F1, Jost Capito: ” Ninguém deve ser penalizado por fazer um bom trabalho”

Por a 18 Março 2021 12:00

A F1 procura soluções para apimentar a competição, que tem “sofrido” com o domínio da Mercedes. Mas Jost Capito, novo CEO da Williams, é contra esse tipo de truques.

Coisas como grelhas invertidas e Balance of Performance não agradam a Capito que defende que a F1 não deve recorrer a este tipo de medidas que desvirtuam o desporto.

“Acredito que a Fórmula 1 é o topo do desporto e deve ser atrativa porque é um desporto atrativo e não porque é um jogo”, disse ele citado pelo racefans.net. “No rali, na Volkswagen, quando tivemos bastante sucesso, Jean Todt veio ter comigo num rali e disse: ‘Ei, Jost, estás a ganhar demasiado’. Eu disse: ‘vai ter com os outros e diz-lhes que estão a perder demasiado’. Porque não se deve culpar quem faz o melhor trabalho.”

“Penso que no desporto automóvel, e especialmente na Fórmula 1, não deveria haver um balance of performance ou alguma competição artificial, porque as equipas que fazem o melhor trabalho e os pilotos que fazem o melhor trabalho devem ganhar. E se ganharem durante 10 anos, ganham durante 10 anos, muito bem. Então todos têm de recuperar o atraso e têm de fazer um trabalho melhor. Mas não devem ser punidos na Fórmula 1 por… fazerem o melhor trabalho. Se fizer um trabalho melhor e recuperar o atraso, não se deve ser punido com um balance of performance para voltar atrás. Gosto muito da Fórmula 1 porque é um desporto puro. Deve permanecer um desporto puro sem o tornar artificialmente interessante porque penso que não é o que os adeptos querem ver”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
3 anos atrás

Aí está dito com as palavras todas, por alguém que ainda não tem um grande histórico na F1, mas tem belíssimas credencias no desporto automóvel. Totalmente apoiado.

garantia4
garantia4
3 anos atrás

Hör zu, Jost, um Gottes willen! Não vires o bico ao prego… e logo tu, verdammt…. Subentendido deste texto / moral da história: o “stradomínio” da mercedes (milagrosamente) desde 2014 é simplesmente fruto do trabalho e engenho deles. Se calhar é por isso que ninguém na Alemanha já dá importancia/valor a esta F1. Mas felizmente há 1, talvez 2, belas notícias: O Villeneuve Jr saiu da sky mas apesar de tudo continua com os franceses em 2021. E a melhor: Vamos ter o Rosberg Jr na sky a substituí-lo, ou seja, incrivelmente dentro da casa dos mais doentios fanáticos do “pluricampeão”… Ler mais »

JP INAU
JP INAU
3 anos atrás

Aqui está um homem de bom senso e espirito desportivo. Bem educado também, eu tinha dito a Todt: – Olha lá, porque não finges que estás aflito para c*g*r e desapareces?

rudicaraciola
rudicaraciola
3 anos atrás

Bem dito. O BOP, balance of perfomance, é uma vergonha para o desporto automóvel.Um piloto da treta pode ganhar uma corrida só porque tem um carro artificialmente melhor.Quem gosta de jogos que vá ao casino jogar à roleta.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Concordo, deveria tomar medidas para que a competição fique mais renhida e não estar constantemente a penalizar quem fez o melhor trabalho.

Porque dizem que a Mercedes domina porque tem dinheiro. Mas no entanto a Ferrari gasta mais e a RB está muito perto a nível de orçamento e todos os anos dão tiros nos pés. A Mercedes não tem culpa disso, qualquer uma delas deveria estar a disputar os campeonatos contra a Mercedes com regularidade.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado