F1: Lando Norris admite ter dores nas costas devido à nova geração de monolugares

Por a 7 Setembro 2023 13:22

O ‘porpoising’, ou efeito oscilatório, sentido desde cedo nos novos monolugares de Fórmula 1, produzidos segundo as alterações ao regulamento técnico, foi um dos temas que dominou a temporada passada. Algumas equipas anteciparam o problema e amenizaram os constrangimentos, outras foram apanhadas de surpresa.

Adrian Newey referiu, antes de se iniciar uma nova época da disciplina, que “todos deveriam saber” o efeito que resulta dos carros dependentes dos fundos trabalhados dos ganhos aerodinâmicos que daí resultam, enquanto Pat Symonds, que liderou a equipa que desenvolveu as alterações regulamentares afirmou não ter antecipado esta situação.

Para garantir a saúde dos pilotos, depois de queixas de dores de costas, a FIA decidiu aplicar um conjunto de medidas para resolver o problema, mas não havia previsões que este efeito pudesse desaparecer por completo nos carros de 2023.

A diretiva técnica 39 da FIA que retirou alguma flexibilidade aos fundos dos carros e implementou um novo sensor de frequência e intensidade das oscilações, reduzindo assim o ‘porpoising’ a meio da época de 2022, terá sido revogada pela entidade federativa depois da entrada em vigor das alterações ao regulamento técnico para esta temporada. Com a introdução de novas regras, que resultaram no aumento para 15mm de altura ao solo nas margens dos fundos dos monolugares e a elevação do difusor, a FIA parece não ter visto necessidade de manter a diretiva técnica que muita discussão originou durante a temporada passada. Terá sido deixada de lado a métrica de oscilação aerodinâmica utilizada pelos comissários técnicos da FIA para aferir as oscilações dos monolugares e que tinha entrado em vigor no Grande Prémio da Bélgica de 2022.

Ainda assim, Lando Norris salientou as dificuldades físicas que sente devido à geração de monolugares atuais. “Tenho tido muitas dificuldades com as minhas costas. Tive de fazer mais alguns bancos e treinar muito mais para tentar fortalecer as costas, a zona lombar”, esclareceu o piloto britânico à publicação Speedcafe, acrescentando que “tive muitos problemas nos últimos 12 meses ou mais”. 

Norris admitiu que os efeitos negativos no seu corpo eram piores na temporada passada, mas “todos os anos, até à época passada, podia entrar no carro e não fazer qualquer tipo de fisioterapia. Não é a melhor coisa. Sempre o fiz e conseguia safar-me. Agora tenho de a fazer, tenho de fazer alongamentos, tenho de fazer todas estas coisas de manhã e à noite, antes de cada sessão. Se não o fizer, tenho sempre mais dificuldades com as minhas costas”. 

O piloto da McLaren esclareceu que teve de jogar menos golf, um dos seus passatempos, para poupar as suas costas, depois de ter tido dificuldade em dormir com as dores que sentia.

Foto: Martin Trenkler

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Vagueante
Vagueante
8 meses atrás

Malandro do Norris que não se queixou antes….

driver-on-track
driver-on-track
8 meses atrás

mais um bebé chorão…. mais um menino…. a ver se a choradeira pega… faz-te homem.. se não tiveres pedalada vai fazer crochet….

Pu7oze
Pu7oze
Reply to  driver-on-track
8 meses atrás

Que hão de dizer os pilotos da geração 70 e 80 que além de terem efeito solo tinham que lidar também com as caixas de velocidade manuais turbo lag…etc
Tudo era mais natural
E não havia quase ajudas electrónicas para domar aquelas feras.
Estes pilotos qualquer coisinha….
Enfim…

Last edited 8 meses atrás by Pu7oze
nunofernandesp12023_gmail_com
nunofernandesp12023_gmail_com
8 meses atrás

Já sente a pressão do Piastri.

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
Reply to  nunofernandesp12023_gmail_com
8 meses atrás

Anda sempre á frente… Qual pressão???

bastos76
bastos76
8 meses atrás

Mesmo que eu não confie nem um pouco nas reclamações dos pilotos, pois duvido que as fariam se estivessem vencendo corridas, acho que esse efeito porpoising é muito ruim para a imagem do automobilismo.
Alguém disso, fico imaginando o quão mais rápidos esses carros poderiam rodar se usassem suspensões ativas.
Lembro que em algum momento, durante as discussões sobre o desenvolvimento do atual regulamento, cogitou-sr a adoção de uma suspensão ativa padrão.
Creio que teria sido melhor para a F1.

Vagueante
Vagueante
Reply to  bastos76
8 meses atrás

Absolutamente, a F1 é suposto ser o top da tecnologia e andou-se a discutir que os carros andavam aos “saltos”, em que a maioria das equipas não sabia como resolver eficazmente…
A suspensão activa que cada vez mais carros de estrada utilizam, não devia estar proibida.

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
8 meses atrás

Tem ai muitos “iluminados” que não tem conhecimento de causa e não sabem a “violência” das forças G e as oscilações dos carros a alta velocidade… Tem ai muitos entendidos do nada e criticam o piloto de forma ignorante e leviana...Vocês são todos engenheiros , pilotos etc…Tanta sabedoria em forma de estupidez...

Vagueante
Vagueante
Reply to  iluminaty_luz2022_gmail_com
8 meses atrás

Sem existir necessidade de insultar, tem razão no comentário. No ano passado após Baku, foi amplamente discutido e o que refere também apareceu, mas como a grande maioria estava a cascar no Hamilton de ser um bébé chorão, ninguém quis dar importância a comentar que o Gasly teve que ir inclusivé ao hospital tal o estado em que se encontrava. O primeiro comentário que coloquei foi mesmo para ver as reacções, se fosse o Hamilton isto enchia, se fosse o Max, também haveria bastantes e em ambas seriam dos anti-qq piloto excepto o “preferido”

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
Reply to  Vagueante
8 meses atrás

Não estou a insultar ninguém… Chamar “iluminados” não é insulto nenhum ,mas sim para alertar que tem pessoas ai que falam ser saber e dizem asneiras de abrir chão e pensam que estão a dizer grandes coisas , a exigência fisica qua F1 é brutal .. Lembro-me o Pedro Lamy disse que quando andou pela 1º vez no F1 parecia que tinha partido o pescoço…

Vagueante
Vagueante
Reply to  iluminaty_luz2022_gmail_com
8 meses atrás

Referia-me à frase “Tanta sabedoria em forma destupidez..“, lembro-me dessa do Lamy, mas ainda não estava preparado fisicamente. Neste caso os carros com porpoising eram mesmo agressivos, e era visivel o comportamento, para esses não deve exisatir preparação fisica que elimine os impactos na coluna.

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
Reply to  Vagueante
8 meses atrás

Não tem insulto nenhum… Dizeres que alguém disse uma estupidez não é a mesma coisa que chamar estupido… Muita gente se julga qua alguma arrogância que sabe tudo e depois dizem estas asneiras….

Thor
Thor
Reply to  Vagueante
8 meses atrás

Tens razão: o Hamilton no fim dessa corrida parecia um “saco de pancada”…

Vagueante
Vagueante
Reply to  Thor
8 meses atrás

O Gasly aparentemente deve ter ficado pior, para ir ao hospital.

Thor
Thor
Reply to  Vagueante
8 meses atrás

Mas o Gasly não é assim tão “importante”.😉

Last edited 8 meses atrás by Thor
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado