F1, Luca di Montezemolo: “Schumacher e Senna juntos nunca teria resultado”

Por a 9 Abril 2020 16:16

Luca di Montezemolo revelou há pouco tempo que Ayrton Senna o abordou para se juntar a Scuderia. O ex-responsável da equipa de Maranello falou sobre uma possível parceria Senna / Schumacher.

Em 1994 Senna estava descontente com a performance da Williams e terá abordado Montezemolo para ver que possibilidades havia para se juntar à Scuderia. A conversa ficou adiada para depois da corrida de Imola e, por conseguinte, nunca aconteceu.

Mas se a conversa tivesse acontecido, o cenário do brasileiro na Ferrari não seria descabido. Em 1994 Gerhard Berger e Jean Alesi eram os pilotos da equipa italiana, e embora talentosos, não tinham a capacidade nem o mediatismo do brasileiro.

Mas se Senna fosse para a Ferrari a historia seria muito diferente pois Michael Schumacher dificilmente iria para a Ferrari em 1996. Montezemolo não veria com bons olhos os dois na mesma equipa:

Uma dupla Schumacher / Senna significaria que daríamos um tiro no pé. Isso não teria funcionado. Se temos duas estrelas na mesma equipa, não ganhamos.”

E embora di Montezemolo reconheça que Schumacher e Senna na mesma equipa teriam sido bons para o espetáculo , “não teria sido bom para a Ferrari”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
23 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
4 anos atrás

Se noutras equipas resultou, porque não poderia resultar na Ferrari? Senna e Prost deram dois títulos de pilotos e de construtores à McLaren. Com todo o historial que sabemos, mas deram. Duas estrelas podem ou não dar certo, dependendo da maneira de ser de cada um.
Contudo, concordo com o Montezemolo, pela personalidade de ambos, aqueles dois juntos não dariam certo.

icebergemchamas
icebergemchamas
Reply to  Pity
4 anos atrás

Também me parece que seria uma união que teria tudo para correr mal…

*RPMS*™
Reply to  Pity
4 anos atrás

O McLaren de 88 e 89 tinha uma grande vantagem sobre todas as outras equipas.
Num campeonato em que haja um carro adversário superior, com um 1º piloto bem definido e que também seja bom piloto, a coisa pode complicar e a rivalidade interna pode “roubar” muitos pontos preciosos.

Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  *RPMS*™
4 anos atrás

Pode, no que respeita ao título de pilotos, mas pode ajudar, e muito, no título de construtores.

*RPMS*™
Reply to  Pity
4 anos atrás

Depende. Se ambos ficarem fora da corrida devido a um acidente entre os dois, nem ajuda no campeonato de pilotos nem de construtores.

Cumprimentos

an19071747
an19071747
Reply to  Pity
4 anos atrás

Prost e Senna resultou porque e tipo 2014 2015 2016 Mercedes Se nao ganhava o Hamilton ganhava o Rosberg. Vês formula 1 a semanas so pode.

Pity
Pity
Reply to  an19071747
4 anos atrás

Para sua informação, vejo F1 desde os princípios dos anos 80, altura em que, provavelmente, você nem era nascido.
E sim. a McLaren era dominadora nessa altura, mas esse facto não estava em discussão. O que se discutia era a coexistência de duas estrelas na mesma equipa.

pafre
pafre
4 anos atrás

Pergunto… o que é time?

Fernando Cruz
Fernando Cruz
4 anos atrás

Senna e Schumacher no início de 1994 já estavam muito acima de todos os outros, eles chegavam a dar voltas nos companheiros de equipa! Os dois na Ferrari até podiam dar-se muito mal um com o outro, mas certamente iriam garantir à Ferrari resultados que mais ninguém poderia garantir, isso é certo. A Ferrari até 1996 não teve carro para ganhar corridas com regularidade e menos ainda para lutar pelo título e nessas circunstâncias pilotos como Senna e Schumacher poderiam fazer ainda mais a diferença, levar a equipa até mais para a frente. Agora quando uma equipa é dominadora é… Ler mais »

831ABO
831ABO
Reply to  Fernando Cruz
4 anos atrás

«A Ferrari até 1996 não teve carro para ganhar corridas com regularidade e menos ainda para lutar pelo título.» Deixe-me meter aqui uma colherada: em 1995, em testes no fim da época, o Michael Schumacher conduziu o fabuloso Ferrari 412 T2. No fim do teste, o Schumi ficou tão impressionado com o carro que afirmou que teria sido campeão se o tivesse conduzido nessa época. No entanto, o 412 T2 apenas apenas ganhou, e de forma algo fortuita, o GP do Canadá de 1995. Como não tenho razões para duvidar da apreciação do Schumacher sobre o Ferrari 412 T2, parece-me… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  831ABO
4 anos atrás

Então se o carro era tão bom em 95 porque motivo é que Schumacher não conseguiu sequer lutar pelo campeonato com o carro de 96?
O carro “piorou” com a chegada do alemão?

Cumprimentos

831ABO
831ABO
Reply to  *RPMS*™
4 anos atrás

Que disparate!

*RPMS*™
Reply to  831ABO
4 anos atrás

Fico esclarecido pela sua resposta as minhas perguntas que o seu anterior comentário foi…um disparate!

Cumprimentos

nrodrigo
nrodrigo
Reply to  Fernando Cruz
4 anos atrás

Tocou num ponto interessante. Hill perdia, efectivamente, e até à morte de Senna, uma volta por corrida, quer para o brasileiro, quer para Schumacher. Depois da morte de Senna andou a disputar corridas com o alemão (sendo normalmente o elo mais fraco de entre os dois, é verdade). Como não acredito que Hill tenha “visto a luz” de um dia para o outro, isto mostra bem a diferença que é ter a equipa a trabalhar para si, ou estar lá apenas para “encher”…..

*RPMS*™
Reply to  nrodrigo
4 anos atrás

Como é que Hill perdia uma volta para Senna se o brasileiro faleceu na 3ª corrida do ano e nas duas anteriores não concluiu nenhuma?

Cumprimentos

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  *RPMS*™
4 anos atrás

No Brasil ganhou uma volta ao Hill antes de cometer o erro que o levou ao despiste… tinha muito mais ritmo que Hill e em Imola só na única volta a sério já lhe tinha ganho 4 segundos… mas o Williams melhorou ao longo do ano e tendo os dois um excelente carro certamente que Hill ficaria muito mais próximo do ritmo do Senna…

*RPMS*™
Reply to  Fernando Cruz
4 anos atrás

Eu concordo com o seu comentário. Apenas contestei a ideia do outro forista de que Hill, no inicio do campeonato, era mais lento porque era “segundo piloto”.
Lembro que mesmo depois da morte de Senna o carro do Schumacher venceu facilmente durante uma longa série de corridas.
E quando digo, “o carro do Schumacher”, não é de forma inocente…

Cumprimentos

garantia4
garantia4
4 anos atrás

Ora bem, segundo me dizem esta foi uma entrevista à sky dos italianos no sabado àtarde. E fixei um detalhe desse relato. è q o Luca afirmou q recebeu o senna na 4feira 28.4 em Bolonha. QQuer coisa nao soava bem. E dp percebi= o brazuca esteve na Qta do lago ate 5feira, há relatos e fotos. Quem mente?

*RPMS*™
4 anos atrás

Se a Ferrari fosse o melhor carro, como foi entre 2000 e 2004, era um espectáculo entre os dois!
Mas, como naquela altura estava longe de ter o melhor carro, só iria servir para os dois roubarem pontos um ao outro…

Cumprimentos

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
4 anos atrás

Podiam ter roubado muitos pontos entre si, mas sabendo que provavelmente seria entre os lugares do pódio, quem ganhava e muito era a Ferrari, que amealhava muitos pontos. Isso é o bom de ter dois bons pilotos e não um primeiro piloto e outro amordaçado que das duas uma, ou se desmotiva e começa a ter performances medíocres e com isso prejudica a equipa a longo prazo (como aconteceu com Massa) ou simplesmente esse piloto vai-se embora. No caso de Senna e Schumacher não resultaria pelas suas personalidades, em que já antes tinham tido choques, é como tentar juntar Verstappen… Ler mais »

Celso
Celso
4 anos atrás

Iria dar barraca claramente até porque eles já andavam pegados. Senna em final de carreira e Schumacher uma estrela em ascensão. Bastaria uma ultrapassagem á queima ou um toque para ficar o caldo entornado. Mas seria extraordinário de ver tal como já estava a acontecer em 1994…
Foi pena pois iríamos assistir a provas épicas e mais 2 ou 3 títulos para Senna.

AMdb11
AMdb11
4 anos atrás

Ola a todos,boa tarde, Uma Santa Pascoa para toda a gente, em especial aqueles que que de alguma forma nao podem estar com os seus mais proximos. Nao sou novo por ca, embora ja ha alguns anos que deixei de vir postar comentarios, mas todos os dias venho ler o ke se passa por ca. Isto da quarentena da tempo para tudo e pensei, ” porque nao voltar ” Quanto ao ” comunicado ” do senhor Luca di M. Nao me parece de todo descabida a ideia de a Ferrari gostar muito pouco de os pilotos, neste caso Shumi vs… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  AMdb11
4 anos atrás

Obrigado. Volta mais vezes !

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado