o que eu já faço há 2 anos. Mais dois anos e só leio no Autosport os resultados.

  4. Canam

    23 Janeiro, 2024 at 13:13

    Os problemas políticos relacionados com o separatismo catalão tem resultado no abandono da Catalunha por parte de grandes empresas, e muito mais, etc. No campo desportivo sucede o mesmo. O outrora todo poderoso FC Barcelona é hoje uma pálida imagem. A perca do GP insere-se nisso. Resta saber se a prova continuará com a designação de GP da Catalunha, mas que financeiramente a Catalunha já não é o que era, é uma realidade. Tempos difíceis.

    • Rui

      23 Janeiro, 2024 at 14:52

      GP da Catalunha? Só se for em Moto GP (que têm para além desse, o GP de Espanha (Jerez) de Aragão e da Com. Valenciana). Em F1 foi sempre GP de Espanha nunca da Catalunha.

    • Pity

      23 Janeiro, 2024 at 15:34

      Servem percas (peixe) no catering do GP de Barcelona? Desculpem a brincadeira, que serve apenas para dizer que é um erro muito vulgar usar “perca” em vez de “perda”, que é o termo correcto. .
      Há muito tempo que eu não corrigia alguém, mas não perdi o hábito 🙂 🙂

  5. Génesis

    23 Janeiro, 2024 at 14:57

    A Fia cada vez acha que ter todos os carros em fila é o expoente máximo da competição.

  6. Lagafe

    23 Janeiro, 2024 at 18:52

    Catalunha era lixo e provavelmente será substituído por lixo citadino…

  7. Breno Mascarenhas

    24 Janeiro, 2024 at 1:53

    Formula 1 está se espelhando na Formula E ??
    Para mim, só piorando com esses circuitos de rua. Por mim, bastam Monaco e Las Vegas, uma ótima surpresa.

    • F1 FOR FUN

      24 Janeiro, 2024 at 10:43

      Está quase a “espalhar-se” ao comprido, eu não vejo FE por causa das pistas e do som irritante. Como não gosto das corridas em circuitos citadinos, vou escolher outros desportos sem circuitos destes, como WEC e MotoGP.

  8. [email protected]

    24 Janeiro, 2024 at 10:40

    Desde que comecei a dedicar-me á pesca! Nunca mais tive problemas com a F1. É incrível Robalos Dourada Perca etc.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1