F1: Quando terminam os contratos com os atuais circuitos do calendário?
Com o arranque das obras para modernizar o circuito de Monza – realizou-se hoje a cerimónia oficial – os italianos tentam manter duas provas no calendário da Fórmula 1, apesar de todo o interesse que existe em torno da competição. São muitos os promotores que querem receber o mundial e alguns com argumentos muito fortes ou bolsos muito fundos.
Em Espanha, Madrid quer organizar um Grande Prémio num traçado citadino, deixando de parte o circuito permanente de Jarama – a norte da capital – mas ainda não é uma realidade, porque o processo não está a ser bem conduzido, segundo Carmelo Sanz de Barros. Mesmo que assim seja, o Circuito de Barcelona-Catalunha tem acordo com a Fórmula 1 até ao final de 2026.
Mais pressionado para manter o seu lugar no calendário, como tem acontecido nos últimos anos, continua a Spa-Francorchamps, mesmo que os contratos de Suzuka e Silverstone estejam mais perto do final, sem confirmação de qualquer renovação. São duas provas emblemáticas para a competição: a primeira continua a ser a ‘casa’ da Honda, que se manterá na F1 após 2026 e consegue sempre apresentar uma multidão em cada GP; o segundo circuito é o berço da própria competição mundial e não fazia sentido não organizar uma prova no Reino Unido, onde a maior parte das equipas têm a sua sede, ou procurar outro circuito para substituir Silverstone.
A terminar em 2025, o contrato com Spa-Francorchamps pode ser mais difícil de renovar, pelo menos com corridas anuais. É muito falado para ser um traçado que pode receber a F1 de dois em dois anos.
Os circuitos com contratos mais longos são o Barém e a Austrália, mas o traçado citadino de Las Vegas, que se estreou este ano no calendário, deverá receber a competição durante mais 10 anos depois de terminar o atual acordo comercial. 2025 é ainda, oficialmente, a data final de contrato – depois de três provas organizadas – mas há um plano para a renovação a longo prazo.
Confira a tabela seguinte:
GP | Circuito | Final de contrato |
Japão | Suzuka | 2024 |
Grã-Bretanha | Silverstone | 2024 |
Bélgica | Spa-Francorchamps | 2025 |
Mónaco | Monte Carlo | 2025 |
Itália | Monza | 2025 |
México | Hermanos Rodriguez | 2025 |
Itália | Imola | 2025 |
Países Baixos | Zandvoort | 2025 |
China | Xangai | 2025 |
EUA | Las Vegas | 2025 (plano para se manter durante mais 10 anos) |
Azerbaijão | Baku | 2026 |
EUA | COtA, Austin | 2026 |
Espanha | Barcelona | 2026 |
Singapura | Marina Bay | 2028 |
Áustria | Red Bull Ring | 2030 |
Brasil | Interlagos | 2030 |
Abu Dhabi | Yas Marina | 2030 |
Arábia Saudita | Jidá e futuro circuito de Qiddiya | 2030 |
Canadá | Montreal | 2031 |
EUA | Miami | 2031 |
Hungria | Hungaroring | 2032 |
Catar | Lusail | 2032 |
Barém | Sakhir | 2036 |
Austrália | Albert Park | 2037 |
Foto: Ryan Pierse/Getty Images/Red Bull Content Pool
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Por favor não deixem cair Spa, Monaco, Suzuka e Monza. Podem rodar todos os que quiserem mas estes deveriam ser sempre permanentes. O do uk, devido aos lobbies, nunca cairá.