F1, Lowe: “Mercedes será difícil de parar”

Por a 22 Janeiro 2019 17:13

Paddy Lowe falou sobre a capacidade da Mercedes, uma equipa que conhece bem e que ajudou a levar ao sucesso de 2013 a 2017, antes de ingressar na Williams. O britânico admite que será muito difícil parar a Mercedes, que tem uma abordagem adequada e que mantém a motivação da equipa em alta:

“É sempre muito difícil manter a motivação para continuar a ganhar quando já se está no topo. Acho que é um problema que já enfrentamos quando estive lá. Eles têm a abordagem certa para minimizar isso e acredito que serão uma equipa muito difícil de bater. Nós vimos isso no ano passado. Foi uma competição entre duas equipas e dois pilotos e os melhores venceram, talvez porque vimos algumas fraquezas nos adversários. A Mercedes é uma ótima equipa. Eu sei a qualidade que têm. Será muito difícil alguém levar a melhor sobre eles.”

A força da Mercedes é claramente a estrutura. A forma como a equipa trabalha de forma dedicada, a eficiência do trabalho realizado e sede de vitórias é evidente, numa equipa que conta 1800 pessoas a trabalhar de forma directa ou indirecta para o sucesso da marca. A visão a longo prazo é definida, o discurso é sempre em uníssono, e quando surge um desafio, a equipa sabe como reagir e consegue subir o nível. A isto se deve uma liderança estável, forte,  que consegue adaptar-se as necessidades.

Não foi um processo fácil e as dores de crescimento da equipa foram visíveis em certos episódios, especialmente na luta interna Rosberg vs Hamilton, que causou alguns dissabores. Foram necessárias algumas medidas mais duras e a equipa agora não tem problema em atuar, tal como actuou quando viu em 2017 que estava a ficar para trás em relação à Ferrari. Toto Wolff tem sido o rosto dessa liderança, tendo um papel importante na gestão das crises internas e nas negociações com os responsáveis da F1 e com as restantes equipas. A Mercedes ganhou uma força considerável dentro e fora de pista. Se a nível técnico desde 2014 que a Mercedes tem estado a um nível de excelência, a nível político ganhou força e é agora uma das peças mais importantes do puzzle da F1.

Paddy Lowe sabe bem do que fala e para alguém fazer frente à Mercedes será preciso um trabalho perfeito. A Ferrari esteve perto de o fazer, mas por duas vezes claudicou a meio da luta. Com a última decisão de colocar Binotto como director de equipa, talvez tenha feito uma má opção em retirar o homem-chave do sucesso recente da posição que permitiu catapultar a Ferrari para um nível competitivo superior.

Há quem diga, no entanto que a estrutura técnica da Scuderia não irá ressentir-se desta decisão, uma vez que Binotto “apenas” permitiu um ambiente mais positivo e uma organização que dava asas aos engenheiros para serem inventivos, sem receios. As grandes evoluções não foram da responsabilidade da mente de  Binotto mas sim da sua visão da equipa e da organização por si delineada. Assim, a passagem para um cargo de chefia mais geral teria como intuito trazer essa visão para toda a equipa, esperando que a área técnica esteja já em velocidade de cruzeiro.

Se tal vai acontecer ou não, é algo que apenas terá resposta em 2019 mas é certamente uma incógnita que a Mercedes não enfrenta mantendo a estrutura, os processos e a forma de trabalha, numa fórmula que tem dado sucesso atrás de sucesso, mesmo após a mais recente renovação que viu sair Lowe e Aldo Costa. Bater a Mercedes não será tarefa fácil. Mas todos esperam que pelo menos a luta possa durara agora até ao final.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado