F1, Jenson Button: ” Hamilton e Alonso conseguem entrar num carro mau e fazer mais do que eu consigo”

Por a 21 Agosto 2021 12:39

Jenson Button recordou os tempos que passou na F1 e lembrou algo que Fernando Alonso e Lewis Hamilton conseguiam fazer e que ele não conseguia.

Button foi um dos melhores da sua geração. Campeão de 2009, foi um dos mais jovens de sempre a entrar na F1 e tinha pela frente uma carreira promissora, mas o início foi titubeante com altos e baixos. Mas foi se estabelecendo como um dos bons pilotos da grelha até chegar 2009 e o conto de fadas que foi o campeonato da Brawn. Aí deu mais um salto qualitativo e tornou-se numa peça fundamental na McLaren e conseguiu levar a melhor sobre Hamilton. Mas Button recordou que havia algo que ele não conseguia fazer que tanto Hamilton como Alonso (que também foi colega dele na McLaren) conseguiam:

“A minha maior fraqueza era não estar disposto a ultrapassar um mau fim-de-semana”, disse ele no The High Performance Podcast. “Mas sinto que definitivamente isso já não é um problema. Uma coisa que não consegui ultrapassar foi conduzir um carro mau, essa é a minha fraqueza. Lewis e Fernando Alonso conseguem entrar num carro mau e fazer mais do que eu consigo”.

Button explicou que o seu estilo de pilotagem era diferente da maioria dos pilotos, o que se tornou numa vantagem:

“Um dos meus pontos fortes era… a forma como conduzo é muito diferente da maioria”, disse ele. “Por exemplo, Lewis, chega a uma curva- é ótimo porque tenho todos os dados quando éramos colegas de equipa – trava o mais forte que pode, não há modulação. Ele vira para a curva, vai para o acelerador, a mesma quantidade de pressão sempre, é linear, e faz tudo através do volante. Eu era completamente o oposto. Eu travava gradualmente para evitar o bloqueio das rodas, e passava para o acelerador e modulava o acelerador para não ter de mudar o meu ângulo, para que eu fosse suave no volante. Por isso é que diziam que a minha pilotagem era suave e muito diferente de alguém como Lewis. Isso afetou-me de certa forma, mas ajudou-me nas condições mistas [com chuva]. Travando gradualmente, não se bloqueia tanto. Acho que conseguia sentir o carro muito mais do que os outros. Muitas pessoas pilotavam pelo que viam, mas pilotava pelo que sentia e era aí que estava a minha força naquelas condições mistas. E metade das minhas vitórias na F1 foram em condições mistas. Não estou a dizer que gosto dessas condições, ninguém gosta, apenas fiz melhor que os outros”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
2 anos atrás

É tão bom ver um ex-campeão analisar as suas fraquezas e virtudes, em comparação com outros colegas, sem vedetismos. Por isso é que eu fui sua fã.
Agora um off topic:
Entrevista muito interessante com Montoya, merece ser lida, mesmo em googlês, o que até se torna divertido (até descobri que Hamilton usa barris…)
https://nl.motorsport.com/f1/news/exclusief-interview-juan-pablo-montoya-max-jos-verstappen-zoon-sebastian/6649545/
Curiosamente, muitas das opiniões de Montoya coincidem com as minhas.

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  Pity
2 anos atrás

Por isso e apenas ganhou um campeonato do mundo, com um carro faralhado e aceite pela FIA. Mas não fica sozinha na simpatia. Também aprecio Button. Fantástica a sua vitória no Canadá, não me lembro o ano. Quanto ao Montoya, vou seguir o seu conselho e ver. Obrigado

Pity
Pity
Reply to  malhaxuxas
2 anos atrás

O Button só ganhou um campeonato, porque andou armado em salta-pocinhas, porque tinha qualidade para mais… se tivesse feito as escolhas certas. Quanto ao carro ser “faralhado”, não concordo. A fantástica vitória no Canadá foi em 2011.

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  Pity
2 anos atrás

Aceito. Obrigado pelo 2011. Button foi muito bom piloto mas não cabe nos 5 melhores de sempre. Ainda assim, deixa saudades, naquele carro prata!

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  malhaxuxas
2 anos atrás

Uau. Muito bem. Uma conversa com pés e cabeça, sem ofensas!

gtman
gtman
Reply to  Pity
2 anos atrás

O carro não era faralhado, A FIA é que quis simplificar a aerodinâmica e…. depois deixou complicar (porque deu jeito ao Mosley) apanhando todas as equipas da frente desprevenidas. A corrida do Canadá em 2011 foi realmente ganha por este rapaz depois de ter mandado o colega contra o muro com a FIA muito distraída. Cheguei a ter algum apreço por este tipo até uma série de testemunhos de todas as equipas por onde passou me levarem a duvidar do seu carácter. Fiquei com a certeza do seu baixo carácter após ele e a ex-esposa (fisicamente um belíssimo exemplar) terem… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
2 anos atrás

Gás e barris! Até parece que a conversa era sobre cerveja!
Obrigado Pity por me fazer relembrar o horrível pesadelo que foi a entrada de Jos pela traseira do melhor piloto do universo!
(Também concordo com tudo o que Montoya disse, principalmente sobre a RB.)

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

Então e o “estábulo”? Não há nada melhor para nos fazer rir, do que ler estas traduções 🙂
Essa cacetada do Jos é o que mais me recordo da carreira do Montoya, que não foi propriamente um piloto das minhas simpatias.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
2 anos atrás

E não se lembra da ultrapassagem fantástica que fez ao Shumi, no reinício do GP de Interlagos? Essa ficou para a história.

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

Não, não me lembro. Já passaram muitos anos, mas lembro de uma panada dele no Schumacher, creio que na Hungria, que deixou o alemão atravessado na gravilha, e que foi ajudado pelos comissários a regressar à pista, ou seja, só me lembro das partes negativas 😀

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
2 anos atrás

Essa também me lembro!

can-am
can-am
2 anos atrás

Colocar o Alonso ao mesmo nivel do Hamilton? Eu não coloco. O Alonso nem sequer está entre os 10 melhores de sempre, na minha opinião.Quanto ao Button, é talvez o mais fraco campeão mundial de todos os tempos.Teve foi uma sorte danada, um carro superior a tudo na altura certa…e uma FIA a assobiar para o lado !

garantia4
garantia4
Reply to  can-am
2 anos atrás

Mas estes votos negativos com que te brindam por causa do lord Button, protegido da irmandade dona da F1, mostram o respeito que os anestesiados pela propaganda britânica têm por aqueles que não andam em rebanho com eles.
E olha que quem aqui escreve tem um imenso respeito pelo falecido John, pai do pseudo-playboy jenson.
P.s. A redacção do autosport.pt, que recentemente mostrou a sua preocupação pelo (des) nível dos comentários neste forum, que tal copiar o exemplo de outros e mostrar quem são os utentes que votam negativo?

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  can-am
2 anos atrás

Demorei muito tempo a dar valor ao Button, acho que só mesmo nos anos em que esteve na Mclaren ao lado do Hamilton. É verdade que foram os piores anos do Hamilton com vários problemas psicológicos mas o Button esteve ao nível ou mesmo acima do Hamilton o que demonstra a sua habilidade. É evidente que tens direito à tua opinião mas o talento do Alonso é amplamente reconhecido e vai ficar sempre no grupo de pilotos com menos resultados que merecia. Em geral dá-se menos valor aos pilotos que só foram campeões um ano mas dos ultimos anos diria… Ler mais »

#99
#99
2 anos atrás

Hum!

RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

” Hamilton e Alonso conseguem entrar num carro mau e fazer mais do que eu consigo”… e num bom carro… também….

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado