F1: Lewis Hamilton critica escolha de pistas

Por a 17 Julho 2019 14:33

Lewis Hamilton é de opinião que os pilotos da Fórmula 1 deviam ter ‘voto na matéria’, aquando da escolha dos circuitos que perfazem o calendário. Após ter sido criticado por ‘promover’ corridas aborrecidas – como se alguém pudesse ser culpado de fazer bem o seu trabalho – o piloto inglês afirma que estas resultam das características das pistas, e não tanto das características dos carros. E Silverstone é talvez o melhor exemplo…

“Sabemos melhor que ninguém em que pistas podemos ultrapassar e em que pistas não podemos. Eu não sei quem faz a seleção, mas existem algumas pistas que estão a escolher para o futuro nas quais vamos ter corridas aborrecidas”, disse o britânico, claramente referindo-se a
Zandvoort, lendário circuito holandês, no qual Max Verstappen correrá em casa.

Lewis Hamilton concluiu perguntando: “Então o que preferem? Ter uma corrida nesses países só para ter uma corrida? Ou querem grandes corridas como esta?”.

Valtteri Bottas concordou com o seu colega de equipa e criticou a Liberty Media: “Tenho a certeza que muitas pistas são selecionadas por critérios puramente políticos e financeiros em vez de se focarem nas condições de corrida”, disse o finlandês.

Não é preciso fazer um exercício muito profundo, pois qualquer adepto moderado de Fórmula 1, se tivesse que escolher o calendário suportando-se somente nos bons ou maus espetáculos a que assiste anualmente não teria grandes dificuldades em escolher as pistas certas.
Se um adepto o sabe, melhor saberá a dona da F1, a Liberty Media, mas como se sabe, os donos da F1 preocupam-se bem mais com o dinheiro que ganham do que com o futuro a médio/longo prazo da modalidade. Do mesmo modo que compraram, também podem vender e quem vier atrás que feche a porta…

19
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
letsme
Membro
letsme

Muito bom: “como se alguém pudesse ser culpado de fazer bem o seu trabalho”!

sr-dr-hhister
Membro
sr-dr-hhister

O problema não é a escolha das pistas, pois obviamente o dinheiro comanda o negócio. O problema é um certo senhor chamado Tilke. Eles que construam pistas em países exóticos como a Arábia Saudita ou a Coreia do Norte, mas que façam pistas interessantes e que não sejam todas iguais. Tilke é uma nódoa e o verdadeiro problema. Só depois de ter comprado um simulador de F1 é que percebi de facto que o layout entre as pistas do Tilke é quase idêntico! Detesto as pistas do Tilke e foi essa a razão para nunca mais ter comprado um jogo… Ler mais »

Eu_não_sou_o_frenando_afondo
Membro
Eu_não_sou_o_frenando_afondo

E antigamente as pistas surgiam de maneira natural, embutidas num espaço natural. Não era criadas com fórmulas específicas “uma recta, uma chicane, um hairpin”, como se ir buscar curvas de outras pistas e juntar numa só com um layout diferente fosse automaticamente fazer a pista ser boa. Silverstone nasceu aproveitando as pistas de um aeródromo, Monza aproveitando uma pista antiga, Spa tem uma série de elevações que lhe dão um extra técnico que é excitante, além que estava condicionada a nivel de espaço pela floresta circundante. Interlagos também, mais uma vez tem o layout que tem pelo terreno e espaço… Ler mais »

*RPMS*
Membro
*RPMS*

E conseguiste escrever isso tudo sem fazer uma única referencia ao Alonso? Mau…
Será que o espanhol também não tem culpa na construção destas pistas modernas? Pensa lá bem nisso.
Cumprimentos

chicanalysis
Membro
chicanalysis

Se ele não fez, faço eu.
O Alonso já disse que por vontade dele acabava já com o Mónaco. Assim mais ninguém podia tentar a triple crown.

*RPMS*
Membro
*RPMS*

E não era mal pensado… Mas o Mónaco, apesar de ser uma pista “chata” e difícil de ultrapassar, até tem o seu carisma.
Cumprimentos

pedro_speed
Membro
pedro_speed

Por isso mesmo deviam escolher o AIA (em Portimão), que justamente é uma pista inserida num espaço natural com elevações e um layout muito interessante. É também uma pista muito técnica e com vários pontos de ultrapassagem, aí não haveria corridas monótonas com toda a certeza. Por exemplo, a Toyota quando perdeu em Le Mans foi no AIA que testou o seu bólide exaustivamente durante 36 horas consecutivas em 2 anos seguidos (um deles com o Fernando Alonso) até ganhar a mítica corrida. Não escolheu nenhuma outra pista europeia, apesar da sua base ser em Colónia, Alemanha !!! Outro exemplo,… Ler mais »

V8_scars
Membro
V8_scars

Era bonito só ter corridas em circuitos que permitissem ultrapassagens e lutas roda a roda no campeonato, mas, infelizmente, é impossível. Tirando Baku e a renovação do GP do México, os circuitos que foram surgindo nos últimos anos são autenticos soporíferos, prefiro começar a ver a corrida no gravador e avançar para o fim rapidamente. Era eliminar já Espanha, França, Alemanha, Hungria, Singapura, Russia e Abu Dhabi, ou pelo menos escolher uma pista como deve ser – o antigo Hockenheim era fantástico. Quanto ao Mónaco, se hoje se justifica correr lá pela componente histórica, então os monolugares deveriam poder correr… Ler mais »

PMartins
Membro
PMartins

Se o critério for somente o factor entretenimento então o Mónaco seria o primeiro a saltar… gostava de ver a reacção deles nesse caso. Ou então era fazer a quali e seguir em frente.

garantia4
Membro
garantia4

Hamilton? É dele q se fala? Entao o :
pensamento do dia: Como é q o provavelmente melhor piloto de todos os tempos , no seu autodromo preferido, é batido pelo seu colega de team, e logo o bo77as, na qualificação??? Alguma vez o Senna ou o Shumacher passaram por esta vergonha???

bemvindo
Membro
bemvindo

Ha..ha..ha…garantia4,o qué q se passa contigo?..mas então não foi o lewis que amealhou mais pontos?..até o ponto extra.é fixe fazer a pole mas…não da pontos pa.!.deixa o lewis fazer historia.😁

aguia25
Membro
aguia25

Garantido é o teu melão!

tnfsfcpgmail-com
Membro
tnfsfcpgmail-com

A guia25 (turística?) pelo menos nunca fica com melão, apoia sempre quem ganha! É coerente…

aguia25
Membro
aguia25

Até parece que já me viste a apoiar outro piloto. Mas é verdade, apoio sempre quem ganha. E quem ganha? Hamilton claro! Simply the best! Quanto a vocês? Temos pena. É lidar.

galileufigarogmail-com
Membro
galileufigarogmail-com

O problema é mais amplo. Por questões de segurança alteraram-se alguns circuitos e construíram-se novos. Dúvido que circuitos citadinos ou misto estejam na lista de Hamilton. Assim de repente lembro-me de Mónaco, Zandvoort (que vem aí), Hungria, França, Valencia, Melbourne, Singapura, quantos vão cortar? Além disso os circuitos devem ser variados.

jo22101626
Membro
jo22101626

Não me venham com a tanga do Tilke, sim alguns são maus, mas outros são bons, por exemplo o melhor que ele até desenhou na minha opinião não surge no calendário. Isto é tudo uma questão de dinheiro e marketing. Eles sabem que provavelmente Zandvoort irá estar sempre cheio daí fazerem lá corrida. Na minha opinião retiravam imediatamente, Melbourne, Barcelona, Sochi, Paul Ricard e ficavam com 17 corridas que eram mais que suficientes

Scuderia Fast Turtle
Membro
Scuderia Fast Turtle

Mesmo.

Anda tudo contente com zandvoort e vai ser filas indianas nas corridas.

aguia25
Membro
aguia25

Parece-me uma pista muito estreita mas… esperamos para ver!

últimas F1
últimas Autosport